IESOL expande o alcance da economia solidária em ações e eventos

De 24 a 27 de outubro a Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Estadual de Ponta Grossa (IESOL/UEPG) participou do Congresso Internacional de Administração (ADM 2022) e da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Entre os tópicos abordados nos dois eventos, estão cooperativismo, autogestão, atuação na academia e uso de tecnologia e inovação dentro da pesquisa e extensão.

No ADM22, a incubadora proporcionou o minicurso on-line “Economia Solidária: Cooperativismo & Autogestão em Debate” (24/10) e a palestra “Economia Solidária e a IESOL/ UEPG: Possibilidades de Ensino e Extensão” (27/10). Já na Semana de Ciência e Tecnologia, o professor extensionista Luiz Alexandre Gonçalves Cunha, representou a IESOL na mesa redonda “Tecnologia e Inovação na prática extensionista” (24/10).

Emily Sartori, da equipe da IESOL que ministrou o minicurso no ADM 2022, comenta que a interação com os ouvintes favorece um diálogo entre áreas acadêmicas diferentes. ”Torna-se uma troca de conhecimento onde partimos do ponto “O que a administração pode somar para a Economia Solidaria e o que esta pode trazer de positivo para a administração?”.

Para Sartori, o cenário atual não poderia ser mais propicio para esse diálogo. “O contexto de múltiplas crises em que vivemos necessita de um novo olhar para seu enfrentamento. Escolher o caminho da Economia Solidária é também buscar a igualdade, a cooperação e a emancipação dos sujeitos”.

O extensionista Luiz Alexandre Gonçalves Cunha, que participou da 19ª Semana da Ciência e Tecnologia, afirma que a proposta da IESOL é vital para a necessidade atual de integração entre economia, tecnologia e acessibilidade digital. “A economia solidária propõe a democratização da tecnologia no sentido que o conhecimento acumulado nas universidades possa ser levado às comunidades, mas num processo de diálogo e de respeito com o saber popular e as necessidades da produção popular.

Para o professor Luiz Fernando Lara, representante da IESOL no ADM, a incubadora possui um papel de destaque quando se trata de desenvolvimento solidário na região, algo conseguido através do pioneirismo de sua proposta e experiência adquirida nessa trajetória de 17 anos. “Agora que os diversos cursos da UEPG estão implantando a Curricularização da Extensão junto aos Projetos Políticos de Curso (PPCs), a IESOL tem que esclarecer o seu âmbito de atuação, bem como o papel que desempenha junto aos órgãos da administração pública (em suas três esferas)”.

Manuela Salau Brasil, coordenadora técnica que atuou como facilitadora no ADM 2022, salienta que os convites da PROEX (19ª Semana de Ciência e Tecnologia) e do Departamento de Administração (ADM 2022) para a participação da incubadora comprovam o respeito da UEPG pelo trabalho desenvolvido dentro da IESOL. “É com muita alegria que recebemos esses convites de dentro da instituição. São grandes oportunidades para divulgar os princípios da economia solidária e assim fazer com que mais pessoas compreendam, se interessem e se juntem a nossa atuação por esses princípios”, comenta Brasil.

Como programa de extensão, a IESOL atua na incubação de projetos solidários desde 2005, tendo mais de 27 empreendimentos auxiliados. A próxima participação da incubadora será no 40º SEURS- Seminário de Extensão Universitário da Região Sul com a apresentação do trabalho “Espaços formativos para além da Universidade: O alcance de públicos diversos por meio de extensão na IESOL/UEPG”.

Texto: Yuri A.F. Marcinik/acadêmico de Jornalismo/estagiário na IESOL