Projetos de Extensão: “O que você estava vestindo?” e “Pluralidades Poéticas” na Fundação Oswaldo Cruz (RJ)

Professoras da UEPG expõem projetos de extensão na Fiocruz

Profa Dra Adriana Rodrigues Suarez

Profa Dra Marcela Teixeira Godoy

Dois projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) receberam um convite do Instituto de Ciência e Tecnologia de Biomodelos (ICTB) a serem expostos, nesta semana, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os Projetos “O que você estava vestindo?”, coordenado pela Professora do Departamento de Biologia Geral, Marcela Teixeira Godoy, e “Pluralidades Poéticas”, coordenado pela professora do Departamento de Artes, Adriana Rodrigues Suarez proporcionaram a formação dos funcionários a respeito da prevenção e enfrentamento à violência sexual, por meio de palestras e da exposição com as roupas e depoimentos de pessoas que sofreram esse tipo de violência.

O projeto coordenado pela professora Adriana, da Pró-Reitoria de Assuntos Administrativos (Proex), o Projeto Pluralidades Poéticas oferece um conjunto amplo de atividades artísticas e culturais, onde a problemática da violência sexual se estende para as reflexões críticas da formação do acadêmico de Artes Visuais e do espectador. O projeto procura sensibilizar o público para que passe a ver a Arte como um campo de conhecimento, contribuindo assim para novos conhecimentos artístico/culturais. A exposição de arte-sobrevivente What Were You Wearing? (O Que Você Estava Vestindo?, em português) expõe o que as vítimas de violência sexual estavam usando quando foram violadas. O projeto iniciou na Universidade de Arkansas, nos Estados Unidos, e a professora Marcela Teixeira Godoy, diretora administrativa da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), remontou a exposição em Ponta Grossa, com a parceria com a as professoras Jen Brockman (University of Kansas) e Mary Wyandt- Hiebert (University of Arkansas).

Para a professora Marcela, apresentar os projetos na Fiocruz foi uma honra e também uma grande responsabilidade. “A Fiocruz é referência em saúde. E saúde não é só ausência de doença. Ficamos muito felizes em poder contribuir por meio de um pouco de conhecimento, para esclarecer, desculpabilizar e prevenir”, afirma a professora

A iniciativa pioneira do ICTB também envolve a formação de uma Comissão de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual no Trabalho. Com as mostras das professoras da UEPG, foram proporcionados momentos de formação para gestores e funcionários, a respeito do enfrentamento à violência sexual. “Nós decidimos convidar a exposição para compor o evento ‘Assédio Moral e Sexual no trabalho: eu digo não!’ do ICTB, porque o nosso objetivo com a ação era que trabalhadores fossem sensibilizados quanto ao tema de forma cultural. Acreditamos que a arte e suas simbologias têm um papel transformador e podem alcançam níveis de rapport com o público que, às vezes, as palavras não conseguem”, relata Vanessa Mariana Klein Pipino Cardozo, Assistente da Seção de Saúde do Trabalhador do ICTB e uma das coordenadoras do evento.

(Referência: https://dpontanews.com.br/educacao/professoras-da-uepg-expoem-projetos-de-extensao-na-fiocruz/)

Data: 30 de Junho de 2022