ANAIS – 41º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL – SEURS

Apresentação

A Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG sediou, de 25 a 27 de outubro de 2023, o 41º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS, que reuniu as instituições participantes do Fórum de Pró-Reitoras e Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras – FORPROEX – Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). O evento teve organização da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais – PROEX-UEPG, com apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Conselho Municipal de Turismo, Fundação de Apoio à UEPG – FAUEPG, Fundação Araucária e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – SETI.
O encontro anual dos dirigentes e agentes extensionistas da Região Sul tem o propósito de promover, discutir e difundir a extensão universitária, por meio do intercâmbio entre as instituições participantes, além de estimular o diálogo interinstitucional e a troca de experiências com a comunidade, fortalecendo ainda mais a prática extensionista. Para cumprir estes objetivos, o 41º SEURS abordou o tema “Extensão Universitária: Interfaces entre Ciência, Comunidade e Políticas Públicas”, pautado nas experiências e transformações da Extensão Universitária, bem como os desafios e caminhos a seguir.
Em sua 41º edição, o SEURS registrou a submissão de 662 trabalhos, com 2.579 autores de 25 instituições. Desses, foram aprovados 517 artigos, que estão publicados nestes anais. Para apresentação no evento, foram selecionados 261 trabalhos na modalidade oral; 19 trabalhos na categoria oficinas; 17 na categoria vídeo; e 14 trabalhos na modalidade podcast. A publicação dos anais está dividida de acordo com os eixos temáticos da extensão universitária: Eixo 1. Comunicação; Eixo 2. Cultura; Eixo 3. Tecnologia e Produção; Eixo 4. Educação; Eixo 5. Meio Ambiente; Eixo 6. Saúde; Eixo 7. Tecnologia e Produção; Eixo 8. Trabalho..

Eixo 1. COMUNICAÇÃO

Eixo 2. CULTURA