Avenida General Carlos Cavalcanti, 4748 Ponta Grossa - PR, CEP: 84030-000
Telefone: (42) 3220-3000

PROJETO ESPORTIVO MODIFICA ESTILO DE VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM VULNERABILIDADE SOCIAL

Leana Gioia Siqueira
Ivna Caroline Daniel
Profº Dr. Miguel Archanjo de Freitas Junior

RESUMO – Este trabalho tem por objetivo mostrar os resultados obtidos no projeto de extensão intitulado Tecnologia Social: um jogo de Saúde e Paz. Este que se utiliza do esporte para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes estudantes de um colégio próximo ao Campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). As atividades foram realizadas duas vezes por semana e envolviam produção de um blog, caminhadas, aulas de natação e iniciação esportiva. Visando auxiliar no processo de formação profissional dos acadêmicos envolvidos, proporcionar a interação entre o meio acadêmico e a realidade, incentivar a produção de textos, colaborar para a qualidade de vida dos participantes, na sua formação pessoal, tornando-a mais significativa, e auxiliar no desempenho e na diminuição da evasão escolar. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido através de um estudo de caso, embasado por uma revisão de literatura sobre o tema. O trabalho realizado pode ser visto como um exemplo de tecnologia social, que objetiva qualificar e ampliar a ação de co-responsabilidade no desafio de superar as desigualdades que atingem principalmente os alunos de escolas públicas. Durante sua execução em 2011, além das mudanças físicas que são bastante perceptíveis, o projeto auxiliou os participantes na melhora de sua auto-estima, percebendo que para o sucesso de suas vidas estudantil e social depende basicamente de sua própria dedicação e empenho, refletindo em suas notas e freqüência escolar. O trabalho desenvolvido através do projeto é de muita importância, pois tem beneficiado a todos os envolvidos com o mesmo.