Aluno do Programa de Pós-Graduação em Química/UEPG faz Doutorado Sanduíche na University of Limerick (Irlanda)

Em março deste ano, Thiago Mendanha Cruz, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Química (PPG-Q), iniciou um período sanduíche na University of Limerick (Irlanda). Na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Thiago integra o Laboratório de Química Ambiental (LAQUA) onde desenvolve pesquisa que busca investigar a composição química e atividades biológicas de extratos de plantas medicinais e de plantas alimentícias não-convencionais, usando principalmente eritrócitos humanos como modelo biológico. No PPG-Q, o doutorando é orientado pela professora Drª Mariza Boscacci Marques, integrante da linha de pesquisa “Química de Compostos Bioativos e Biomoléculas”, e coorientado pelo professor Dr Daniel Granato da Universidade de Limerick (UL).

Thiago está sendo financiado por uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para realização de doutorado sanduíche no exterior por um período de 6 (seis) meses. Esta é uma das três bolsas que foram concedidas para um projeto aprovado pela entidade intitulado “Sistemas comestíveis de delivery de compostos bioativos de folhas de jabuticabeira (Myrciaria cauliflora [Mart.] O. Berg): otimização de processo, mecanismos de ação e validação de bioatividade em modelos celulares bi e tridimensionais” (Projeto CNPq 402546/2022-9).

“Sem dúvida alguma esta é uma excelente oportunidade para ter contato com novos equipamentos, aprender novas metodologias, aprimorar habilidades e conhecer a realidade da pesquisa científica e do ensino superior em outro país. Este período aqui na UL com certeza irá permitir que minha pesquisa de doutorado seja mais completa, uma vez que permite diversificar as técnicas de investigação, além do impacto positivo na minha formação”, afirmou Thiago.

Ressaltamos que este é uma importante atividade para a internacionalização do PPG-Q, uma vez que Thiago é o primeiro discente do programa a realizar doutorado sanduíche no exterior, já que a modalidade de doutorado do PPGQ foi criada apenas em 2020.