nep@uepg.br

CULTURA DE PAZ SE FAZ COM EDUCAÇÃO PARA A PAZ!

(NEP/UEPG – 2024)

O Núcleo de Educação para a Paz (NEP/UEPG) é Projeto de Extensão Universitária composto por profissionais das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências da Saúde além de acadêmicos de cursos de graduação que, nas suas práticas profissionais e sociais, desenvolvem propostas pedagógicas relacionadas à Cultura de Paz, Educação em Direitos Humanos e Educação para a Paz.

O NEP/UEPG é conduzido conceitualmente pelas questões da Teoria da Complexidade de Edgar Morin, pela pensamento educacional de Paulo Freire e, tem como componentes estruturantes, as “cinco pedagogias da paz” (SALLES FILHO, 2016): Pedagogia dos Valores Humanos, Pedagogia dos Direitos Humanos, Pedagogia da Conflitologia, Pedagogia da Ecoformação e Pedagogia das Vivências / Convivências, tratadas à luz da transdiciplinaridade.

A participação no NEP/UEPG é de caráter voluntário, marcada por momentos de estudos coletivos, palestras, oficinas e cursos, com a análise e a produção científica fruto das experiências desenvolvidas. Portanto a concepção de projeto extensionista como parte da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, permite ao NEP/UEPG um papel fundamental dentro das práticas sociais, pedagógicas e dos trabalhos de pesquisa, contando com profissionais que atuam em diferentes áreas, além dos docentes e do ensino superior, visando redimensionar visões teóricas e práticas sociais/pedagógicas relacionadas à Cultura de Paz.

O NEP/UEPG também incorpora, com densidade, a discussão sobre a “Agenda 2030 da ONU”, que trata dos objetivos e metas para o desenvolvimento sustentável no período 2015-2030, já incorporadas pelo Governo Federal e Governo do Estado do Paraná. Além da Agenda 2030, outros documentos da ONU e da UNESCO representam um laço efetivo relacionado com a “Educação para a cidadania global” proposta pelas Nações Unidas, que tem como aspectos centrais a Educação para a Paz e a Educação para a Sustentabilidade. Considerando isso, o NEP/UEPG também possui interface com o Grupo de Pesquisa Cultura de Paz, Direitos Humanos e Sustentabilidade (CNPq/UEPG) que contribui com reflexões amplas na pesquisa, que são pensadas em suas possibilidades de transposição para as ações extensionistas. Link: Grupo de Pesquisa CNPq – clique aqui

Além da visão ampliada, o NEP/UEPG está fortemente ligado às pesquisas e reflexões atuais sobre as violências, os estudos sobre convivências e clima escolar e atento ao movimento que internacionalmente é conhecido como Investigação para a Paz (Peace Research). Como conceito básico para o trabalho está o entendimento da Educação para a Paz como o processo pedagógico de resolução não-violenta dos conflitos, entendo-os como inerentes aos seres humanos e às instituições educacionais. Logo a percepção sobre Paz é ampliada apenas de suas dimensões de espiritualidade, harmonia e tranquilidade – mesmo que as considere – para uma dimensão concreta das práticas sociais e escolares considerando a diversidade nas ideias, opiniões e formas de perceber o mundo e a vida.

Contato: nep@uepg.br