Avenida General Carlos Cavalcanti, 4748 Ponta Grossa - PR, CEP: 84030-000

Charles Carvalho
Leila Inês Follmann Freire
Tathiane Milaré

RESUMO – A mitificação da Química como uma ciência difícil e desenvolvida por pessoas com habilidades diferenciadas e distantes das situações cotidianas é umas das causas da pouca procura e permanência nos cursos universitários e dos baixos índices de compreensão do conhecimento científico apontados por avaliações da educação básica. Diante disso, o projeto de extensão IUPAC (Interação Universitária para Assuntos Científico-Culturais) propõe a realização de atividades de divulgação da química e de fenômenos químicos através de um grupo de teatro (composto por acadêmicos, técnicos e professores da UEPG) para crianças, jovens e adultos de escolas de educação básica, de cursos universitários, em eventos científicos e de outra natureza. O projeto busca atender a demanda por atividades de cunho científico-cultural recebido pelo curso de Licenciatura em Química da UEPG. Nesse sentido, objetiva estimular os alunos e a comunidade em geral a explorarem o mundo da ciência articulando-o com o mundo da arte, através da utilização de experimentos, instigando a curiosidade e a criatividade e contribuir com a formação cultural e científica dos acadêmicos envolvidos. Prevê o suporte científico aos professores das escolas sobre os conhecimentos científicos envolvidos nas peças teatrais, principalmente no que se refere à realização de reações químicas, auxiliando o trabalho dos professores da educação básica na construção do conhecimento científico. Em 2011 a peça teatral “O Reino da Química”, adaptada do texto do grupo Tubo de Ensaio da Universidade Estadual do Ceará, foi apresentada no Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química da UEPG e na Semana de Química e Alimentos do Colégio Estadual João Ricardo Von Borell Du Vernay. Na Semana de Integração da Licenciatura em Química da UEPG em 2012, a peça foi apresentada aos calouros e veteranos do curso. No momento, o grupo está em fase de produção de nova peça teatral, a ser apresentada às escolas e às instituições que solicitarem.