Professor do Departamento de Zootecnia da UEPG realiza pós-doutorado em Genômica Animal nos Estados Unidos

As pesquisas na área de biotecnologia molecular estão entre as mais investigadas em todo o mundo, tanto em humanos como em animais. Conhecer as regiões genômicas que ajudem na compreensão dos mecanismos moleculares envolvidos no aparecimento de doenças, no desenvolvimento dos indivíduos e no aumento da capacidade produtiva são algumas das razões dos estudos genômicos estarem em grande evidência no cenário científico mundial. Foi com este objetivo que o professor Victor Pedrosa do departamento de Zootecnia da UEPG viajou aos Estados Unidos para realização de um pós-doutorado na Purdue University, no estado americano de Indiana. “Os avanços na área de genômica foram muito rápidos e, dos últimos anos para cá, o conhecimento molecular acelerou de maneira progressiva. Com isso, é extremamente importante se manter atualizado para que as pesquisas realizadas na UEPG mantenham o nível de qualidade observado nos principais polos científicos do exterior”, comenta Dr. Pedrosa.

Sob supervisão do doutor em genômica animal Luis Brito, professor efetivo da Purdue University, estão sendo conduzidos estudos para o melhor conhecimento de regiões genômicas que estejam associadas a características mensuradas em ordenhas robóticas para bovinos leiteiros. Além do contexto genômico, o projeto visa ainda desenvolver novas características que possam auxiliar os criadores na seleção genética de animais mais adaptados a este tipo de sistema de ordenha. O professor Victor destaca que o sistema de ordenha robótica é o mais moderno utilizado na pecuária leiteira mundial, mas a adaptação dos animais a este tipo de sistema ainda demanda maiores investigações, principalmente sob o ponto de vista genético. “Com nossa pesquisa esperamos obter respostas concretas sobre quais genes exercem maior influência nas características mensuradas em ordenhas robóticas e, por meio deste conhecimento, auxiliar os criadores no processo de seleção dos animais de maior mérito genético e melhor adaptados ao sistema automatizado”.

A Purdue University fica localizada no estado americano de Indiana e está classificada entre as melhores universidades em “Animal Science” dos Estados Unidos. Purdue é reconhecida no exterior como uma das universidades de mais elevado nível tecnológico e também pela grande quantidade de recursos financeiros investidos em pesquisas de diferentes áreas como engenharias, tecnologia da computação e ciências agrárias. O projeto de pesquisa capitaneado por Dr. Brito e conduzido pelo professor Victor Pedrosa conta ainda com a colaboração efetiva de pesquisadores da China e do USDA. O conjunto de dados para a realização do trabalho foi coletado de uma das maiores fazendas de ordenha robótica dos Estados Unidos, localizada na cidade de Plymounth/IN, onde são ordenhadas diariamente mais de 5000 vacas, das quais, mais de 2200 em sistema robotizado.