Revista Conexão UEPG abre volume 19 – edição 2023

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais – PROEX, da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, lançou nesta sexta-feira (17), o volume 19 – edição 2023, da revista Conexão UEPG. Com publicação de fluxo contínuo, a revista recebe artigos e relatos de experiência sobre atividades extensionistas no Brasil e exterior. O objetivo é o fortalecimento do vínculo entre universidade e sociedade bem como a ampliação e divulgação de atividades de extensão através de publicação de artigos científicos resultantes de práticas extensionistas nas diferentes áreas de conhecimento.

A curricularização da extensão é o tema do primeiro artigo publicado no volume 19 da Conexão UEPG. Os autores Darlan Pez Wociechoski e Afrânio Mendes Catani fazem uma análise do processo de implementação da curricularização da extensão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com base nos autores da área de educação.

QUALIS

Em janeiro deste ano, a Conexão UEPG obteve a classificação ‘A3’, no Qualis Periódicos, divulgado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Qualis é um sistema de classificação que avalia exclusivamente as publicações informadas na Plataforma Sucupira pelos programas de pós-graduação. A lista preliminar anunciada no final de 2022 foi consolidada a partir das apurações realizadas no âmbito da Avaliação Quadrienal 2017/2020 pelas 49 áreas de avaliação.

A partir de nova metodologia adotada pela Capes, a Conexão UEPG registra o Qualis A3 para todas as áreas de abrangência da publicação que tem caráter multidisciplinar. Pelo novo sistema, os periódicos são classificados em nove níveis, de A1 a A4; de B1 a B4; e C. Cada periódico foi avaliado pela chamada área-mãe, definida pelo maior número de publicações registradas na Plataforma Sucupira no período 2013/2019, de forma que a classificação atribuída é a mesma para as demais áreas.

No caso da Conexão UEPG, Educação foi definida como área-mãe. Em sua linha editorial, a revista tem como público alvo profissionais, professores e acadêmicos que participam de atividades extensionistas no Brasil e no exterior. Além da área de Educação, a revista recebe submissões nas áreas de Ensino, Administração, Ciências Contábeis, Turismo, Educação Física, Enfermagem, Geografia, Odontologia, Psicologia, Sociologia, Arquitetura, Urbanismo e Design, Ciências Agrárias, Ciências Ambientais, Engenharia, História, Letras, Linguística e Interdisciplinar.

Conheça a Revista Conexão UEPG