nep@uepg.br

Objetivos

OBJETIVOS

O Núcleo de Educação para a Paz  (NEP/UEPG), como projeto de extensão, desenvolve ações com profissionais da educação, assistência social, saúde e comunidade em geral, disseminando aspectos conceituais e metodológicos da Educação para a Paz. As ações são acompanhadas da dimensão teórica estabelecida pelos movimentos nacionais e internacionais ligados à Cultura de Paz e à Educação para a Cidadania Global, especialmente em sintonia com a ONU e à UNESCO, além do foco nos estudos específicos sobre a Educação para a Paz.

Procura-se igualmente, valorizar as construções dos diferentes grupos e profissionais dentro de suas realidades e comunidades, buscando experiências positivas e a produção de conhecimento advindo destas práticas sociais e pedagógicas a partir da formação continuada. Como elemento articulador das questões conceituais e seus desdobramentos no cotidiano educacional, os estudos do NEP/UEPG aprofundam no pensamento complexo de Edgar Morin, como ponto de reflexão ampliada sobre a relação entre violência-conflito-paz e na discussão da teoria pedagógica de Paulo Freire como fonte relevante nas dimensões de crítica às questões sociais quanto na humanização das pessoas, entendendo o inacabamento do ser humano e a história aberta para possibilidades.

Além disso, o NEP/UEPG colabora com grupos de acadêmicos de diversos cursos de graduação da UEPG, através de grupo de estudos, participação em seminários e palestras. Acredita-se que a discussão destas temáticas na formação inicial é fundamental para construir outras formas de perceber sua formação universitária, de maneira mais ampla, integradas e transdisciplinar.

Fundamentalmente os objetivos do NEP/UEPG são a informação, discussão, análise e proposição de ações relacionadas às convivências humanas, observando a Educação para a Paz (e seus desdobramentos) como um elemento articulador neste processo.

Contato: nep@uepg.br