Professor do curso de Zootecnia da UEPG divulgam pesquisa em evento internacional.

O “International Fish Congress and Fish Expo 2023 – IFC 2023” é um evento presencial e digital que ocorreu em Foz do Iguaçu com participação de mais de 40 conferencistas de 18 países, Feira de Negócios com mais de 100 estandes e rodada internacional de negócios e debates com os principais players do setor de Aquicultura. Pesquisadores internacionais renomados apresentaram palestras com tradução simultânea para mais de 2000 participantes. O evento ocorreu entre os dias 19 à 21 de setembro na cidade de Foz do Iguaçu.

O IFC tem como objetivo reunir todos os elos da cadeia produtiva constituída por palestras, estandes, trabalhos científicos, rodadas de negócios, networking e mostra de tecnologia. O público-alvo do evento foram empresários, aquicultores, amadores de pesca, agentes do mercado (varejo e food service), prestadores de serviços, fornecedores, dirigentes, profissionais do setor e formadores de opinião.

A abertura do evento foi realizada pelo ex-ministro da Pesca e Aquicultura Altemir Gregolim, que informou sobre a atual situação global e perspectivas da aquicultura, além dos desafios para a produção sustentável de peixes como alimento de alta qualidade para consumo humano. Participaram no evento os professores do Departamento de Zootecnia da UEPG, Prof. Dr. Wilson Massamitu Furuya, Profa. Dra. Valéria Rosseto Barriviera e Profa. Dra. Thaís Pereira da Cruz, juntamente com alunas do curso de Zootecnia da UEPG, Mariana Vieira Feldhaus, Letícia Marinho Rocha e Cintia Taciane Canareck. O Prof. Dr. Wilson M. Furuya também recebeu o renomado Prof. Dr. Delbert Monroe Gatlin III da Texas A&M University (College Station, Texas, USA), considerado como referência mundial na área de nutrição de peixes, com h-index de 81. O Dr. Delbert M. Gatlin III, também é editor chefe do periódico “Aquaculture”, considerado o mais relevante na área de aquicultura (Figura 01).

Figura 01 – Professores e alunos do Departamento de Zootecnia da UEPG e Dr. Delbert Monroe Gatlin III (4º da direita para a esquerda; Texas A&M, College Station, TX, USA), no “International Fish Congress and Fish Expo 2023” em Foz do Iguaçu.

O professor Wilson M. Furuya, também apresentou a palestra “Uso de minerais quelatados na nutrição de precisão de peixes”, como parte do projeto de pesquisa em parceria com a UEPG/FAUEPG/DEZOO. Na palestra, o Prof. Wilson M. Furuya apresentou parte dos resultados da pesquisa realizada em parceria com a BASF. O projeto foi montado no Laboratório de Aquicultura da UEPG (Bloco Z) em um sistema de recirculação de água (SRA), considerado mais sustentável, com menor consumo de água, além de uso de filtro de decantação, filtro UV, mídias biológicas e enriquecimento ambiental, objetivando biossegurança e o bem-estar dos peixes (Figura 02).

Figura 02 – Bruno Wernick (Gerente de Negócios, BASF, Animal Nutrition) e Sistema de recirculação de água (SRA) do Laboratório de Aquicultura do curso de Zootecnia da UEPG.

A BASF, sediada na cidade de Ludwigshafen, Alemanha, selecionou o Laboratório de Aquicultura da UEPG entre os países da Ásia, Europa e América do Norte e do Sul, para execução do projeto para avaliação de minerais quelatados (glicinatos) da empresa, objetivando maior precisão na suplementação de minerais e maior sustentabilidade ambiental pela redução na excreção de minerais pelos peixes.