51º Forproex divulga Carta de Belém do Pará – 2023

O Fórum de Pró-Reitoras e Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) divulgou nesta segunda-feira (3) a Carta de Belém do Pará – 2023, discutida e redigida durante o 51º Forproex, realizado de 22 a 25 de junho, tendo como sede a Universidade Federal do Pará (UFPA). Com o tema “Extensão, Democracia e Desenvolvimento do Território”, as discussões foram conduzidas por meio de mesas de debates, no Auditório José Vicente Miranda, do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA.

Durante a programação foi lançado o programa televisivo “Alô, Comunidade”, fruto de parceria entre o Canal Futura e universidades parceiras, com o apoio do Forproex e do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom). A cada edição do programa, são apresentadas reportagens sobre ações, projetos e programas extensionistas das universidades junto a grupos sociais. Episódios do programa já estão disponíveis no GloboPlay.

Também foi eleita a nova diretoria do Forproex, composta pelos seguintes pró-reitores: Hélder Eterno da Silveira (UFU, presidente); Maria Anezilany Gomes do Nascimento (UECE, vice-presidente); Almir Oliveira de Menezes (Ufam, coordenador Norte); Raimunda Kelly Silva Gomes (UEAP, vice-coordenadora Norte); Sueli Maria da Silva Pereira (UFS, coordenadora Nordeste; Esdras Marchezan Sales (UERN, vice-coordenador Nordeste); Ludmila Grego Maia (UFJ, coordenadora Centro-Oeste); Vanessa Renata Molinero de Paula (UniRV, vice-coordenadora Centro-Oeste); Ivana Bentes Oliveira (UFRJ, coordenadora Sudeste); Cláudia Gonçalves de Lima (UERJ, vice-coordenadora Sudeste); Alfredo Balduíno Santos (Udesc, coordenador Sul); Valter Vander de Oliveira (IFSC, vice-coordenador Sul).

Veja a íntegra da Carta de Belém AQUI.