FERREIRA, Camyla Aparecida Mello
RAUPP, Eliane Santos
RESUMO – Partindo do pressuposto de que para escrever é preciso primeiramente ter passado por um processo de leitura, a pesquisa tem por objetivo refletir sobre a importância e a relação entre a leitura e a produção textual, verificar quais as dificuldades dos alunos do ensino médio e também as dificuldades enfrentadas por eles ao ingressarem na Universidade. A realização de um trabalho adequado com a leitura e a produção textual no ensino médio, compreendendo-as como práticas de letramento cujos aspectos cognitivos, sociais e discursivos estão envolvidos, faz com que os alunos percebam que são capazes de analisar criticamente os fatos que ocorrem na sociedade, de argumentar sobre qualquer assunto, tornando-se assim sujeitos leitores/produtores de textos, ativos na sociedade. O presente trabalho – integrante do Projeto de Extensão Grupo de Estudos do Texto – GETE, vinculado ao Laboratório de Estudos de Texto – LET, Lotado no Departamento de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa – baseia-se nos teóricos que discutem a questão de leitura e produção textual como práticas sociocognitivas e interativas.
Palavras chave: ensino, leitura, produção textual