UEPG se integra à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Com atividades em diversos espaços institucionais, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) se integra à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 24 a 27 de outubro, promovida anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Organizada pelo Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), por meio da Diretoria de Extensão Universitária (DEU), a promoção terá a participação de acadêmicos de graduação e pós-graduação e alunos da rede de ensino e outras instituições ponta-grossenses.

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Maria Salete Marcon Gomes Vaz, explica que o evento tem a finalidade de mobilizar a população, em especial a comunidade estudantil, em torno de temas e atividades relacionadas à Ciência e Tecnologia. “A UEPG se integra a esse propósito, de mostrar a importância das ciências tecnológicas no cotidiano da sociedade”, diz ressaltando a oportunidade de conhecer e discutir o impacto e as aplicações das pesquisas realizadas no Brasil.

Neste ano, a realização do MCTI tem como tema o “Bicentenário da Independência – 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. Com ações em todo o território nacional, conta com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação, secretarias de Ciência e Tecnologia, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Na UEPG, na organização da semana, a Proex/DEU registra a contribuição do Setor de Engenharias e Ciências Agrárias e de Tecnologia (Secate) e da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi), entre outros órgãos. A abertura oficial ocorre na segunda-feira (24), às 9h, no Auditório de Engenharia (Bloco E), Campus Uvaranas. Na sequência, os professores Paulo Moro e Márcio Ornat, do departamento de Geociências, fazem exposição sobre “Tecnologias no ensino de Geografia e na profissão do geógrafo”.

Um dos destaques do primeiro dia de atividades será apresentação da peça “Coração em Chagas”, com o Grupo de Teatro Científico – GTC, da UEPG, às 9h40, no Centro de Convivência, no Campus Uvaranas. Por meio de um olhar histórico, artístico, científico e humano, o espetáculo apresenta o cotidiano de um cientista e suas descobertas. O GTC foi criado este ano, com o objetivo de produzir e apresentar espetáculos que abordem a ciência como temática central.

Também na agenda do primeiro dia, Salete Vaz destaca a demonstração de voos de drones, pelo professor Guilherme Antunes, na área ao lado do Centro de Convivência. “Trata-se de uma atividade que, geralmente, chama bastante a atenção dos estudantes, pela oportunidade de conhecer as diversas aplicações dos drones nos projetos de pesquisa, com destaque para a agricultura de precisão”. Ainda na segunda-feira, apresenta-se a Bateria Tourada, da UEPG, que recentemente foi campeã da pré-seletiva do Balatucada, maior torneio de baterias universitárias do país.

Na programação da terça-feira, se insere o projeto “Face Shield – Tecnologia na Saúde”, dos professores Benjamim de Melo Carvalho e Maurício Zadra Pacheco. A pró-reitora de Extensão lembra da importância desse projeto durante a pandemia da Covid-19, quando a UEPG produziu mais de quatro mil máscaras para profissionais de saúde e de outras áreas. Ainda sobre esse tema, os residentes do HU-UEPG, Rafael Carlos Sochodolak e Edher Lucas Antunes vão expor o projeto “Reabilitação em Tempos de Pandemia: Desafios da Telerreabilitação”.

Veja a programação completa AQUI