Proex-UEPG abre primeira exposição de 2024 com homenagem a mulheres

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Proex-UEPG) inicia 2024 com uma exposição sobre mulheres cientistas. A mostra “Mulheres Cientistas de Ponta Grossa: suas vidas e pesquisas” estreia nesta sexta-feira (16), na Galeria da Proex (Rua Sant’Ana, 129), às 9h.

A mostra homenageia pesquisadoras da UEPG, em referência ao Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência, celebrado no último domingo (11). Os visitantes poderão conferir imagens das pesquisadoras, com suas trajetórias e desafios vividos por mulheres no ambiente acadêmico, acompanhadas de obras produzidas por alunas e professoras do curso de Artes Visuais.

O acervo é organizado por Bettina Heerdt e Leila Inês Follmann Freire, professoras de Ciências Biológicas e Química, respectivamente. A coleção foi exposta pela primeira vez no Centro de Convivência do Campus Uvaranas, em novembro do ano passado. Após a cerimônia de abertura da exposição, haverá visitação pela mostra com excursões escolares. Escolas interessadas em conhecer o trabalho devem agendar visitação via telefone pelo número (42) 3220-3481. A Galeria da Proex abre de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h.

Próximas exposições

A homenagem às cientistas de Ponta Grossa fica em cartaz na Galeria da Proex até 01 de março. Em seguida, o espaço receberá outras duas exposições em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. As mostras “Dos lugares que eu vejo”, da artista e professora Patrícia Camera, do curso de Artes Visuais; e “Reminiscências”, da professora Cássia Gonçalves Magalhães, do Departamento de Química, estreiam simultaneamente na Galeria, em 06 de março.

Texto e foto: Gabriel Miguel