Conselho Universitário UEPG aprova retorno das atividades acadêmicas presenciais em fevereiro

Em reunião extraordinária, convocada pela reitoria, o Conselho Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa aprovou, nesta terça-feira (09), o retorno das atividades acadêmicas presenciais, inclusive as de extensão, a partir de 07 de fevereiro de 2022. O encontro, que foi realizado na forma remota, foi transmitido para toda a comunidade acadêmica via Youtube.

O Pró-reitor de Graduação Carlos Willians Jaques Morais apresentou a proposta elaborada de forma coletiva pela Comissão para Planejamento e Discussão dos Protocolos de Biossegurança, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, Diretores de Setor e seus órgãos colegiados, que trouxeram contribuições para o texto preliminar. O arquivo, já com as alterações realizadas pelo COU, sujeito a alterações quanto ao controle de presenças, está disponível no link.

Conforme constava na proposta coletiva, os conselheiros aprovaram a exigência de comprovação do ciclo vacinal completo contra Covid-19 para retorno presencial, por todos os membros da comunidade acadêmica.

A Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ione Jovino, apresentou a consulta que foi realizada com os acadêmicos de 25 de outubro de 2021 até o dia 05 de novembro de 2021, cujo relatório preliminar pode ser acessado pelo link.

A professora Fabiana Mansani, Diretora do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa), contribuiu com o relato da experiência dos cursos da saúde, que tiveram o retorno presencial de aulas dos últimos anos no ano passado, via autorização específica da Secretaria da Saúde do Paraná (Resolução 1173), de setembro de 2020.

A Pró-reitora de Planejamento, Andrea Tedesco, que preside a Comissão para Planejamento e Discussão dos Protocolos de Biossegurança, apresentou um panorama geral sobre a imunização da população acima de 12 anos, além de dados epidemiológicos (contaminações, internamentos e óbitos) nas cidades da região dos Campos Gerais. Quanto ao retorno das aulas presenciais nas universidades, foi apresentado um cenário mundial e, posteriormente, local, com exposição das datas de retorno previstas pelas instituições de ensino superior públicas do Paraná. A apresentação completa pode ser acessada no link.

A Conselheira Jeaneth Nunes apresentou a síntese da carta encaminhada ao COU pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa, na qual a entidade destacou a importância do protocolo de biossegurança. A íntegra do documento pode ser lida no link.

Ao final, o reitor Miguel Sanches Neto parabenizou todo o conselho pela discussão frutífera, pela contribuição extremamente valiosa de todos os conselheiros e de todas as conselheiras. “Esta decisão abre uma nova fase da retomada das atividades presenciais na Universidade, contemplando vários setores da comunidade”, disse .

Veja a notícia original em: https://www.uepg.br/retornofev/