Residência Pedagógica UEPG Ciências – Evento de Encerramento

O programa Residência Pedagógica da UEPG, Núcleo de Ciências, caracteriza-se como um projeto integrado de ensino que visa complementar às atividades acadêmicas desenvolvidas no âmbito da formação inicial por meio da articulação de diferentes cursos e instituições, visando o fortalecimento dos processos de formação inicial e continuada de professores de ciências a partir de uma postura reflexivo-crítica sobre a prática pedagógica.

Participaram deste núcleo alunos dos cursos de Licenciatura em Química, Física e Biologia da UEPG. O referido programa aconteceu no período de novembro/2020 a abril/2022, organizado em 3 etapas, totalizando 18 meses de atividades.

Sob a coordenação das Professoras Dras. Bettina Heerdt e Viviane Koga, ambas vinculadas ao Departamento de Biologia Geral da UEPG, contou ainda com a participação de três escolas estaduais da cidade de Ponta Grossa: Colégio Padre Carlos Zelesny, orientado professora de Química Tatiane Skeika, Colégio Regente Feijó, pela professora de Física Angelita de Pinho Tavares e Colégio Prof. João Ricardo Von Borell Du Vernay, pela professora de Biologia Stella Maris Beninca Rodrigues.

Para marcar o encerramento das atividades que aconteceram no mês passado será realizado um Evento de Encerramento do Programa Residência Pedagógica – Ciências que acontecerá na próxima quarta-feira (18/05/2022), nas dependências do Centro Integrar (Campus UEPG).

A programação completa do evento é composta por:

9:00h – Mesa Redonda: Programa Residência Pedagógica na formação de professores para o Ensino de Ciências
Profa. Dra. Marcela Teixeira Godoy, Profª Dra Leila Inês Follmann Freire e Profª Msc. Dayane Rejane Andrade Maia, tendo como Mediador o residente egresso do programa Matheus Kromp.

13:30h – Relatos de Experiências dos Residentes, por meio de apresentações orais e exposição de banners

15:30h – Mesa Redonda: Programa Residência Pedagógica em escolas estaduais de Ponta Grossa/PR: a relação universidade X escola, composta pela Profª Dra Tatiane Skeika (Colégio Padre Carlos Zelesny) Profª Msc. Angelita de Pinho Tavares (Colégio Regente Feijó) Profª Stella Maris Beninca Rodrigues (Colégio Prof. João Ricardo Von Borell Du Vernay), tendo como Mediador o residente egresso do programa Luiz Arthur Feola.

Reiteramos o convite, em especial, aos cursos de licenciatura envolvidos, bem como aos seus alunos/as.

Haverá lista de presença no local e a emissão do certificado de participação será feita pela PROGRAD/UEPG.