Avenida General Carlos Cavalcanti, 4748 Ponta Grossa - PR, CEP: 84030-000
Telefone: (42) 3220-3000

AS RELAÇÕES DE GÊNERO E FUTEBOL NO CONTEXTO ESCOLAR: ANALISANDO AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL GENERAL OSÓRIO

GABRIEL, Bruno José
ALEXANDRE, Felipe
FREITAS JR, Miguel Archanjo

RESUMO – A sociedade brasileira carrega uma marca autoritária e hierarquizada no que se refere às relações entre os gêneros masculinos e femininos. Mesmo após a conquista feminina de igual acessibilidade aos segmentos sociais, alguns paradigmas ainda são encontrados na sociedade contemporânea, como atividades de homens e de mulheres. Esse fator é recorrente no esporte, onde o futebol foi arraigado como área de reserva masculina. Diante deste cenário salientado o objetivo principal do presente estudo é descrever e analisar o desenvolvimento das relações de gênero e futebol nas aulas de Educação Física do Ensino Médio – 2as e 3as séries – do Colégio Estadual General Osório, localizado na cidade de Ponta Grossa no Estado do Paraná. Para alcançar a proposta de estudo, optou-se em realizar alguns passos metodológicos: Primeiramente, utilizar a Metodologia Observacional analítica, posteriormente um delineamento de observação, terceiro passo selecionar e categorizar as aulas e por último descrever e analisar os dados obtidos. Concluiu-se que a dicotomia sexista da sociedade, foi transposta ao campo esportivo, sendo refletida também no contexto escolar, devido à utilização pedagógica do esporte. As relações de gênero e futebol nas aulas de Educação Física da presente instituição socializadora, se estreitam em duas categorias de aulas distintas, porém interdependentes: Aulas livres e aulas específicas de futebol.