Avenida General Carlos Cavalcanti, 4748 Ponta Grossa - PR, CEP: 84030-000
Telefone: (42) 3220-3000

MOSTRA DE GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA – A GEODIVERSIDADE DO PARANÁ EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

GRANADO, Joselia Sousa dos Santos
MAZUR JÚNIOR, Carlos Adolfo Sponhoz
SUKOSKI, Priscilla
PIMENTEL, Carla Silvia
LICCARDO, Antonio

RESUMO – O programa institucional de bolsa de iniciação à docência/PIBID/Subprojeto de Geografia e o projeto de extensão Geodiversidade na Educação promoveram uma Mostra de Geologia e Paleontologia para alunos do Ensino Fundamental e Médio de duas escolas da Rede Estadual de Ponta Grossa. Nessas mostras, realizadas nas escolas, foram expostos minerais e rochas, que compõem a geodiversidade do Estado do Paraná e fósseis da paleofauna regional (Devoniano), dos acervos dos laboratórios da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Os objetivos da atividade foram divulgar a geodiversidade do Paraná, por meio do conhecimento geológico e estimular a curiosidade científica dos alunos da Educação Básica. Para ensinar conceitos e possibilitar a visualização de fenômenos geográficos e geológicos foram realizadas demonstrações e testagens e utilizados banners, painel, fotografias, livros e objetos presentes no cotidiano dos adolescentes, que revelam a aplicabilidade de alguns dos materiais apresentados. A organização didática incluiu conhecimentos sobre o ciclo e classificação das rochas, vulcanismo, minerais e fósseis. Atividade foi conduzida por 11 alunos do curso de Licenciatura em Geografia, integrantes do PIBID e destinada a 470 alunos do Colégio Estadual Professor Meneleu de Almeida Torres, em 2011 e 382 alunos do Colégio Estadual Nossa Senhora da Glória, em 2012. Dentre os resultados constatamos o interesse dos alunos pela concretude dada ao conhecimento científico, pela descoberta de que rochas e minerais são utilizados na produção de objetos e materiais de uso cotidiano. Também a descoberta de que vestígios fósseis encontrados na região possibilitam o estudo da história geológica e paleontológica da Terra provocou grande interesse dos alunos. Aos acadêmicos de Geografia a mostra proporcionou oportunidades de criação e participação em experiências de ensino com práticas inovadoras e interdisciplinares, que buscam a superação de modelos tradicionais de ensinar geociências.