LINHAS DE PESQUISA

Núcleo Articulador

As Linhas de Pesquisa do Programa se articulam tendo em vista a práxis dos educadores. Essa articulação permite abordar a pesquisa e a formação dos pesquisadores em educação de modo crítico, analítico e dinâmico como ação transformadora. Assim entendido, os educadores todos, e não só professores ou docentes situados no espaço escolar formal, são vistos como atores sociais num contexto social. O Programa, porém, mesmo entendendo a Educação em seu sentido lato como práxis social e aberta a outros agentes e espaços educativos, realiza um recorte que privilegia a investigação em torno ao ensino formal em seus vários níveis. A partir desse núcleo articulador, o Programa visará permanentemente a formação de educadores e de pesquisadores capazes de apreender os elementos constitutivos da ação educativa: a) dimensões política, econômica, histórica e cultural; b) a dinâmica social nas expressões mais próximas ao contexto escolar. A formação dos educadores, enquanto campo de confluência que define a identidade do Programa, realiza a interface entre as Linhas de Pesquisa, sendo contemplada em investigações sobre a natureza do trabalho educativo, as modalidades de formação, os processos e dimensões do desenvolvimento profissional e a inserção das tecnologias contemporâneas de informação e comunicação nas atividades docentes.

 

Formação Docente, Ensino e Aprendizagem

Investiga a formação docente, o ensino e a aprendizagem como processo inclusivo e multidimensional (pedagógico, cultural, histórico, social, político e econômico), em diferentes contextos educacionais. Considera a escola; o currículo; as práticas pedagógicas; as interações dos sujeitos na apropriação e produção dos conhecimentos disponíveis nas culturas; a gestão escolar; e o desenvolvimento humano

 

História e Política Educacionais

Analisa a história e a política na práxis pedagógica, nos sistemas, nas instituições educacionais e na formação dos educadores e as políticas públicas nos processos de formulação, implementação e avaliação das ações educacionais. Aprofunda o debate sobre as relações entre história, trabalho, política e educação, com ênfase em questões teóricas e metodológicas da História da Educação e das Políticas Educacionais, e em pesquisas que consideram as dinâmicas nacional, global e transnacional.

Skip to content