EAIC comemora 30 anos e Zootecnia é destaque na Premiação em Ciências Agrárias

Acadêmicos do 5° ano do Curso de Zootecnia da UEPG são destaque na Premiação do XXX Encontro Anual de Iniciação Científica da UEPG.  Esta edição comemorou os 30 anos do início do evento anual que enaltece as pesquisas científicas realizadas em todas as áreas do conhecimento. Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Engenharias, Linguísticas, Letras e Artes na UEPG.

O prêmio é destinado a acadêmicos que desenvolveram Iniciação Científica sob a orientação de docentes ou Pós-Doc da UEPG e que tenham se destacado nos aspectos de desenvolvimento de pesquisa e de sua relevância, qualidade dos relatórios e do resumo submetido ao Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) da UEPG.

A Zootecnia num todo tem muito a comemorar pois os três prêmios na área de Ciências Agrárias foram para acadêmicos do Curso de Zootecnia com projetos vinculados ao Mestrado do Programa de Pós-graduação em Zootecnia e realizados em laboratórios e  com o apoio do  Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

1º Lugar EAIC: Flávio Augusto Bachmann dos Santos

Título: Produção e Composição do Leite e sua Relação com os Parâmetros Reprodutivos de vacas Primíparas e Multíparas

Orientadora:  Dra. Adriana de Souza Martins

Dissertação de mestrado: Bianca Letícia Barbosa

Trata-se de um projeto desenvolvido em parceria com a Cooperativa Frísia Agroindustrial visando atender a demanda da região, que é considerada a maior bacia leiteira do País. O projeto teve como proposta analisar os parâmetros reprodutivos de vacas leiteiras de primeiro parto e de múltiplos partos, tendo em vista o impacto da reprodução na produção de leite.

2° Lugar EAIC:  Bianca Zotti

Título:  Recuperação e curva de crescimento de leitões de baixa viabilidade

Orientadora: Dra.  Cheila Roberta Lehnen

Leitões de baixa viabilidade apresentam um alto custo em granjas suinícolas devido ao crescimento comprometido após o nascimento e muitas vezes são eliminados do rebanho devido à exposição do restante da leitegada a problemas sanitários. Este trabalho avaliou formas práticas e usuais de colostragem para recuperação dos leitões de baixo peso e indica que os mesmos são viáveis, trazendo para os produtores de suínos dos Campos Gerais informações relevantes quanto a manutenção destes leitões no rebanho.

Dissertação de mestrado: Anna Paula Holzamnn Mass

3 ° Lugar EAIC: Bárbara Hamilko Balzer

Título: Características do leite de vacas da raça Jersey e Holandesa e seus efeitos sobre a estabilidade do leite

Orientadora:  Dra. Adriana de Souza Martins

Dissertação de mestrado: Thaís Fátima Ferreira Neves

O município de Castro e região contam com cooperativas e indústrias que prezam pela qualidade do leite e de derivados lácteos produzidos. Neste sentido, o projeto teve como objetivo analisar os fatores que podem interferir na estabilidade do leite, sendo esta uma das variáveis que compromete a qualidade dos produtos lácteos. Leite de baixa estabilidade traz prejuízos para a indústria, pois ocorre coagulação durante o processamento térmico, e também ao produtor, uma vez que é rejeitado pela indústria ou penalizado com descontos.

Texto: Professoras Adriana Souza Martins e Cheila Roberta Lehnen

Foto da capa:  Jéssica Natal