CONVÊNIOS

Convênios e Intercâmbios

1.Fortalecimento da Pós-Graduação no Brasil e na Argentina: PPGE/UEPG e Universidad Nacional de La Plata:

O PPGE da UEPG é instituição receptora, no contexto do programa de Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil Argentina (CAFP-BA), do Doctorado en Ciências dela Educación da Universidad Nacional de La Plata (Argentina).

O objeto da parceria é a promoção de missões de trabalho por parte de professores e missões de estudo por parte dos alunos.

A articulação começou em 2008, ano em que o Prof. Dr. Cláudio Suasnábar ministrou um Seminário Temático integrante do currículo do PPGE da UEPG e participou de atividades organizadas junto aos grupos de pesquisa do programa. Em 2009, tivemos a visita da Profª. Dra. Silvia Finocchio (fevereiro).

Para o ano de 2009, estão previstas mais 5 missões de trabalho de professores da UNLP na UEPG: Dra. Ana Dumralf (maio); César Tello – Doutorando (agosto/setembro), Ana Candreva, Myrta Castedo e Myriam Southwell. Estão previstas ainda 7 missões de estudo por parte de mestrandos do PPGE que irão para a UNLP em 2009.

– A parceria foi formalizada através do protocolo CAPES/CAFPB 009/2008 e no Convênio de Cooperação entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa e a Universidad Nacional de La Plata.

Entre os impactos previstos destacam-se a ampliação da qualidade dos trabalhos de pesquisa por parte dos alunos, a internacionalização das redes de interlocução e colaboração científica dos professores do PPGE da UEPG e a contribuição para que, no curto prazo, estejam dadas as condições para que possamos pleitear a implantação do Doutorado em Educação na UEPG.

Coordenação da parceria: Prof. Dr. Luis Fernando Cerri.

Atualmente, o professor Névio de Campos (PPGE UEPG) e o professor Claudio Suasnabar (UNLP) continuam com atividades de pesquisa em conjunto.

 

2. Participação na Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa – ReLePe:

Os docentes Jefferson Mainardes, Gisele Masson, Maria José Subtil e Simone Flach participam ativamente da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa – ReLePe. Trata-se de uma rede de pesquisa que conta com a participação de pesquisadores de diversos países da América Latina (www.relepe.org). O Prof. Jefferson Mainardes atua como co-diretor e como editor de Língua Portuguesa da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (www.relepeenrevista.org). Em 2015, a ReLePe organizou o evento I Encuentro Latinoamericano de Profesores de Política Educativa, que foi realizada em julho de 205, na Unifesp, com o apoio do PPGE/UEPG. Docentes e doutorandos do PPGE participaram da comissão organizadora e do evento (www.encuentrorelepe.com.br). Em 2015, a ReLePe criou a Revista de Estudios Teóricos e Epistemológicos en Política Educativa. Os docentes do PPGE participam do Conselho Editorial. Em 2015, a ReLePe ofereceu o Curso de Posgrado “Introducción a los Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (https://cavila.ead.unlp.edu.ar/cavila/), o qual conta com a participação dos docentes do PPGE. A plataforma do Curso (textos, videoconferências, atividades, tutoria) foi disponibilizada pela Universidad Nacional de la Plata (Argentina).

 

3. Cooperação entre Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul:

Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu pertencentes às seguintes instituições: Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE – Campus Cascavel e Francisco Beltrão), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), estabelecem entre si um acordo de ampla cooperação técnica e científica para o desenvolvimento de ações no âmbito do ensino, da pesquisa e inserção social, valendo-se da contribuição de pesquisadores e da infraestrutura disponíveis nas referidas instituições.

Este Acordo objetiva contribuir com a formação acadêmica e a mobilidade de discentes e docentes, bem como promover o fortalecimento e a consolidação dos Programas de Pós-Graduação, sediados nas instituições aqui mencionadas, possibilitando as seguintes contribuições científicas ou tecnológicas:

· Formação de recursos humanos em nível de Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado;

· Fortalecimento dos laços institucionais e do intercâmbio acadêmico entre os Programas de Pós-Graduação das referidas instituições;

· Fortalecimento dos estudos e da interação entre os Núcleos e as linhas de Pesquisa em Educação das Instituições participantes;

· Organização de conjunta de eventos para discussão, aprofundamento e refinamento de estudos teóricos e metodológicos com vista a qualificar os procedimentos investigativos no campo da Educação;

· Divulgação dos resultados parciais e finais das pesquisas em eventos nacionais e internacionais do campo, bem como nas publicações da área – periódicos brasileiros e estrangeiros -, publicação de livros e capítulos de livros;

· Comunicação pública dos resultados das pesquisas desenvolvidas nos respectivos Programas das instituições participantes;

· Participação dos docentes em bancas;

· Realização de missões de estudos e pesquisas;

· Contribuição para a produção de conhecimento, o debate público e a divulgação científica no campo da educação.

 

4. Atuação na UCL/Institute of Education:

Desde de agosto de 2015, o Prof. Jefferson Mainardes é Honorary Senior Research Associate do UCL/Institute of Education (Londres). No período de agosto de 2015 a janeiro de 2016 realizou Estágio Sênior (Capes) na UCL/Institute of Education. O convite da UCL/Institute of Education estender-se-á por 5 anos e envolve: participação em projetos de pesquisa; acesso remoto à biblioteca e recursos online; colaboração com periódicos do IoE; discussão de projetos de pesquisas de doutorandos latinoamericanos.

 

5. Termo de Cooperação com Universidade Pedagógica de Moçambique:

O PPGE estabeleceu termo de cooperação com vistas a missão de trabalho de docentes da área de Política Educacional.

 

6. Termo de Cooperação com Universidade da República do Uruguai:

O PPGE desenvolve atividades de estudo e pesquisa entre pesquisadores da área de História Intelectual (História do Pensamento, Pedagogia Social e Educação Social) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Acadêmico de História e Mestrado Profissional em Ensino de História), Universidade Estadual do Paraná (Mestrado Profissional em Ensino de História) e Universidade da República do Uruguai.

 

7. Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticad Docentes – RIPEFOR:

Docentes do PPGE integram essa rede que busca: articular os grupos de pesquisa que constituem a Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes; elaborar e desenvolver atividades de pesquisas e projetos de investigação no campo de formação, profissionalização, trabalho e prática docente; organizar iniciativas de dinamização acadêmica, cultural e científica, como conferências, seminários, intercâmbio pedagógico e científico de docentes, pesquisadores e estudantes em programas conjuntos de formação graduada e pós-graduada; desenvolver produções coletivas, comunicações e publicações, articulados aos estudos dos grupos de pesquisa.

 

8. Rede MAPA – Gestão Democrática do Ensino Público:

Desenvolvimento de pesquisa em rede envolvendo pesquisadores da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Universidde de Passo Fundo (UPF), Universidde Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estácio de Sá (UNESA), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

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