Mostra de Zootecnia da UEPG traz palestras e exposição científica

A terça-feira (18) foi repleta de ciência, pesquisa e troca de experiências para alunos e professores de Zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A segunda edição da Mostra de Pesquisa Científica da Pós-graduação em Zootecnia reuniu trabalhos científicos e palestras no Centro Integrar e Bloco de Z, Campus Uvaranas. Na parte da manhã, o evento reuniu profissionais de empresas da região para falar sobre nutrição, genética e saúde animal. Pela tarde, os alunos realizaram uma exposição científica de trabalhos produzidos no Departamento.

Mariana Vieira Feldhaus estava do laboratório de pscicultura, que é a ciência que estuda a produção de peixes em ambientes controlados. Ainda no primeiro ano, ela já apresentou alguns resultados da sua pesquisa para colegas da graduação e pós. “Nosso trabalho se trata basicamente da nutrição dos peixes e estamos apresentando um pouquinho de como que funciona o laboratório, nossas atividades e o sistema que a gente usa para criar esses peixes”, explica.

A cada grupo que entrava no laboratório, a fala reiniciava, mostrando os objetos utilizados para realizar a pesquisa. “Eu já tenho um pouco de experiência com peixes em casa, então acabo me sentindo mais confortável em explicar nosso trabalho para as pessoas e é claro que pretendo seguir nessa área de estudo, com certeza”, conta. O professor Wilson Furuya, coordenador do laboratório e orientador de Mariana, comemora a divulgação do curso no evento. “É importante que todos os alunos da graduação, pós-graduação e empresas que trabalhamos conheçam o nossas pesquisas, isso os ajuda a reconhecer nossa importância para a agricultura brasileira”.

O professor acrescenta que o curso de Zootecnia da UEPG é um importante formador de profissionais e pesquisadores para iniciativas públicas e privadas. “Aqui também temos muitas possibilidades de estágios, por meio de parcerias que temos com instituições, então sempre haverá uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho da maneira mais qualificada possível”.

Importância

O evento comemora a produção científica no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ), com nota quatro na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Isso mostra a dedicação e o trabalho dos nossos professores e acadêmicos da pós-graduação e iniciação científica. Estamos numa região privilegiada, onde o agronegócio é forte, o que nos deixa confortáveis em relação ao nosso trabalho”, comemora a professora Adriana de Souza Martins, coordenadora da Pós. Para ela, o evento mostra a importância da aproximação do curso com empresas privadas. “Torna a nossa Pós-graduação mais forte ainda, não só aqui dentro da Universidade, mas também fora, com a comunidade e com as empresas. Precisamos trabalhar em equipe, pois é isso que nos move”, acrescenta.

“O Departamento de Zootecnia vem ganhando muito destaque, por conta do comprometimento que temos, com um grupo coeso e que se dedica no ensino, na pesquisa e na extensão”, explica a vice-coordenadora do PPGZ, Cheila Roberta Lehnen. Grande parte das pesquisas brasileiras na área do agronegócio são realizadas em instituições públicas, o que dá credibilidade ao trabalho realizado pelo curso da UEPG, segundo ela. “Estamos em uma região que temos muito crédito como Universidade e como Departamento, então nós valorizamos vestimos a nossa camisa e queremos que esse comprometimento continue”.

Abertura para outros setores

No início do evento, o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, parabenizou a integração entre universidade e sociedade. “Temos que pensar que nossas ações impactam em tudo, estamos em uma região que o curso de Zootecnia tem um grande campo de atuação, o que pode ajudar diretamente as empresas e a comunidade”, salienta. A UEPG desenvolve atividades que repercutem na capacitação de pessoas e na sociedade como um todo, segundo ele. “A gente sempre fala do apoio governamental, que é fundamental obviamente, mas nós temos que buscar mais parcerias na iniciativa privada também, até porque os problemas que surgem estão sendo resolvidos pela Universidade”.

“É um momento muito importante para a Zootecnia, porque além de ter um Programa de Pós-Graduação novo, vive momento ímpar no Estado, com novas iniciativas e projetos”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Giovani Marino Fávero. O professor ainda destaca que este é o melhor momento para que alunos aproveitem as oportunidades oferecidas pelo curso. “Estamos em uma região extremamente rica e o curso tem portas abertas por onde passa, desenvolvendo ciência e tecnologia com as agências de fomento”.

O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia está com inscrições abertas para o curso de Mestrado, com início das aulas em 2024. São 18 vagas, que serão distribuídas nas linhas de pesquisa de Produção e nutrição de não ruminantes; Produção e nutrição de não ruminantes; e Genética, melhoramento e reprodução animal. Inscrições podem ser feitas até 24 de novembro, por meio da Plataforma Acad. Mais informações estão presentes no edital aqui.

Texto e Fotos: Jéssica Natal

Fonte: Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG