PRAE realiza painel de lançamento da campanha Assédios Plurais

por Luciane Pereira da Silva Navarro

A Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DAAD), da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), lança durante esta semana o Projeto Assédios Plurais com um painel na quinta-feira (23) e ações de divulgação da “Campanha UEPG de olho no assédio”. A primeira atividade realizada hoje (20) foi distribuição de adesivos e cartazes pela instituição.

Alunos, professores e servidores foram abordados e receberam orientações sobre o canal de denúncias pelo (42) 3220 3771. “O objetivo do projeto é combater todo tipo de assédio, especialmente o sexual e moral no ambiente acadêmico”, afirma a estudante Ana Paula Gonçalves de Meirado, que participou da ação de hoje no campus Uvaranas. Ela participa do coletivo Mulheres da Geografia, que propõe discutir casos de assédio, tomar providências e, principalmente, acolher vítimas de assédio, machismo e outras violências de gênero.

Salas de aula, restaurante universitário e laboratórios receberam adesivos com a mensagem da campanha que a lerta os usuários que a instituição está atenta ao problema. “Combater as práticas de assédio é uma pauta da DAAD uma vez que o objetivo desta diretoria é contribuir para que a universidade se torne cada vez mais um ambiente humanizado e seguro”, afirma a diretora Silmara Carneiro e Silva.

“O respeito às diversidades é um fundamento para relações humanas e sociais justas e que garantam a liberdade de expressão, gênero e de identidade. A universidade deve ser este espaço propagador de uma cultura de respeito e de reconhecimento das diversidades humanas”, afirma a Pró-reitora Ione Jovino. “O assédio é uma prática repudiada pela UEPG. Nesse sentido, lançamos a campanha que representa esta postura de reprovação a toda e qualquer forma de assédio no ambiente universitário”, complementa Jovino.

Painel

A segunda ação da campanha, ainda durante esta semana, é o “Painel Assédios Plurais: discutindo o assédio e a importunação sexual no ambiente universitário”, que acontece no PDE, campus Uvaranas, na quinta-feira (23). Os interessados podem se inscrever pelo link http://twixar.me/bphn A abertura da mesa acontece às 8h45, com lançamento oficial da Campanha ‘UEPG de olho no assédio” ,às 9h. O painel inicia às 9h15 e termina às 11h30. Os participantes recebem certificado de 3 horas

De acordo com a organização, o evento é parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela Pró-reitoria e pela UEPG no enfrentamento dos diferentes tipos de assédio na universidade. O atendimento a estudantes que sejam alvo de práticas de assédio no ambiente universitário é uma das frentes de trabalho da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e neste trabalho a DAAD tem papel importante – assegurar a acolhida, o atendimento e a proteção a estudantes vítimas. Este trabalho não é possível de ser desenvolvido isoladamente.

“Por isso, contamos com a parceria de projetos, núcleos de pesquisa, entidades estudantis e de órgãos de atendimento da UEPG e da rede de proteção para assegurar que o atendimento jurídico, social e de saúde mental seja efetivado adequadamente. Além do atendimento mediante os casos identificados, precisamos construir uma cultura institucional de repúdio aos assédios plurais”, afirma Jovino.

Parceiros

Na UEPG, são parceiros na campanha e na realização do painel: Núcleo Maria da Penha – NUMAPE; Núcleo de Relações Étnico-Raciais, de Gênero e Sexualidade NUREGS; Laboratório de Estudos de Gênero, Diversidade, Infância e Subjetividades – LAGEDIS; Diretório Acadêmico de Geografia Luiz André Sartori – DAGLAS Centro Acadêmico de Serviço Social Divanir Munhoz – CASSD; Diretório Central dos Estudantes – DCE; Coordenadoria de Comunicação; Pró-Reitoria de Recursos Humanos.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizará plantões de atendimento no Campus Central. O órgão divulgou o cronograma de atendimento para as ações de junho e julho de 2019 – o atendimento também contará com o apoio da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DAAD), órgão ligado à PRAE.

De acordo com a professora doutora Ione Jovino, pró-reitora de Assuntos Estudantis, a ideia é facilitar o acesso ao serviço oferecido pela Pró-Reitoria. “O objetivo é atender aos alunos e alunas e também coordenações  de colegiado, professoras e professores que possam ter alguma questão de demanda social ou pedagógica e que precisem de orientação ou encaminhamento”, destacou a docente.

O cronograma prevê que que o atendimento aconteça na sala 107, ao lado do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, nas quartas-feiras das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. Confira abaixo o cronograma de atendimento divulgado pela PRAE.

Cronograma de atendimento

DATAS