SANTOS, Welington[1] (Apresentador)
SANSANA, Luis Henrique[2] (Apresentador)
PANONCELI, Diego Manoel[3]
MATUMOTO, Luiza Takako[4]
VIEIRA, Rita de Cássia Amaral[5]
Ao ingressar no curso de licenciatura em matemática os calouros apresentam lacunas de aprendizagem referentes á conteúdos de matemática básica, o que pode ser visto como um fator relevante para o grande índice de evasão do curso. O projeto tem finalidade inicial de minimizar estas dificuldades apresentadas através de aulas ministradas por acadêmicos, porém ao desenrolar do projeto passamos a nos aprofundar em conteúdos elementares ministrados no ensino superior. Pretendendo sanar as deficiências em diversos conteúdos matemáticos e permitir a continuidade de estudos para estes alunos para enriquecerem seus currículos. Além, da comunidade que está ingressando no ensino superior, durante o projeto foram ministrados dois cursos de verão: Álgebra e Álgebra Linear, buscando atender a comunidade que almejam continuar os estudos em uma pós-graduação em que a matemática seja requisito. O seguinte projeto desenvolveu-se em horários diversificados em 2011, de modo, a atender algumas necessidades de calouros que trabalham e não possuem tempo para consultas de dúvidas durante a semana. O projeto, também possui como finalidade proporcionar aos acadêmicos veteranos trabalhar com um público alvo diferenciado, desenvolvendo assim suas habilidades e o prazer para a carreira docente. Na criação do projeto todos tendem a ganhar, calouros: poder diminuir suas dificuldades e lacunas de aprendizagem, os acadêmicos veteranos ganham a possibilidade de trabalhar com um publico diferenciado voltado para o ensino superior, os professos ganham por estar auxiliando os acadêmicos veteranos e tendo assim mais aceitações quanto ao ensino da matemática, a universidade e a coordenação do curso de matemática, ganham pelo menor índice de reprovação e evasão do curso.