Avenida General Carlos Cavalcanti, 4748 Ponta Grossa - PR, CEP: 84030-000

BERNARDES, Luis Antônio Bastos
PEREIRA, Luis Américo Alves
SILVA, Silvio Luiz Rutz da

Como parte constituinte do projeto; “Física da Universidade à Comunidade” desenvolvemos essa atividade na forma de Apoio Pedagógico ao educandário Duque de Caxias, que abriga a Guarda Mirim, da cidade de Ponta Grossa no bairro Jardim América. O trabalho visa no contra turno, sem compromisso de vencer conteúdos pré estabelecidos por ementa ou grade oficial, dar conta de temas em Ciência Naturais importantes na formação dos pequenos aprendizes. A proposta do educandário fundamenta-se em preparar os jovens para atividades administrativas básicas, trato social e integração com a sociedade. Apesar de a escola abrigar diversas faixas etárias que vão desde o maternal até o ensino médio, a nossa equipe focou-se nas séries iniciais momento em que as crianças estão sendo alfabetizadas, a nosso ver momento impar para também começar acontecer a alfabetização científica. Com a ajuda da direção da escola e das orientadoras educacionaisdesenvolvemos oficinas como “Luz e Cor” e a “Construção de um Terrário”, utilizamos como referencial pedagógico a Pedagogia Dos Três Momentos indicada por Demétrio Delizoicov e André Angotti na obra: Metodologia do Ensino de Ciências, editada pela Cortez em 1990. Desta forma a partir do estudo da energia em nosso planeta, da luz e do calor, do ciclo hidrológico da água, da relação amistosa ou predadora entre as diversas espécies de vegetais e animais na natureza, o equilíbrio da vida no planeta (grande terrário) e os cuidados que devemos ter com essa grande nave e as relações entre solo fertilidade e luz, foi possível iniciar a construção de conceitos como ecossistema, meio ambiente e clima. Os resultados foram animadores face ao empenho das crianças e a acolhida das professoras orientadoras. A partir de uma abordagem qualitativa, percebemos a evolução do entendimento do que é ciência e experimentação, por parte das crianças. O preenchimento das fixas avaliativas demonstraram esse avanço, que também foi percebido pelas professoras da escola.