Nos dias 26 e 27 de maio de 2023, técnicos e acadêmicos de pós e graduação integrantes do Laboratório de Mecanização Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Lama/UEPG) realizaram visita técnica na unidade rural familiar rural do sr. Ari Gonçalves Batista e da Sra. Maria Miranda Batista.
O agricultor é cooperado da COOPERAFLORESTA (Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo e Adrianópolis) onde são desenvolvidos Sistemas Agroflorestais no Vale do Ribeira. A área é integrante da Comunidade Tradicional Quilombola de Areia Branca e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Estadual de Pinheirinhos, inserida na Floresta Ombrófila Densa do bioma Mata Atlântica.
O produtor é referencial quanto ao sistema agroflorestal onde o manejo é feito imitando a sucessão de uma floresta nativa e permite o cultivo de uma grande diversidade de espécies com diferentes usos, gerando renda de forma diversificada e constante.
Produtos da COOPERAFLORESTA como o chips de banana e de mandioca e a bala de banana, são alguns dos produtos famosos e comercializados. Estes contribuem para a geração de renda para as famílias de agricultores.
O Lama/UEPG, através do Programa Paraná Mais Orgânicos, apoiou a articulação do processo de certificação participativa neste local. Fica evidente o papel fundamental dos serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) para os agricultores familiares da região prestados pelo Lama/UEPG ao apoiar a organização dos agricultores ecológicos, incluindo o apoio a certificação participativa pela Rede Ecovida e comercialização por meio do Projeto Compra Coletiva.
A aluna de pós-graduação em Agronomia, Anna Rachel Czech Novloski, relata que foi a primeira vez que teve a oportunidade de experenciar e conviver em uma agrofloresta plena. “Essa floresta de alimentos permeada por várias camadas de conhecimento e muita luta, me fez sentir algo que há muito eu não sentia, que é esperança”.
Texto e fotos LAMA/UEPG