Pró-reitora participa de encontro de extensão da Abruem

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Maria Salete Marcon Gomes Vaz, participa nesta semana do 2º Encontro de Extensão da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), sediado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento ocorre no Museu da Escola Catarinense (Mesc), no Centro Histórico de Florianópolis.

Representantes de 34 instituições de ensino superior do Brasil e uma da Argentina participam do evento, que reúne pró-reitores e diretores de Extensão de universidades estaduais e municipais afiliadas à Abruem. Os três dias de programação (25,26 e 27) registram cinco mesas-redondas, além de apresentações culturais.

Na abertura do encontro, nesta terça-feira, foram tema de debates a internacionalização e a inserção curricular da extensão. Na agenda, ainda ocorreu o lançamento da 3ª Coletânea da Câmara de Extensão da Abruem. No segundo e terceiro dias, estarão em pauta temas como o financiamento da extensão; a consolidação da política nacional de extensão; cultura extensão – ideias e experiências; e a extensão como potência para formar cidadãos.

A pró-reitora de Extensão da UEPG destaca a participação no encontro, como uma oportunidade de trocar experiências e debater temas relevantes para a extensão universitária. “A extensão passa por um processo de fortalecimento e consolidação, a partir da curricularização das atividades extensionistas que, a partir deste ano, passam a integrar a grade curricular dos cursos de graduação”, observa.