GRUPOS DE PESQUISA
LINHA DE PESQUISA: ENSINO E APRENDIZAGEM |
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Docentes | Grupo de Pesquisa | Objetivos do Grupo |
ANA LUIZA RUSCHEL NUNES | Grupo de Estudos e Pesquisas em Artes Visuais, Educação e Cultura – GEPAVEC | O GEPAVEC desenvolve pesquisa no âmbito da graduação, Pós graduação, Universidades Nacionais e Internacionais. Pesquisa rede com a UDESC/SC. Dezenove livros publicados. Quatro como autor, três como organizador e quatro em co-autoria da Profª Drª Ana Luiza Ruschel Nunes; quatro como autor e quatro como organizadora da Profa Dra. Maria Cristina Rosa da Fonseca(Org) em co-autoria da Profa.Dra Ana Luiza Ruschel Nunes, parcerias: Observatório-da-Formação-de-Professores-de-Artes-na-América-LatinaObservatóro da formaçã internacional com Espanha e Argentina.Projeto bilateral Participação da Rede Visível/FBAL- Portugal e Brasil. Dois livros em autoria da Profª Drª Adriana Rodrigues Suarez. 3 livros organizados Dra. Andreia Bulaty. Publicações em Periódicos nacionais e internacional. Possui dez doutores, 1doutorando, 4 mestres e 2 Especialistas, 4 iniciação científica-PIBIC/BIC/PROVIC e 18 do PIBID/CAPES. Curadoria e monitoria em espaços culturais, artístico e exposições artísticas. |
BETTINA HEERDT | COR(PO)DE: Comunidade Resistente de Pesquisas Outras Desobedientes em Educação e Ensino, Gênero, Sexualidade e relações étnico-raciais | Grupo de Estudos e Pesquisa para o Ensino de Ciências (GEPEC) visa investigar na Educação Científica: o ensino e a aprendizagem significativa subversiva; os mecanismos semiológicos dialógicos que envolvem o processo de aprendizagem dos conteúdos científicos, em especial os que envolvem as relações entre animais humanos e não humanos e as relações de Gênero na perspectiva da teoria feminista da Ciência. Buscamos realizar publicações em periódicos, livros, atas de eventos da área para a consolidação de referenciais teóricos, metodológicos e didáticos. Os projetos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, Mestrado, Doutorado, de Ensino e de Extensão serão vinculados a este grupo, integrados pelos estudos e pesquisas a que se propõe. |
DAIANA CAMARGO | Grupo de estudos, pesquisa e extensão na Educação Infantil: GEPEEDI | O grupo estuda e pesquisa temas sobre a criança na Educação Infantil. Tem por objetivo articular discussões e produções acadêmicas que tratam sobre a primeira etapa da Educação Básica, cujas pesquisas contemplam as concepções de criança e infância, as práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Infantil e a formação de professores para esta etapa educativa. Busca orientar suas ações para tornar-se um espaço em que pesquisadores que discutem a Educação Infantil unam seus esforços em torno de ações extensionistas e de uma produção acadêmica articulada. |
GILMAR DE CARVALHO CRUZ | Formação profissional em contextos educacionais inclusivos – FOCUS | O apelo à ampliação do espaço de relação de pessoas que apresentam necessidades especiais em nosso cenário social suscita inquietações traduzidas por questões tanto de ordem moral quanto, em nível mais específico, da oferta de serviços que vão ao encontro de seus interesses. As demandas sociais por um efetivo atendimento educacional definem políticas públicas educacionais com inspiração inclusivista. As contradições presentes nessa perspectiva remetem a questões que dizem respeito ao sistema de ensino brasileiro, levando em conta tanto a escola regular quanto a oferta de atendimento educacional especializado. Neste contexto, o Grupo contribui na produção / disseminação de conhecimento de cunho acadêmico-profissional, com foco na formação de professores e na organização de ambientes de aprendizagem. |
GISELE BRANDELERO CAMARGO | Grupo de Estudos das Crianças, Culturas e Educação – GEICE | O grupo constitui-se no espaço para investigação e estudos em torno dos temas das infâncias, das culturas infantis e dos processos de escolarização das crianças (de 0 a 12 anos de idade). Propõe, como postura investigativa, a pesquisa com crianças nos diferentes percursos metodológicos. Os pressupostos teóricos partem da ênfase na agência e no protagonismo da criança nas instâncias sociais, valorizando-as como sujeitos produtoras de culturas, validando suas falas e suas ações no processo escolar. Visa articular os saberes de diferentes áreas do conhecimento, com vistas à promoção das temáticas das infâncias nos meios acadêmicos e científicos. É composto por professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa, acadêmicos egressos dos cursos de licenciaturas da instituição e profissionais da área da educação que atuam na Educação Básica. |
LUCIMARA CRISTINA DE PAULA | Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Espaços Escolares e Não Escolares | a) Parceria com membros de outras Universidades – UEPG, UNIFAL, UFR, UFSCar (Campus São Carlos e Araras), UFPR (Campus Litoral) para pesquisas e ações extensionistas fundamentadas em Paulo Freire. b) TCC fundamentados na práxis de Paulo Freire; c) Pesquisas PIBIC fundamentadas na obra de Paulo Freire; d) Artigos publicados em eventos científicos e periódicos; capítulos de livros fundamentados na teoria de Paulo Freire. e) Projetos, Cursos de Extensão; Oficinas (profissionais da Saúde) e Eventos fundamentados na epistemologia freiriana. |
MARCELA TEIXEIRA GODOY | Grupo de Estudos e Pesquisa para o Ensino de Ciências – GEPEC | Grupo de Estudos e Pesquisa para o Ensino de Ciências (GEPEC) visa investigar na Educação Científica: o ensino e a aprendizagem significativa subversiva; os mecanismos semiológicos dialógicos que envolvem o processo de aprendizagem dos conteúdos científicos, em especial os que envolvem as relações entre animais humanos e não humanos e as relações de Gênero na perspectiva da teoria feminista da Ciência. Buscamos realizar publicações em periódicos, livros, atas de eventos da área para a consolidação de referenciais teóricos, metodológicos e didáticos. Os projetos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, Mestrado, Doutorado, de Ensino e de Extensão serão vinculados a este grupo, integrados pelos estudos e pesquisas a que se propõe. |
MARCELO UBIALI FERRACIOLI | Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Concreta | O “Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Concreta” tem como orientação epistemológica a crítica à “psicologia abstrata”, ciência tradicional que, ocupando-se de fenômenos, funções ou processos mentais isolados, perde o desenvolvimento da personalidade em sua totalidade e em sua produção de significação. Tal crítica solicita esforços para a edificação de uma ciência psicológica capaz de atuar junto ao humano em sua condição de ser social, histórico e simbólico. Como principais autores que nos desafiam a edificar uma “psicologia concreta”, contamos com L. S. Vigotski e G. Politzer, inspirando-nos também seus mestres, pares e continuadores. O grupo conduz projetos teóricos e empíricos acerca do desenvolvimento histórico e ontogenético da personalidade, determinado por relações sociais humanas. |
MARILUCIA ANTONIA DE RESENDE PEROZA | Grupo de estudos, pesquisa e extensão na Educação Infantil: GEPEEDI | O grupo estuda e pesquisa temas sobre a criança na Educação Infantil. Tem por objetivo articular discussões e produções acadêmicas que tratam sobre a primeira etapa da Educação Básica, cujas pesquisas contemplam as concepções de criança e infância, as práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Infantil e a formação de professores para esta etapa educativa. Busca orientar suas ações para tornar-se um espaço em que pesquisadores que discutem a Educação Infantil unam seus esforços em torno de ações extensionistas e de uma produção acadêmica articulada. |
PATRICIA CORREIA DE PAULA MARCOCCIA | Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Internacionalização, Interculturalidade e Neo-humanismo – GEPTIINH | O GEPTIINH tem por objetivos, estudar e investigar a interconexão entre o conhecimento Ocidental e Oriental, na perspectiva da interculturalidade e (des)colonialidade, sobretudo da filosofia e educação neo-humanista que valoriza a integração de todos os aspectos do ser e sua conexão com a natureza. De cunho transdiciplinar, compreende o sujeito na sua relação entre imanência e transcendência e a realidade nas suas múltiplas dimensões. O Grupo de Pesquisa agrega pessoas de diferentes áreas, as quais mediante o diálogo, a colaboração, a produção e difusão do conhecimento, visam desenvolver uma abordagem holística da educação, que integra práticas pedagógicas tântricas em todos os níveis de ensino, desde a educação infantil até a universidade. A relevância deste coletivo está em estudar, construir e difundir uma educação tântrica não apenas para o desenvolvimento pessoal, mas também para a transformação local-global. Isso inclui diálogo com os povos originários, tradicionais e camponeses |
ROSANA DE CASTRO CASAGRANDE | Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva – GEPEEIN | O grupo tem como objetivo desenvolver estudos e pesquisas voltadas a Educação Especial e Educação Inclusiva. |
SILMARA DE OLIVEIRA GOMES PAPI | Grupo de Pesquisa em Política Educacional e Formação de Professores | O grupo está voltado para estudos, pesquisas, cursos, debates e publicações que abordam a política educacional e seus desdobramentos enquanto ação estratégica que condiciona a gestão da educação. Os estudos abarcam políticas educacionais, projetos pedagógicos, programas oriundos da sociedade política incluindo as três esferas governamentais da estrutura administrativa (federal, estadual e municipal). Interessa-se especialmente pela concepção, planejamento, implementação e/ou avaliação dos processos que envolvem o projeto pedagógico da escola e sua gestão, a avaliação educacional, a formação e atuação de gestores, o trabalho docente no espaço institucional da escola e a formação inicial e continuada de professores. As pesquisas contemplam problemáticas educacionais de ordem macro (estado, sistemas, redes), de ordem meso (escolas, instituições), até a especificidade da influência das políticas educacionais e da formação de professores na sala de aula, ou seja, no espaço educacional. |
SILVIA CHRISTINA DE OLIVEIRA MADRID | Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e formação de professores | O trabalho desenvolvido pelo Grupo envolve os professores da UEPG que atuam no Curso de Licenciatura em Educação Física, os professores de Educação Física que atuam na Educação Básica, e os acadêmicos do referido Curso de Licenciatura. Buscamos desenvolver reflexões, análises, estudos, discussões e ações que resultem em pesquisas, publicações e intervenções que venham contribuir para redimensionar o desenvolvimento da Educação Física tanto no contexto escolar como no de formação de professores. |
SIMONE REGINA MANOSSO CARTAXO | GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS- DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE- GEPEDIDO | O grupo de estudos e pesquisas iniciou suas atividades sistemáticas em 2015 vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação da UEPG e ao Departamento de Pedagogia. Estabelece articulação com outros grupos de pesquisa de diferentes instituições e com a Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e Práticas Docentes. |
SUSANA SOARES TOZETTO | Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho Docente – GEPTRADO | O grupo de estudos e pesquisas sobre o Trabalho Docente está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação da UEPG, tendo como objetivo articular discussões e produções acadêmicas que tratam da formação de professores e do trabalho docente. Os encontros do grupo acontecem nas dependências da UEPG sob a coordenação da líder para discutir temáticas que vão ao encontro dos objetivos propostos pelo GEPTRADO. |
LINHA DE PESQUISA: HISTÓRIA E POLÍTICA EDUCACIONAIS |
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ALESSANDRO DE MELO | Grupo de Pesquisa em Trabalho, Educação e História – GETEH | O GETEH tem como objetivo reunir estudantes, professores e pesquisadores para a discussão principal da relação entre educação e trabalho, tanto na contemporaneidade quanto na história, primando pelo estudo nos clássicos do marxismo. Desta forma, desenvolve estudos e pesquisas dirigidas à compreensão do fenômeno educativo em suas várias particularidades, relacionando-o sempre com a totalidade das relações sociais. |
CARINA ALVES DA SILVA DARCOLETO | Grupo de Pesquisa Capital, Trabalho, Estado, Educação e Políticas Educacionais – GPCATE | O grupo envolve a análise dos nexos mais gerais que compõem a realidade e as necessidades sociais que emergem do antagonismo entre capital e trabalho para se compreender a mediação do Estado e, a partir dele, a complexidade educacional. Assim, o grupo considera necessário tomar o antagonismo fundante entre capital e trabalho e o Estado, como estrutura abrangente de comando político do capital, para uma apreensão da educação a partir de relações dialéticas que constituem a materialidade social. Em síntese, o objeto de reflexão do grupo de pesquisa é a educação e as suas inter-relações com a organização do Estado e da sociedade, a partir da análise dos elementos constituintes das políticas públicas em educação, das suas diretrizes políticas e legislativas, assim como das teorias que as embasam e sustentam. Para tanto, o grupo trabalha com a perspectiva teórica marxiana e marxista, especialmente com as contribuições de Marx, Engels, Gramsci, Lukács, Althusser e Mészáros. |
IONE DA SILVA JOVINO | Estudos sobre linguagem, educação, cultura e raça | 2010 -Aprovação de projeto de extensão chamado “PERIFERIA DE PONTA A PONTA: JUVENTUDE, CIDADANIA E PRÁTICAS CULTURAIS”, vinculado ao Programa UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS e Subprograma DIÁLOGOS CULTURAIS, na Cidade de Ponta Grossa 2010- Publicação com textos dos bolsistas e das orientadoras do projeto. 2013 – Projeto de Extensão e Pesquisa “Voz Ativa: juventude, cidadania e práticas culturais no sutil” 2012- 2014 – Participação no Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência com inserção do tema africanidades no ensino de língua espanhola e portuguesa. 2014- 2017 – Participação no Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência com inserção do tema africanidades no ensino de língua espanhola e portuguesa. |
JEFFERSON MAINARDES | Políticas Educacionais e Práticas Educativas – GPPEPE | O GPPEPE – Grupo de Pesquisa de Políticas Educacionais e Práticas Educativas está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UEPG. O Grupo tem por objetivo desenvolver pesquisas sobre políticas educacionais, em três linhas principais de investigação: a) Estudos relacionados às epistemologias da política educacional (articulados aos estudos da ReLePe – Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa); b) Análise de políticas educacionais específicas; e c) Políticas institucionais de ética e integridade. As pesquisas baseiam-se em referenciais teóricos consistentes, tais como: Bourdieu, Bernstein, Roger Dale, Stephen J. Ball, Bob Lingard, entre outros. O Grupo possui parcerias importantes com universidades da América Latina, em especial com universidades argentinas (Untref, Unsam e UNLP), bem como com o UCL/Institute of Education (Londres). |
MARIA ISABEL MOURA NASCIMENTO | Grupo de Estudos e Pesquisas História e Sociedade nos Campos Gerais-PR – HISTEDBR | O Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação” dos Campos Gerais – PR, vinculado ao HISTEDBR/Unicamp desenvolve estudos, pesquisas e atividades de extensão na área da História da Educação, com ênfase em trabalhos que buscam a compreensão da História da Educação na Região dos Campos Gerais, numa abordagem da educação intrinsecamente articulada com o processo histórico de desenvolvimento do Paraná e do país, nos seus determinantes econômicos, sociais e políticos. |
MARIA JULIETA BATISTA DE ALMEIDA WEBER | História e Intelectuais: Cultura, Política e Memória | Aprofundar estudos voltados à produção intelectual, à memória e à escrita da história. Contemplam-se pesquisas sobre trajetórias, movimentos intelectuais e redes de sociabilidades permeadas por relações de poder; circulação e apropriação de discursos, práticas culturais e políticas; pensamento social; concepções de ciência; projetos educacionais; formação de nacionalismos, racismos, xenofobias, migrações e diferenciados regionalismos; narrativas preservacionistas, cultura material e imaterial. |
MARY ANGELA TEIXEIRA BRANDALISE | Política Educacional e Avaliação | O Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação está vinculado ao Programa de Mestrado em Educação da UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR. O grupo está voltado para estudos, pesquisas e publicações sobre políticas educacionais e avaliação educacional/institucional. Contempla o estudo de políticas públicas relativas à avaliação na Educação Básica e Educação Superior relacionadas às repercussões e impactos nas reformas educacionais e curriculares. Os estudos abrangem políticas, programas e projetos oriundos da sociedade política, incluindo as três esferas governamentais da estrutura administrativa (federal, estadual e municipal), seus impactos e repercussões nas instituições escolares e na configuração dos currículos. As pesquisas contemplam problemáticas educacionais de ordem macro (estado, sistemas, redes), de ordem meso (escolas, instituições), até a especificidade da influência das políticas educacionais de avaliação na sala de aula. |
NEVIO DE CAMPOS | História, intelectuais e educação no Brasil e no contexto internacional | O objetivo desse grupo é analisar a trajetória dos intelectuais no processo de organização e disseminação da cultura nos contextos brasileiro e internacional, com ênfase naqueles que intervieram de forma sistemática e direta nas questões formativas. Em termos ainda mais específicos, visa analisar a trajetória, os debates e os projetos dos intelectuais em torno da temática educacional à luz dos contextos brasileiro e internacional. Nesse sentido, é fundamental analisar o processo de constituição do grupo, as suas interlocuções com as vertentes teóricas e filosóficas em geral, as suas ideias e intervenções culturais, bem como suas relações com o Estado e com os grupos políticos. |
ORIOMAR SKALINSKI JUNIOR | História, intelectuais e educação no Brasil e no contexto internacional | O objetivo desse grupo é analisar a trajetória dos intelectuais no processo de organização e disseminação da cultura nos contextos brasileiro e internacional, com ênfase naqueles que intervieram de forma sistemática e direta nas questões formativas. Em termos ainda mais específicos, visa analisar a trajetória, os debates e os projetos dos intelectuais em torno da temática educacional à luz dos contextos brasileiro e internacional. Nesse sentido, é fundamental analisar o processo de constituição do grupo, as suas interlocuções com as vertentes teóricas e filosóficas em geral, as suas ideias e intervenções culturais, bem como suas relações com o Estado e com os grupos políticos. |
PAOLA ANDRESSA SCORTEGAGNA | Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social – NUPEPES | O grupo desenvolve ações articuladas entre ensino, extensão e pesquisa, que geram articulações entre discussão, fundamentação, criação e implementação de elementos direcionados a formação e atuação profissional do campo da Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social. Este coletivo também elabora pesquisas no âmbito da Pedagogia Social Comparada em âmbito da América Latina e em relação com demais continentes; como também pesquisas sobre políticas públicas e educação permanente em espaços escolares e não-escolares. As pesquisas inspiradas nos projetos de extensão possibilitam a elaboração de fundamentos e reflexões teóricas e, por consequência, epistemológicas do campo da Pedagogia Social. Sobre as perspectivas teórico-epistemológicas, o NUPEPES se insere no âmbito do pensamento crítico, decolonial e como principal referencial Paulo Freire, mas admite também perspectivas no materialismo histórico e dialético, Teoria de Bourdieu e Teoria crítica. |
RITA DE CASSIA DA SILVA OLIVEIRA | Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos | A educação de jovens, adultos e idosos, na sociedade atual, vêm adquirindo maior relevância nos debates e nas políticas educacionais brasileiras, porém, sob a dimensão da educação permanente, apresenta-se ainda incipiente exigindo maior investigação e relevância no cenário nacional O grupo volta-se para a análise histórica, política, social e econômica da educação de jovens, adultos e idosos na sociedade brasileira. Analisa a educação prisional no Brasil, a educação inclusiva em uma concepção ampla, abordando a população mais vulnerável ou excluída do processo educacional, em diferentes contextos e por critérios distintos. Investiga a educação formal e a não formal em diferentes espaços educacionais. Investiga a Gerontologia Educacional e suas especificidades. Divulga as pesquisas por meio de publicações em periódicos, livros, capítulos de livros, e-books, apresentações em eventos científicos, “lives” da área, sites do grupo de pesquisa e redes de pesquisas que são integrantes. |
SIMONE DE FÁTIMA FLACH | Grupo de Pesquisa Capital, Trabalho, Estado, Educação e Políticas Educacionais – GPCATE | O grupo envolve a análise dos nexos mais gerais que compõem a realidade e as necessidades sociais que emergem do antagonismo entre capital e trabalho para se compreender a mediação do Estado e, a partir dele, a complexidade educacional. Assim, o grupo considera necessário tomar o antagonismo fundante entre capital e trabalho e o Estado, como estrutura abrangente de comando político do capital, para uma apreensão da educação a partir de relações dialéticas que constituem a materialidade social. Em síntese, o objeto de reflexão do grupo de pesquisa é a educação e as suas inter-relações com a organização do Estado e da sociedade, a partir da análise dos elementos constituintes das políticas públicas em educação, das suas diretrizes políticas e legislativas, assim como das teorias que as embasam e sustentam. Para tanto, o grupo trabalha com a perspectiva teórica marxiana e marxista, especialmente com as contribuições de Marx, Engels, Gramsci, Lukács, Althusser e Mészáros. |
VERA LUCIA MARTINIAK | Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação | O grupo de pesquisa vem desenvolvendo projetos relacionados a História da Educação Brasileira que repercutem socialmente na preservação e manutenção da identidade e do patrimônio histórico nacional e regional. Possui projeto aprovado pelo CNPq, bem como projetos de extensão e pesquisa que articulam-se com o ensino na graduação e pós-graduação. Seus integrantes buscam divulgar e socializar os resultados das pesquisas por meio de publicações em periódicos, eventos científicos e livros. |
PROJETOS DE PESQUISA
LINHA DE PESQUISA : ENSINO E APRENDIZAGEM |
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Docentes Permanentes | Projetos de Pesquisa | Descrição dos projetos |
ANA LUIZA RUSCHEL NUNES | ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O ENSINO DAS ARTES VISUAIS | Este projeto de pesquisa envolve estudos de natureza teórico-analítica, empírica e aplicada na realização de pesquisas na Formação de professores e sobre o ensino e aprendizagem em Artes Visuais em diferentes modalidades de ensino escolar e não escolar. Os estudos de cunho teórico partem do pressuposto de que a análise da práxis (teoria e prática) na formação de professores e do ensino e aprendizagem das Artes Visuais em diferentes contextos educacionais no Brasil, ainda é um campo tênue na pesquisa e demandam a realização de estudos analíticos, empíricos e aplicados em pesquisa desde os processos formativos no contexto brasileiro na perspectiva e construção educacional na inter-relação com as Políticas Educacionais e o campo de conhecimento das Artes, nesse do campo específico das Artes Visuais. Essas questões exigem do campo da educação, problematizações no sentido de ampliar o diálogo com abordagens e referenciais atuais na perspectiva das Artes Visuais, Educação, Ciência, cultura, e Tecnologia, e envolvem pesquisadores de outras universidades no Brasil e de outros países. Tais estudos estão ancorados na sistematização de abordagens qualitativas analíticas, descritivas e interpretativas, bem como de pesquisas de intervenções pedagógicas e metodológicas de ensino e aprendizagem numa relação teórico-prática, de conceitos específicos do ensino e aprendizagem em Artes Visuais e cognição, e dos processos formativos da formação inicial e continuada dos professores em diferentes contextos educacionais (tais como: formação inicial nas IES, e formação continuada na Educação Básica, na produção e construção metodológica de ensino envolvendo Arte, Ciência e tecnologia em estudos interdisciplinares e do uso da tecnologia nas instituições educativas na criação de poéticas da arte digital e seus processos didáticos de ensino numa perspectiva dialética crítica. Tendo em vista tais objetivos e da fundamentação teórica crítica e pós-crítica, as atividades de pesquisa da pesquisadora principal, dos alunos de Iniciação Científica, dos alunos de graduação em pesquisa de TCC, e dos alunos de iniciação à docência, de orientandos de mestrado e doutorado, abrangem: a) o estudo e a elaboração de textos de natureza teórica sobre análise crítica do ensino das Artes Visuais; b) a revisão sistemática de estudos e pesquisas sobre Educação, Arte, Ciência, Cultura e Tecnologia, e no processo criativo poético em artes visuais e implicações de como ensinar,o que ensinar e para quem ensinar, visando aprendizagens significativas em práticas de educação inclusiva, pesquisas sobre ensino e aprendizagem em Artes Visuais e suas complexidades e relações com as políticas educacionais contemporâneas institucionais em nível Federal e Estadual; e c) realização de pesquisas de práticas de pesquisa educacional em Artes Visuais e inter-relação com as Políticas Públicas. Os resultados das pesquisas têm sido publicados na organização de Livro e de Organização de Livro em forma de coletânea, capítulos de livros, artigos e trabalhos completos em eventos. Palavras-chave: Ensino de Artes Visuais. Formação de Professores. Arte e Tecnologia. Escola e Universidade. Ensino e Aprendizagem. Pesquisa Qualitativa Crítica. |
BETTINA HEERDT | ESTUDOS FEMINISTAS NA INTERFACE GÊNERO, SEXUALIDADE E SUAS INTERSECCIONALIDADES NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS | O projeto de pesquisa envolve o estudo de diferentes teorias feministas numa perspectiva pós-crítica como subsídio teórico e metodológico para investigações de processos educativos em diferentes níveis e modalidades de ensino. As pesquisas nessa perspectiva se opõem a ideais de sujeito racional e universal, as causas únicas e universais, verdades absolutas e a linearidade do conhecimento e da história. A proposição são pesquisas em que sujeitos e objetos do conhecimento estão vinculados, as verdades são provisórias, localizadas e situadas, a objetividade é corporificada, abre para as diferenças de gênero, sexualidade e suas múltiplas interseccionalidades e entende os espaços como generificados. As interrogações que acompanham a pesquisa estão vinculadas ao pensamento pós-critico: como podemos compreender, ressignificar, interrogar e ampliar os discursos relacionados a gênero, sexualidade e suas interseccionalidades nos espaços educativos? Como os discursos de gênero e sexualidade que circulam em espaços educativos se tornam verdades, são aceitos e autorizados? Com quais outros discursos se articulam, polemizam e/ou entram em conflito? O objetivo que integra as investigações é compreender como as normas de gênero e sexualidade são produzidas, ensinadas e regularizadas em diferentes espaços educativos. As metodologias de pesquisa utilizadas são as pós-críticas que são montadas, remodeladas e articuladas a diferentes referenciais teóricos e campos do saber, que servem para analisar, compreender e dizer algo diferente do objeto de estudo. As informações fornecidas pelos sujeitos de pesquisa são obtidas mediante observações, depoimentos, narrativas de si, grupos focais, textos, entre outros, produzidos espontaneamente e com consentimento de divulgação. A análise das informações é realizada por meio da análise do discurso. Os achados de pesquisa são conhecimentos de localização limitada e interessada tanto no enfoque epistemológico quanto político. Essa Proposta de investigação do quadriênio inspira as orientações de projetos de Doutorado, Mestrado, Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso que forem orientados no período. Palavras-chave: Espaços educativos, gênero e sexualidade, interseccionalidade. |
DAIANA CAMARGO | AS INFÂNCIAS, AS CRIANÇAS E OS CONTEXTOS EDUCATIVOS: ARTICULAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | Ao buscar-se a compreensão quanto as infâncias, as crianças e o dizem estas crianças de si, de suas necessidades e desejos, faz-se necessário o olhar atento ao professor e seu processo formativo, às práticas desenvolvidas e o reconhecimento dos contextos educativos, sejam estes escolares ou não escolares. Priorizar a criança como sujeito do processo educativo requer o entendimento de suas particularidades, sua cultura, a necessidade do brincar, do corpo e do movimento como meios de apropriação dos elementos culturais, meio de construir conhecimentos. A pesquisa visa ampliar as possibilidades de entendimento dos contextos de educação infantil revisitando autores como Freinet (1974; 1978) sob o respaldo nas abordagens participativas (FORMOSINHO; OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2011) bem como das crianças que integram tais contextos e as práticas pedagógicas desenvolvidas nas instituições educativas. Tal perspectiva, amparada nos estudos da Sociologia da Infância (CORSARO, 2011; SARMENTO, 2005; 2009) e da Pedagogia da Infância (OLIVEIRA-FORMOSINHO; KISHIMOTO, PINAZZA, 2007) instigam a olhar a criança enquanto sujeito, centro da ação educativa da Educação Infantil. Busca-se a construção de outros conhecimentos sobre a Educação Infantil, as crianças, as infâncias e suas particularidades, as práticas pedagógicas com e para crianças, num movimento de superação das pedagogias transmissivas. Pretende-se agregar pesquisas que atentem ao professor de Educação Infantil e suas especificidades, o processo de formação inicial e continuada (OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2002; INFANTINO, 2015), ao cotidiano da Educação Infantil (BARBOSA, 2009; MARTINS FILHO, 2013), bem como pesquisas sobre crianças e com crianças (DORNELLES, 2009; FARIA, DEMARTINI e PRADO, 2009), que de dediquem ao reconhecimento do brincar (FRIEDMANN, 2011; MOYLES, 2007) do corpo, do movimento (TIRIBA, 2008) e da arte (CUNHA, 2008) como formas de expressão e superação dos modelos de disciplinamento e docilização de corpos (FOUCAULT, 2007). Subprojetos: A partir de 2023: A arte na prática pedagógica da Educação Infantil: possibilidades, desafios e benefícios. Palavras-chave: Crianças; Educação Infantil; Formação de Professores; Prática Pedagógica; Estágio. |
GILMAR DE CARVALHO CRUZ | DA FORMAÇÃO À INTERVENÇÃO DOCENTE: PRODUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVO-DESENVOLVIMENTAL DIANTE DE CONDIÇÕES PARTICULARES DE APRENDIZAGEM | A pesquisa tem como objetivo implementar programa de formação inicial/continuada colaborativo assentado em intervenção pedagógica desenvolvimental davydoviana, a envolver atores que compõem nossas redes de ensino com vistas à produção de programa de Educação Física Inclusivo-Desenvolvimental. Participam da pesquisa docentes responsáveis pelo componente curricular Educação Física atuantes em Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) que atendem estudantes com deficiência intelectual, múltipla e transtornos globais do desenvolvimento. Por intermédio da dialética lukacsiana singular-particular-universal elaborar-se-á o conceito condições particulares de aprendizagem como caracterizador de pessoas envolvidas nas intervenções docentes, para além das prevalentes noções deficiência ou necessidades educacionais especiais. O cotejamento teórico com proposições elaboradas no âmbito do Programa Educacional Individualizado e do Desenho Universal para a Aprendizagem é, na pesquisa, central para aprimorar o atendimento educacional escolarizado especializado oferecido a nossos estudantes. Promover o diálogo entre o Programa Educacional Individualizado e o Desenho Universal para a Aprendizagem na esfera da educação especial, numa perspectiva inclusiva, pode colaborar para a produção de ferramentas didático-pedagógicas de interesse para intervenções profissionais docentes efetivas. A despeito do local no qual estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento acessam a educação escolarizada, o foco da intervenção profissional docente é a aprendizagem escolar. As respostas profissionais a essa demanda precisam de ferramentas produzidas e embasadas em evidências acadêmico-científicas devidamente experimentadas e criticamente analisadas. Desse modo, a mobilização de estudantes de graduação e pós-graduação se dará em torno da relação entre o singular e o universal como referência para a produção de ambientes particulares de aprendizagens no que se refere à oferta de serviços no âmbito do atendimento educacional especializado. Como expectativa: a produção de conhecimento acadêmica e profissionalmente relevante, socialmente comprometido, e que valha a pena ser compartilhado. Palavras-chave: Intervenção Pedagógica; Educação Física Escolar; Escola Especializada. |
GISELE BRANDELERO CAMARGO | OS PROCESSOS ESCOLARES PELA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS | Este projeto busca compreender as perspectivas das crianças acerca de seus processos escolares. Para isso, subsidia a produção do conhecimento pelo viés da corrente sociológica interpretativa da Sociologia da Infância. O projeto intenta abordar: a) as interações dialéticas dos sujeitos, entre si e com o contexto social nas escolas de crianças, enquanto espaços de inserção cultural, compreensão e transformação da realidade; b) as falas polifônicas e não verbais das crianças acerca dos tempos, espaços, rotinas e estratégias didáticas, metodológicas e curriculares de suas escolas; c) a participação das crianças nos processos escolares e na produção de cultura infantil. Com o entendimento de que as crianças são sujeitos produtores de cultura e suas vozes e participações influenciam os contextos em que estão inseridos, ancora-se essa investigação nos estudos de James (2007), James e Prout (1990), Sarmento e Marchi (2008), Fernandes e Marchi (2020), Corsaro (2011), Alderson (2005) e Christensen (2014). Assim, busca-se destacar a perspectiva das crianças sobre os processos escolares, tanto nas inter-relações que desenvolvem com outros sujeitos, com as práticas de ensino e aprendizagem, com os espações e tempos, quanto na participação e criação das culturas infantis nas suas escolas. Espera-se que as reflexões oriundas dessa pesquisa contribuam com a formação inicial e continuada dos professores, promovendo uma revisão nos posicionamentos adultocêntricos, ontológicos, epistemológicos, políticos, éticos e estéticos em relação à participação das crianças nos contextos escolares. Intenta-se publicar os resultados da investigação em artigos, capítulos de livros, trabalhos em eventos e organização de seminários nas escolas. |
LUCIMARA CRISTINA DE PAULA | O PENSAMENTO E A PRÁXIS DE PAULO FREIRE: CONTRIBUIÇÕES ÀS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, AOS PROCESSOS EDUCATIVOS E À FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS. | Este projeto tem por objetivo o estudo sistemático e rigoroso sobre o pensamento e a práxis educativa de Paulo Freire, bem como suas contribuições à organização dos processos educativos e da formação de educadores/as, numa perspectiva crítica transformadora para a humanização. Os temas abordados no projeto trazem relações dos elementos conceituais do pensamento e da dialogicidade em Freire com aspectos relacionados: à formação inicial e contínua de educadores/as, às práticas educativas, aos saberes docentes, aos estágios curriculares supervisionados, aos condicionantes políticos, sociais e históricos da educação, às tecnologias de ensino, ao contexto da sociedade da informação, às áreas da Saúde, das Artes e da Comunicação. O referencial teórico orientador das pesquisas envolve, além da produção intelectual de Paulo Freire, investigações de estudiosos nacionais e internacionais que têm se apropriado do legado do pensador: Michael Apple, Henry Giroux, Peter McLaren, Ramón Flecha, Carlos Alberto Torres, Carlos Rodrigues Brandão, Miguel Arroyo, Danilo Streck, Roseli Mello, Venício de Lima, Eymard Vasconcelos, entre outros. Neste projeto, que envolve pesquisas independentes e também de estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da educação e de outras áreas do conhecimento, são utilizados fundamentos teórico-metodológicos e procedimentos da pesquisa bibliográfica e da Metodologia Comunicativa Crítica. Os resultados das pesquisas possibilitam contribuições aos processos educativos e à formação de educadores/as e outros profissionais, na medida em que oferecem conhecimentos de natureza progressista e oportunizam o exercício do diálogo nas ações de ensino e extensão. A articulação pesquisa-ensino-extensão fortalece o desenvolvimento de práticas educativas comprometidas de forma política e ética com a transformação das consciências, das relações humanas e dos contextos sócio-educativos. Nesse sentido, as pesquisas em diversos níveis, realizadas dentro deste projeto, indicam caminhos, reflexões e discussões para o desenvolvimento de processos educativos e formativos emancipadores e igualitários, que auxiliem na desconstrução de relações autoritárias e intolerantes. Palavras-chave: Paulo Freire. Educação. Formação de educadores/as. Relação ensino-pesquisa-extensão. |
MARCELA TEIXEIRA GODOY | APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SUBVERSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: ESTUDOS SOB UMA PERSPECTIVA SEMIOLÓGICA | O projeto visa abrir um ciclo de pesquisas direcionado essencialmente à formação de Professores de Ciências e Biologia. Está delineado em sua fase inicial por quatro eixos que se entrecruzam: a construção do pensamento crítico no ensino de Biologia (GODOY & LABURÚ, 2021; TAMAYO, 2021, 2020), a aprendizagem significativa subversiva (POSTMAN & WEINGARTNER, 1971; MOREIRA, 2000) os mecanismos semiológicos que envolvem o processo de aprendizagem (PRIETO, 1973, 1979; BUYSSENS, 1974; ECO, 2003) e os conteúdos específicos relacionados ao Ensino de Ciências e Biologia. Propomos um aprimoramento dos mecanismos dialógicos de aprendizagem sob a perspectiva da semiologia da comunicação didática. Iniciamos uma investigação sob a perspectiva de transpor referenciais da semiologia e da aprendizagem significativa para a formação inicial e continuada de professores como suporte teórico-metodológico que possa favorecer a compreensão de conceitos e servir como instrumento para impelir o pensamento autônomo do estudante durante o processo de aprendizagem. A consciência semântica do professor pode ser potencializada no processo de ensino se mediada pelo planejamento consciente pautado em uma abordagem semiológica da aprendizagem significativa subversiva e na construção do pensamento crítico. Sob uma perspectiva construtivista de aprendizagem, o projeto pode contribuir não só para a compreensão de como os signos utilizados pelo professor podem aclarar o discurso e reduzir ambiguidades, mas provocar fundamentalmente uma forma de pensamento reflexivo do estudante com relação à construção do Pensamento Crítico. Os projetos de mestrandos, acadêmicos de Iniciação Científica, de Trabalhos de Conclusão de Curso, de ensino e de extensão vinculados a esta pesquisa são e serão relacionados à formação de Professores de Ciências e Biologia e aos processos de aprendizagem na Educação Básica e Superior. Palavras chave: semiologia da comunicação, didática, pensamento crítico, ensino de ciências e biologia. |
MARCELO UBIALI FERRACIOLI | DESENVOLVIMENTO HUMANO, PSICOLOGIA CONCRETA E PROCESSOS EDUCATIVOS | O projeto de pesquisa “Desenvolvimento humano, psicologia concreta e processos educativos” busca compreender e fazer avançar conhecimentos da Psicologia Histórico-Cultural sobre os fundamentos do desenvolvimento psíquico, articulando-o a processos de ensino planejados e executados pelo professor de modo a conduzir o educando à internalização de signos que passam a mediar internamente sua conduta voluntária, tornando-a crescentemente autocontrolada por motivos ligados à atividade de estudo, em uma educação escolar que, ao ensinar os conteúdos sistemático-científicos, promova intencionalmente tal desenvolvimento. Palavras-chave: Psicologia concreta; Psicologia histórico-cultural; Desenvolvimento humano; Educação; Vigotski. |
MARILUCIA ANTONIA DE RESENDE PEROZA | CRIANÇAS EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES: PROCESSOS EDUCATIVOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES | O projeto de pesquisa tem como objetivo articular e dar prosseguimento a estudos que visam investigar os processos educativos de crianças que vivem a infância em contextos escolares e não escolares. Considera-se a (in)visibilidade da criança na sociedade capitalista e adultocêntrica que negligenciam seus direitos e sua dignidade, bem como, as especificidades de seu desenvolvimento no âmbito das relações pedagógicas na escola da infância. Interessa analisar como os processos educativos desencadeados na complexa relação entre criança, sociedade e escola se constituem e que impactos podem trazer para o desenvolvimento das crianças que são marcadas por realidades diversas. Esses pressupostos apontam para a constituição de pesquisas que apresentem novos elementos a serem considerados na formação inicial e continuada de professores, bem como, para a elaboração de propostas pautadas na participação das crianças nas práticas pedagógicas e socioculturais. Os referenciais epistemológicos que embasam as pesquisas partem de uma perspectiva dialética, histórica e cultural, que considera os sujeitos na concretude de suas relações e contextos de existência, encontrando pontos de articulação entre diferentes áreas de conhecimentos, tais como a Psicologia, especialmente a Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI; LEONTIEV; WALLON; ELKONIN), a Sociologia da Infância (POSTMAN; ELIAS; SARMENTO; QVORTRUP; TOMÁS), a História da Infância (HEYWOOD; AGAMBEN; CAMBI; KUHLMANN JR), a Pedagogia da infância, a partir das abordagens participativas (FORMOSINHO; BRUNER; FREIRE; FREINET; OLIVEIRA-FORMOSINHO; KORCZAK), além de estudos contemporâneos que provocam reflexões sobre outras formas de olhar a infância no sentido de superar as estruturas colonialistas, patriarcais e adultocêntricas engendradas pelo sistema capitalista (SANTOS; ARENDT; BAUMAN). As pesquisas decorrentes desta proposta visam fomentar reflexões que apontem para as necessárias mudanças na prática pedagógica e, de modo especial, com os sujeitos vulneráveis que frequentam as escolas públicas, trazendo novas perspectivas para a área da educação. Palavras-chave: Crianças. Infância. Educação Infantil. Contextos Educativos escolares e não escolares. Processos Educativos. Formação Docente. Vulnerabilidade. |
PATRICIA CORREIA DE PAULA MARCOCCIA | INTERNACIONALIZAÇÃO, CIDADANIA GLOBAL, INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO NEO-HUMANISTA | Esse projeto investiga a interconexão entre o conhecimento Ocidental e Oriental, na perspectiva da cidadania global, interculturalidade crítica e educação neo-humanista, visando promover estudos de cunho teórico-prático voltados à educação para cidadania global, sobretudo as práticas e processos educativos escolares e não escolares e a formação de professores. O projeto abrange as seguintes linhas de pesquisa: 1) Internacionalização, interculturalidade, educação neo-humanista e educação para cidadania global. A linha tem por objetivo desenvolver estudos e pesquisas em perspectiva comparada internacional e intercultural, com ênfase nas práticas educativas e processos educativos voltados à formação da cidadania no contexto da interconectividade global, tendo como referência a filosofia de Prabhat Ranjkan Sarkar; 2) Educação do Campo, interculturalidade, neo-humanismo e Teoria da Utilização Progressiva (PROUT). Essa linha busca desenvolver estudos e pesquisas relacionadas às imbricações da educação do campo com a interculturalidade crítica, neo-humanismo e a Teoria da Utilização Progressiva (PROUT), sobretudo práticas e processos educativos escolares e não escolares; 3) Internacionalização, interculturalidade, decolonialidade, filosofia neo-humanista e produção do conhecimento. Esta linha tem por objetivo desenvolver estudos e pesquisas relacionadas à produção do conhecimento sobre as conexões entre os temas supracitados. O referencial teórico-epistemológico fundamenta-se na epistemologia tântrica de Prabhat Ranjan Sarkar e nos estudos decoloniais, em especial de Catherine Walsh, Vanessa Andreotti, Frantz Fanon e Paulo Freire. De modo geral, almeja-se construir e difundir o debate sobre a interconexão entre o conhecimento Ocidental e Oriental nas práticas e processos educativos e na formação de professores. Subprojetos: A partir de 2022: Educação para cidadania global: interfaces entre a filosofia de Prabhat Ranjan Sarkar e Paulo Freire A partir de 2023: Internacionalização, cidadania global, interculturalidade e Neo-humanismo Palavras-chave: Cidadania global. Internacionalização. Interculturalidade. Neo-humanismo. |
ROSANA DE CASTRO CASAGRANDE | EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CONTEMPORANEIDADE | O objetivo deste projeto é desenvolver pesquisas sobre questões contemporâneas da Educação Especial e da Inclusiva. Abrange, prioritariamente, as seguintes áreas: a) a análise da produção do conhecimento em Educação Especial e Educação Inclusiva; b) análise dos Grupos de Pesquisa do campo da Educação Especial; e c) dimensões teórico-práticas da Educação Especial e Educação Inclusiva em ambientes educativos formais e não formais, com destaque para as temáticas: Acessibilidade, Desenho Universal na Aprendizagem (DUA) e Ensino Colaborativo/Coensino. O referencial teórico baseia-se nas contribuições de Pierre Bourdieu e comentadores, com especial destaque aos conceitos de campo, campo científico e universitário, capital e habitus. Também serão utilizadas como fundamento teórico as contribuições de autores que fundamentam aspectos histórico-políticos da Educação Especial e Inclusiva e práticas inclusivas. É imprescindível a expansão do campo da Educação Especial e Educação Inclusiva enquanto áreas de conhecimento, bem como de pesquisas que produzam bens acadêmicos capazes de evidenciar mecanismos para a superação das barreiras à inclusão. Há necessidade de desenvolver e incentivar produções sobre práticas inclusivas que viabilizem ações colaborativas com vistas a uma educação pública, efetivamente de qualidade para todos. Palavras-chave: educação inclusiva; inclusão; práticas pedagógicas inclusivas; produção do conhecimento. |
SILMARA DE OLIVEIRA GOMES PAPI | PROFESSORES: FORMAÇÃO E EXERCÍCIO DA PROFISSÃO | campo de estudos sobre a formação de professores é complexo e avança junto às discussões que buscam melhorias na educação. Este Projeto privilegia reflexões sobre o professor, sua formação e prática profissional. Tem como objetivo analisar os processos formativos de professores e seus desdobramentos, articulando-os ao campo da prática pedagógica. Por sua especificidade, tem como interesse a formação docente inicial e continuada, o período de iniciação à docência, as políticas de formação do professor, o desenvolvimento profissional e a valorização docente, a profissionalização, a cultura profissional, os saberes docentes, a identidade profissional. Outras temáticas relacionadas à prática pedagógica do professor também vinculam-se a este Projeto, pois correspondem à prática exercida nos diferentes níveis/etapas/modalidades de ensino (educação básica ou superior) e à atuação do professor na equipe de gestão dos sistemas de ensino ou da instituição escolar (quando assumem a função de coordenadores pedagógicos ou diretores escolares). Assim, a educação inclusiva e a educação especial são problemáticas que também se constituem como objetos de investigação deste Projeto, pois desafiam a formação docente. Para o desenvolvimento do Projeto propõem-se estudos teóricos e pesquisas de campo que entendem o sujeito como ativo na construção da sua própria história. O conceito de experiência é um elemento central no Projeto, pois, conforme Thompson (1981), entende-se que ela permite aos sujeitos construírem formas de compreender o que vivenciam e de agir sobre a realidade. Nessa perspectiva, a teoria é a expressão da prática e a compreensão dessa prática é, ao mesmo tempo, iluminada pela teoria (MARTINS, 2004). Com as pesquisas vinculadas ao Projeto pretende-se a produção e socialização de conhecimentos, colaborando com os avanços no âmbito das problemáticas investigadas. Palavras-chave: Formação de professores. Prática docente. Prática pedagógica. Inclusão escolar. |
SILVIA CHRISTINA DE OLIVEIRA MADRID | EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Este projeto de pesquisa abrange as seguintes temáticas: a) Conhecimentos e metodologia da Educação Física escolar; b) O fenômeno esporte e suas manifestações; c) Corpo, corporeidade e Educação Física escolar; d) Educação Infantil, corpo e ludicidade; e) Transversalidade e Educação Física escolar; f) Formação de professores de Educação Física. Tais temáticas de ação investigativa buscam responder questões relacionadas ao contexto da Educação Física escolar, do esporte, da Educação Infantil, e de Formação de professores de Educação Física. Cada uma das distintas temáticas e as questões de pesquisa relacionadas terão os recortes investigativos pontuados pelos seguintes objetivos: Educação Física escolar -: 1. Refletir, discutir e apontar perspectivas metodológicas para a abordagem da Educação Física na Escola; 2. Abordar questões relacionadas ao corpo e a corporeidade, considerando os aspectos culturais dos diferentes grupos, visando um redimensionamento pedagógico da Educação Física na Escola; 3. Discutir possibilidades metodológicas para a Educação Física, para serem desenvolvidas na Escola, considerando os Temas Transversais (PCNs) como principais eixos desses encaminhamentos; Esporte: Refletir, analisar e discutir as manifestações do Esporte na Escola, bem como sua prática, vivência e suas possibilidades pedagógicas; Educação Infantil: Identificar e analisar as práticas pedagógicas na Educação Infantil relacionadas ao corpo em movimento e a ludicidade; Formação de professores: Refletir, discutir e investigar as questões relacionadas à formação de professores inicial e continuada em Educação Física. Para subsidiar os recortes propostos para investigação do projeto, que envolve acadêmicos da Licenciatura em Educação Física, professores das redes de ensino da Educação Básica, orientandos do mestrado e doutorado, valer-se-á dos subsídios da literatura que constitua avanços na área de Educação Física, sendo considerada no contexto escolar na perspectiva da cultura corporal (SOARES et al., 1992, 2009), como prática social (BRACHT, 1992, 2003), prática pedagógica (SACRISTÁN, 1999, 2000; SACRISTÁN, PÉREZ GOMEZ, 1998). Em relação ao Esporte, o mesmo será abordado enquanto fenômeno social e multicultural, para tanto serão priorizados os estudos de Bourdieu (1996, 2003, 2004, 2007), Bracht (1997, 2000, 2009), Tubino (1992, 2006, 2010). Em relação à Educação Infantil, para os avanços pretendidos, dar-se-á especial atenção aos principais autores que desenvolvem pesquisas na área considerando o brincar (MOYLES, 2002, 2006), o corpo em movimento (BARBOSA, 2006; BUJES, 2001; GARANHANI, 2000, 2005, 2006), a ludicidade (HUIZINGA, 2000; KISHIMOTO, 2002). Sobre a Formação de professores será dada especial atenção aos estudos de Tardif e Lessard (2002, 2005) Gauthier (2006), Shulman (2005), Borges e Desbiens (2005), Pimenta (2000, 2002, 2004) entre outros, que têm subsidiado e norteado as pesquisas que tem como eixo a Educação Física e a Formação de Professores. Palavras-chave: Educação. Educação Física escolar. Esporte. Corpo. Ludicidade. Transversalidade. Formação de professores. |
SIMONE REGINA MANOSSO CARTAXO | PRÁTICA PEDAGÓGICA E DIALÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | Este projeto objetiva desvelar, a partir da análise da prática pedagógica dos profissionais da educação, princípios orientadores para a prática pedagógica como expressão das relações sociais dialógicas situadas historicamente a fim de compreendê-las como possibilidades para construir novas práticas para a emancipação dos sujeitos. Compreende-se que a prática pedagógica dialógica é uma construção histórica e intencional pautada em diálogos igualitários dos quais decorrem significados criados nas interações entre as pessoas. Considera-se a participação, os conhecimentos, a validez das propostas, garantindo o envolvimento e a compreensão dos sujeitos no processo formativo, na organização escolar, no trabalho coletivo, visando maior democratização das sociedades e das vidas pessoais. As temáticas de pesquisa deste projeto focalizam a prática pedagógica gestada em diferentes instituições de ensino com a participação da comunidade escolar. Tem como pressuposto a prática gestada nas relações sociais e nas relações de tipo novo (SANTOS, 1992; BERNARDO,1992); na epistemologia da teoria como expressão da prática (SANTOS, 1992; MARTINS, 1996); e em Thompson (2009) ao definir que toda a base teórica deve ser apreendida na prática do agir humano e na medida do diálogo entre teoria e evidência. Os princípios da dialogicidade fundamentam-se em Paulo Freire, Jürgen Habermas, Ramón Flecha. O campo de investigação é a escola de educação básica por meio da Metodologia Comunicativa Crítica com vistas à transformação social. A ênfase no diálogo e na ação comunicativa, implicam uma construção de conhecimentos a partir da intersubjetividade e da reflexão. Espera-se que a identificação e análise de práticas pedagógicas gestadas em diferentes instituições de ensino qualifiquem o processo formativo de professores. Palavras-chave: prática pedagógica; dialogicidade; formação de professores. |
SUSANA SOARES TOZETTO | DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA | Este projeto de pesquisa envolve investigações sobre a epistemologia do trabalho docente sob dois enfoques: formação de professores e prática educativa. A epistemologia do trabalho docente diz respeito ao estudo crítico da história da docência considerando seus aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais. Objetiva-se investigar o desenvolvimento profissional docente a partir da formação docente e das práticas educativas, sob a ótica da história, da política e do processo ensino aprendizagem. As pesquisas desenvolvidas baseiam-se em autores que fundamentam as discussões sobre o trabalho docente como: Gimeno Sacristán, Pérez Gómez, Michael Apple, Peter McLaren, Mariano Enguita, Francisco Imbernón, Antonio Nóvoa, Marcelo Garcia, Dermeval Saviani, Olinda Evangelista, Dalila Andrade Oliveira, entre outros. No que diz respeito aos fundamentos da teoria da educação utilizamos: Bourdieu, Gramsci, Dubar e Dubet. A investigação parte de duas perspectivas: primeira, o desenvolvimento profissional docente (processo formativo inicial e/ou continuado) interfere de maneira significativa na prática educativa e, segunda, o trabalho docente envolve uma atividade educativa complexa que compreende além da sala de aula a gestão do processo educativo no que se refere ao planejamento, ao currículo e a avaliação. Os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa estão balizados na abordagem qualitativa, utilizando instrumentos como a entrevistas, o questionários e a observação. Com base na proposta apresentada, as atividades de pesquisa da pesquisadora e dos orientandos abrangem: 1) Estudo sobre a epistemologia do trabalho docente; 2) Elaboração de textos acadêmicos e 3) Divulgação dos estudos e pesquisas em eventos de natureza científica. Palavras-chave: Trabalho Docente. Formação de Professores. Prática Educativa. |
LINHA DE PESQUISA: HISTÓRIA E POLÍTICA EDUCACIONAIS |
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ALESSANDRO DE MELO | O MARXISMO ALTHUSSERIANO E AS POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO | O projeto de pesquisa visa continuar os estudos que vêm sendo desenvolvidos nos últimos anos, em torno da obra do filósofo e militante marxista francês Louis Althusser (1918-1990), e as possibilidades de suas análises e conceitos sobre o campo educacional. Ao mesmo tempo tem um caráter exploratório, haja vista que poucos pesquisadores nacionais, como Marcos Cassin, e internacionais fizeram tal incursão, destacando-se neste último caso a obra do professor David I. Backer. Outro fato relevante desta pesquisa é que ela trabalha numa direção contrária a um determinado senso comum que se construiu na academia sobre a obra de Althusser e seu caráter “reprodutivista”, que de fato interditou na educação a discussão de um campo do marxismo que possui muitas contribuições a nos dar na área da educação, tanto na análise do passado, como avaliação da modernidade e da forma escolar moderna, como para práticas transformadoras que possam ser desenvolvidas no campo de uma pedagogia crítica. Sendo este o contexto da pesquisa, o objetivo é analisar como os conceitos marxistas elaborados por Althusser na sua análise do Materialismo Histórico, tais como luta de classes, modo de produção, formação social, mais-valia, forças produtivas entre outros, bem como sua crítica à ideologia humanista, podem auxiliar no desenvolvimento de uma proposta teórica e prática para a educação. Destacam-se, no desenvolver da pesquisa, o interesse nos conceitos de ideologia, interpelação, aparelhos ideológicos de Estado. A pesquisa é de cunho eminentemente teórico, compromissada com a leitura e análise das obras de Louis Althusser e de comentaristas especializados, bem como com a sistematização de conceitos e reflexões sobre as incidências destes na educação. Palavras-chave: Louis Althusser; Marxismo e Educação; Educação e Reprodução; Ideologia e educação. |
CARINA ALVES DA SILVA DARCOLETO | TRABALHO, EDUCAÇÃO E LUTAS SOCIAIS | A pesquisa focaliza a relação entre trabalho, educação e sociedade, a partir das múltiplas conexões entre diferentes esferas que compõem a sociedade capitalista (Estado, Educação, Escola, Trabalho Assalariado, dentre outras). O referencial teórico metodológico é o materialismo histórico dialético, que possibilita captar as contradições da totalidade social, a partir das suas mais diversas mediações. Nessa perspectiva, as atividades do trabalho e da educação são entendidas assentadas nas relações dialéticas e na autonomia relativa da educação frente ao trabalho, objetivando avançar nos estudos das implicações do trabalho assalariado, do trabalho informal, do desemprego na sociedade em geral, e na educação, particularmente. Considera-se a particularidade do Brasil, visto que a forma como a relação entre capital e trabalho se desenvolve neste país guarda diferenças com seu desenrolar em países economicamente e socialmente mais desenvolvidos, em que a desigualdade social se expressa de forma menos acentuada. O projeto abrange pesquisas voltadas a tratar da função social do trabalho e da educação; da relação entre trabalho e educação, contemplando problemáticas que envolvem suas conexões, como é o caso da educação e formação da classe trabalhadora; das concepções de educação norteadoras das políticas educacionais; dos impactos da relação capital versus trabalho nas políticas educacionais; das condições de trabalho; dos movimentos sociais, mobilizações e manifestações sociais e educação; além de estudos que centrem na análise de categorias que ajudam na compreensão da realidade social e educacional, como: alienação, ideologia, luta de classes, mediação e totalidade. Pretende-se contribuir para a produção de conhecimento na área do trabalho e educação; acerca das influências das lutas sociais no processo educativo e formativo atual, destacando a educação como um direito social; bem como se busca avançar nas discussões de categorias fundamentais para a compreensão dos limites e possibilidades da educação no contexto da crise estrutural da sociedade capitalista. Palavras-chave: Trabalho; Educação; Materialismo Histórico e Dialético. |
IONE DA SILVA JOVINO | PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E SOCIAIS SOBRE CRIANÇA, INFÂNCIA, RAÇA, ETNIA E EDUCAÇÃO | A pesquisa tem como objetivo abarcar estudos sobre a representação crianças e jovens, negros. Negras e indígenas, bem como sobre as relações interseccionais de gênero e etárias em materiais didáticos, iconografia, literatura infantil e juvenil e gêneros textuais diversos. Buscando a partir de aportes sobre identidade, representação e relações étnico-raciais, história da infância, história da juventude, e educação configurar conjuntos de estudos sobre a temática que subsidiem a prática pedagógica e possam orientar políticas públicas. Subprojetos: Estudos sobre infância e juventude Palavras-chave: Infância, Juventude, História, Educação. |
JEFFERSON MAINARDES | A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL | Este projeto busca aprofundar aspectos da pesquisa e da produção do conhecimento no campo da Política Educacional. O projeto abrange investigações sobre: a) contribuições da perspectiva ético-ontoepistemológica para a pesquisa em Educação e, de forma mais específica, para o campo da Política Educacional; b) metapequisas sobre subáreas específicas, tais como: Políticas de Ampliação da Jornada Escolar, Políticas de Educação Especial e Educação Inclusiva; Políticas de Educação de Jovens e Adultos, etc; c) o ensino de Política Educacional e a formação de pesquisadores para esse campo; e d) estudos de natureza teórica que gerem novas perspectivas para as pesquisas sobre o campo acadêmico da Política Educacional. O referencial teórico-epistemológico fundamenta-se em uma perspectiva pluralista com o predomínio de teorias que subsidiem a análise crítica da realidade, em especial, de Pierre Bourdieu, Basil Bernstein e Anna Stetsenko. De modo geral, busca-se destacar o debate sobre a finalidade social do conhecimento e do trabalho do pesquisador, a partir do posicionamento ativista transformador. Espera-se a produção de artigos, livros, capítulos, trabalhos em eventos, o compartilhamento de dados em plataformas digitais e o engajamento em projetos de ação transformadora de redes de ensino, escolas, professores e outros grupos. |
MARIA ISABEL MOURA NASCIMENTO | PESQUISAS E ESTUDOS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E A INTERNACIONALIZAÇÃO COM MOÇAMBIQUE | As atividades de estudos e pesquisas desenvolvidas buscam aprofundar a compreensão do projeto educacional expresso nas publicações na imprensa na Primeira República brasileira, das políticas de ações afirmativas, e da educação Moçambicana. As pesquisas sobre projeto educacional da Primeira República analisam o pensamento da elite econômica, política e cultural visando a formação do “Novo Homem” e de uma sociedade de acordo com o ideário republicano liberal no Brasil. Os escritos na imprensa enalteciam o homem branco como estratégia de mudanças sociais e do desenvolvimento, sem considerar a presença e participação da população negra. A imprensa no final do século XIX difundia a ideia da expansão da educação, com a criação dos grupos escolares, como redentora da nação e como instrumento de modernização e desenvolvimento, sendo considerada como os pilares que dariam sustentação para a construção da nação. A pesquisa tem relevância por possibilitar a investigação, a discussão e a compreensão de diversos projeto de educação nacional e internacional, concebido a partir da metade do século XIX , para compreensão do projeto liberal, que permeava o contexto histórico e o processo de invisibilização e discriminação dos negros nas escolas públicas ao longo do tempo. A adoção da imprensa como fonte histórica parte do consenso entre os pesquisadores e historiadores da educação, em que os impressos como fonte de pesquisa, vem assumindo cada vez mais um papel relevante no interior das pesquisas na sociedade brasileira e no contexto internacional. As pesquisas das políticas de ações afirmativas implementadas pelo governo brasileiro na área da educação, em especial para o acesso e permanência no Ensino Superior (graduação e pós-graduação), buscam analisar e identificar os impactos dessas políticas para os grupos socialmente vulneráveis, como as minorias étnicas e raciais, entre outros grupos, tendo em vista que essas políticas têm o objetivo de combater as desigualdades raciais presentes na sociedade brasileira, que foram acumuladas ao longo de nossa história e que estão ainda presentes. E o trabalho nas pesquisas da educação Moçambicana são desenvolvidas sob o convênio internacional entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG e a Universidade Rovuma (UniRovuma) de Moçambique, por estudantes moçambicanos que estão cursando o doutorado no PPGE-UEPG. Todos os trabalhos de pesquisas estão vinculados ao pressuposto teórico do materialismo histórico dialético e realiza-se na História da Educação, tendo como fontes, documentos históricos as revistas e os jornais publicados no período delimitado. Os projetos em andamento de iniciação Cientifica, mestrandos, doutorandos e pós doutorado vinculados estão alinhados e se incorporam para somar e ampliar o campo de atuação na História da Educação, seja ela nacional ou internacional, utilizando com fonte a imprensa, com foco no pensamento educacional, sempre na perspectiva Histórico-Crítico. Palavras-Chave: Imprensa, História da Educação, Internacionalização, Pensamento Educacional, Moçambique/Brasil, Ações Afirmativas. |
MARIA JULIETA BATISTA DE ALMEIDA WEBER | INTELECTUAIS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CULTURA, PODER E SOCIABILIDADES | A pesquisa tem como propósito investigar trajetórias intelectuais e suas repercussões na história da educação, priorizando estudos biográficos, relações de poder e redes de sociabilidades. A partir de perspectivas socioculturais na história da educação serão investigados itinerários pessoais, escolares, acadêmicos, comunitários, dentre outros recortes e abordagens que contribuam para o estudo de produções, recepções e apropriações culturais. Parte-se do pressuposto de que o campo educacional é importante agregador de mediações culturais que evidenciam elementos de intercâmbios e particularidades culturais, bem como intervenções políticas e sociais. Nessa direção, objetiva-se abordar diferenciadas narrativas do pensamento social e educacional, protagonizadas por intelectuais que em contextos e sociabilidades específicas, produziram, difundiram e foram representativos de posições sociais demarcadas, seja na legitimação de elementos de cientificidade, seja em proposições que remetem a critérios identitários e de formação histórica, seja na contestação de pretensas superioridades culturais enquanto contrapontos a projetos civilizadores que se pautaram essencialmente por princípios de homogeneidade cultural. Palavras-chave: Intelectuais. História Intelectual. História da Educação. |
MARY ANGELA TEIXEIRA BRANDALISE | POLITICAS EDUCACIONAIS E AVALIAÇÃO NA EDUCACAO BRASILEIRA | O projeto objetiva construir referenciais de análise teórico-práticos sobre as políticas educacionais da educação brasileira, privilegiando os processos avaliativos a elas relacionados, seus impactos e repercussões em diferentes contextos: salas de aulas, currículos, instituições, sistemas, políticas e programas educacionais, sem desconsiderar as influências internacionais. A investigação envolve estudos e pesquisas sobre as políticas educacionais, voltadas à Educação Básica e à Educação Superior, e aos processos de avaliação que a elas são (podem ser) vinculados, bem como as possíveis implicações nas reformas educacionais brasileiras. Parte-se do pressuposto que as políticas educacionais fazem parte do conjunto de políticas públicas sociais, expressão da ação (ou não-ação) social do Estado. Elas são definidas, implementadas, reformuladas ou desativadas com base na memória da sociedade ou do Estado em que têm lugar e que por isso guardam estreita relação com as representações sociais que cada sociedade desenvolve sobre si própria. A postura investigativa crítica dará suporte a produção de conhecimento sobre a teoria e pratica de diferentes objetos de estudo do campo da avaliação educacional, os quais serão tomados em interfaces com as políticas educacionais e os processos de organização e desenvolvimento curricular. As temáticas e objetos de estudos e pesquisas podem referir-se à: avaliação institucional, avaliação de políticas e programas educacionais, autoavaliação institucional de escolas, avaliação de sistemas/avaliação em larga escala, avaliação de currículo, avaliação das aprendizagens, entre outros. Palavras-chave: Avaliação Educacional. Currículo. Política Educacional. |
NEVIO DE CAMPOS | HISTÓRIA, INTELECTUAIS E EDUCAÇÃO: DAS PERSPECTIVAS NACIONAIS ÀS TRANSNACIONAIS | Este projeto inscreve-se na História Intelectual e História dos Intelectuais, área que tem um caráter pluridisciplinar (História, Sociologia, Filosofia), pois se constitui pelo uso de diferentes enfoques, como o dos contextos de produção, de circulação e recepção das ideias, e as estratégias mobilizadas pelos intelectuais. Em termos mais específicos, visa discutir as práticas, os modos de ser, as regras de legitimação, as estratégias de um campo intelectual, bem como as características de um momento histórico que condicionam maneiras específicas de pensar e de agir de uma comunidade intelectual interessada no problema da formação humana. Inserem-se, neste projeto, pesquisas que tratam dos intelectuais e da educação, do processo de produção, circulação e recepção culturais/intelectuais no âmbito da formação humana, considerando as perspectivas regionais, nacionais, internacionais e transnacionais. Assim, objetiva contemplar objetos que se circunscrevam às trajetórias de intelectuais, aos debates e projetos culturais e educativos, discutindo o processo de constituição dos diferentes grupos, as suas interlocuções com as vertentes teóricas e filosóficas em geral, as suas ideias e intervenções, bem como suas relações com o Estado e os grupos políticos. Esta proposição dialoga com autores das Ciências Humanas, notadamente com aqueles que se inscrevem na História Intelectual e História dos Intelectuais ou de outras disciplinas (Sociologia, Filosofia), na tentativa de explicitar o funcionamento de uma sociedade intelectual, suas práticas, suas estratégias, seus habitus, as condições socioculturais que impõem visões de mundo, esquemas de percepções e apreciações, enfim, modalidades específicas de pensar e de agir dos intelectuais e o papel dessas personagens como produtores de bens simbólicos. Palavras-chave: História Intelectual. História dos Intelectuais. História da Educação. |
ORIOMAR SKALINSKI JUNIOR | HISTÓRIA, CULTURA E EDUCAÇÃO: OS INTELECTUAIS, O CAMPO EDUCACIONAL E AS SUAS FRONTEIRAS | Com o objetivo de analisar a ação de intelectuais na conformação de teorias e de práticas atinentes ao campo educacional e às suas fronteiras, o presente projeto interpreta-os enquanto agentes ligados à produção, à organização e à circulação de ideias e de valores no seio das vidas cultural, social e política. Por meio de sua atuação – balizada pelas necessidades e demandas emergentes no tempo histórico – os intelectuais entremeiam a organização das esferas privada e pública no espaço social, sendo decisivos naquilo que é pensado e reconhecido como argumento legítimo no debate coletivo. Ao operarem modelos de experiência e de mediação simbólicas, efetivam componentes de coordenação social na ordem do pensamento e da sensibilidade, cuja expressão de maneira larga pode ser verificada e interpretada no âmbito das ideias, das instituições, das políticas e das práticas efetivadas enquanto projetos formativos. São contemplados no presente estudo intelectuais com proposições de caráter diverso, vistos como agentes que produzem e mobilizam bens simbólicos, articulando-se por meio de redes institucionais e de sociabilidade. Por meio delas notabilizam sua filiação a setores sociais e atuam na dinâmica relacional de variados espaços, de modo a estabelecer efetivamente um campo intelectual, no qual empregam seus capitais na construção de narrativas produtoras de sentido, como legitimação simbólica e via de poder. Em seu trabalho de crítica, a pesquisa em tela acolhe proposições investigativas com temáticas, campos sociais e cronologias variados, em que pese isso, firma unidade ao lastrear seus estudos em fundamentos e métodos da História Intelectual e da História Cultural, notadamente com vistas a ampliar modelos de análise e de interpretação possíveis ao campo da História da Educação. Palavras-chave: História Intelectual. História Cultural. História da Educação. |
PAOLA ANDRESSA SCORTEGAGNA | POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO PERMANENTE: AÇÕES EDUCACIONAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESPAÇOS ESCOLARIZADOS E NÃO-ESCOLARIZADOS | Este projeto tem por objetivo analisar ações educacionais e práticas pedagógicas realizadas em espaços escolarizados e não-escolarizados, voltadas para jovens, adultos e idosos, a partir do contexto das políticas educacionais. Evidencia-se, especialmente, a relação entre a implementação das políticas públicas e educacionais e os processos educativos para jovens, adultos e idosos, em espaços escolarizados e não-escolarizados, que contribuam com o desenvolvimento do campo da educação permanente. Nesta pesquisa observa-se a análise da Educação de Jovens e Adultos, enquanto modalidade da Educação Básica, destacando a política educacional e a prática pedagógica. Enquanto perspectiva epistemológica específica, a educação permanente é um campo em construção. Desta maneira, as pesquisas realizadas a partir deste projeto fundamentam-se nos princípios do materialismo histórico e dialético. São realizadas pesquisas de campo, com aplicação de questionários e entrevistas, bem como pesquisas documentais e bibliográficas. Como produto, espera-se a produção de artigos, capítulos de livros e livros. Os projetos de Iniciação Científica, TCC, Mestrado e Doutorado vinculados a este projeto à educação permanente de jovens, adultos e idosos, em espaços escolarizados e não-escolarizados. Palavras-chave: Educação Permanente; Políticas Educacionais; Educação de Jovens e Adultos; Espaços escolarizados e não-escolarizados. |
RITA DE CASSIA DA SILVA OLIVEIRA | UNIVERSIDADE ABERTA PARA A TERCEIRA IDADE E PROGRAMAS UNIVERSITÁRIOS COM ADULTOS MAIORES: EDUCAÇÃO PARA O IDOSO NO BRASIL E NA ARGENTINA | A pesquisa baseia-se no resultado das três pesquisas produtividade anteriores, nas quais foram analisadas as produções (teses, dissertações, livros e artigos de períodos e artigos completos de comunicações em Congressos Nacionais) publicadas no interstício de 2000 a 2016, que versam sobre aspectos relacionados à educação na terceira idade e a universidade aberta para a terceira idade. A partir das considerações e conclusões destas pesquisas, possibilitaram a análise dos elementos epistemológicos que compõe o campo da gerontologia educacional (que está em formação) e subsidiaram estas investigações, ressaltando a importância da educação para a terceira idade. A pesquisa tem como objetivos gerais: comparar os programas voltados para a educação de idosos no Brasil, Universidade Aberta para a Terceira (UATI ou UNATI) e na Argentina, Programas Universitários para Adultos Maiores (PUAM); analisar a educação enquanto estratégia e possibilidade de empoderamento dos idosos. , a análise comparativa entre os Programas voltados para a educação de idosos no Brasil, sob a terminologia de Universidade Aberta para a Terceira, e na Argentina, intitulados de Programas Universitários para Adultos Maiores (PUAM), possibilitará traçar um paralelo entre o campo teórico-científico e as práticas desenvolvidas nos diferentes projetos/programas educacionais para os idosos nas universidades nos dois países. Os sujeitos da pesquisa são idosos e coordenadores dos programas selecionados. O campo delimitado para a pesquisa serão as UATI/UNATI e PUAM. Pretende-se, a partir dos dados coletados, realizar uma comparação entre as UATI/UNATI e PUAM, ressaltando as práticas educacionais e debates sobre a educação do idoso como estratégia de empoderamento e o fortalecimento do campo epistemológico. A pesquisa será qualitativa, com revisão bibliográfica e pesquisa de campo. É uma investigação que envolve o Grupo de Pesquisa, GEJAI (UEPG), cadastrado no CNPq, sendo por esse órgão o seu financiamento por meio da bolsa produtividade. Existem alunos de IC, mestrado e doutorado envolvidos na pesquisa. Palavras-chave: Universidade Aberta para a Terceira Idade; idosos; educação; Gerontologia Educacional; educação formal e não formal; políticas educacionais. |
SIMONE DE FATIMA FLACH | ENCAMINHAMENTOS POLÍTICO-EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO PERÍODO REPUBLICANO | A pesquisa se insere na discussão sobre as políticas educacionais brasileiras. Para tanto, visa investigar como as políticas para o setor são implementadas e quais seus impactos na escola e no trabalho dos profissionais da educação. Tendo como pressuposto de análise o materialismo histórico e dialético pretende-se dialogar com pesquisadores brasileiros que utilizam diferentes perspectivas epistemetodológicas, buscando elucidar como e se os princípios constitucionais orientam o planejamento político-educacional nos Sistemas de Ensino. O referencial marxista se mostra como imprescindível para a investigação, visto que, entender os encaminhamentos político-educacionais na sociedade capitalista pressupõe um aporte teórico comprometido em desvendar as contradições da realidade. Objetivos: Investigar as políticas educacionais brasileiras desde a Proclamação da República até os dias atuais. Analisar as políticas educacionais para a educação básica e seus impactos na organização dos sistemas de ensino e da escola e no trabalho dos profissionais da educação. Investigar como os princípios constitucionais para a educação brasileira se efetivam nas ações político-educacionais. Interpretar, sob a luz do referencial materialista histórico e dialético, as ações governamentais voltadas para o campo educacional. Temáticas de investigação: Relações entre as políticas educacionais e a organização escolar; Gestão Democrática na Educação; Previsões constitucionais e efetivação na realidade educacional; Valorização dos Profissionais da Educação; Financiamento da Educação; Direito à Educação. Referencial teórico: A pesquisa está pautada na teoria materialista histórico e dialética. Procedimentos metodológicos; Levantamento de estudos e pesquisas a respeito da temática investigada; Levantamento das políticas educacionais para a educação básica em andamento e que visem, de forma implícita ou explícita, o desenvolvimento da autonomia individual e coletiva. Acompanhamento e análise de diferentes experiências denominadas de gestão democrática. Palavras-chave: Políticas Educacionais; Direito à Educação; Princípios Constitucionais. |
VERA LUCIA MARTINIAK | A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NOS PAÍSES DO SUL GLOBAL: ASPECTOS POLÍTICOS E HISTÓRICOS
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A pesquisa analisa a expansão da educação pública nos países que compõem o sul global (África, América Latina e Caribe, Ásia e Oceania). A questão norteadora centra-se na seguinte indagação: como as transformações nas relações de produção desencadearam a expansão das escolas públicas nos países do Sul global, no século XX? Na periodização definida para a pesquisa propõe-se um duplo movimento de análise: inicialmente busca-se problematizar e levantar a produção historiográfica sobre a educação escolar; na sequência, após o levantamento do Estado do Conhecimento, pretende-se compreender o processo de escolarização elementar e as políticas de institucionalização, disseminação e democratização da educação pública, a partir dos aspectos políticos e históricos. Para empreendimento da análise é utilizado como referencial teórico o materialismo histórico-dialético, que busca descrever a realidade do fenômeno estudado de modo a atingir a sua essência. Para este estudo de caráter qualitativo a revisão teórica terá como aporte as discussões de autores clássicos, como Karl Marx, Friedrich Engels, John Locke, e as contribuições de autores contemporâneos como Dermeval Saviani, Jorge Nagle e Luiz Antonio Cunha. Têm como procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica sobre as principais categorias de análise da pesquisa: trabalho, educação e escola pública; pesquisa documental que consiste no levantamento e a catalogação das fontes primárias, buscando identificar o processo de expansão das escolas públicas e as políticas de institucionalização, disseminação e democratização do acesso; análise do material coletado procurando discutir e compreender o processo histórico de institucionalização das escolas públicas. A proposição dessa pesquisa sobre a escola pública parte do princípio de que se conhecer esse modelo de instituição criada no século XX auxiliará a compreender o modelo de escola que temos na contemporaneidade. Palavras-chave: Educação pública. Sul global. História da Educação. Políticas Educacionais. |