Laboratórios

A UEPG dispõe de um conjunto de laboratórios nas diferentes áreas de pesquisa em que atua. Os laboratórios normalmente estão vinculados a um departamento ou Programa de Pós-Graduação. Os equipamentos e infraestrutura dos laboratórios são obtidos via projeto docente, projetos institucionais, partitipação em editais CT-INFRA/CNPq/CAPES/FUNDAÇÃO ARAUCARIA, projetos universidade empresa e ainda recursos próprios da Instituição.

Infraestrutura de Pesquisa do Curso de Ciências Contábeis - 2012

Local de funcionamento: sala D - 114 - Campus Central.
Descrição: possui 22 máquinas, com quadro e tela para projeção.
Vínculo: usado para as aulas da graduação, pós-graduação (Especialização) e para cursos do Decont e eventualmente da Universidade (RH).
Coordenação: Decont.

Infraestrutura de Pesquisa do Departamento de Serviço Social - 2012

Linha, núcleos e projetos de pesquisa vinculados ao Departamento Serviço Social:

- Estado, Políticas Públicas e Práticas Sociais -
Profs. Jussara Ayres Bourguignon, Danuta Cantóia Luiz e Reidy Rolim de Moura

- Questão Ambiental, Gênero e condição de pobreza
Profs. Édina Schimanski, Selma Maria Schons, Sandra Maria Scheffer

- A integração regional no Mercosul
Prof. Lúcia Cortes da Costa

- Cidadania e proteção Social
Prof. Solange Barbosa Barros; Lenir Mainardes da Silva, Cleide Lavoratti, Liza Holzmann

- Núcleo de Estudos da Violência doméstica e familiar contra a mulher
Prof. Maria Iolanda de Oliveira

- Núcleo de Assistência Social, Jurídica e de Estudos sobre a pessoa Idosa
Prof. Maria Iolanda de Oliveira

- NEDIJ – Núcleo de estudos e defesa dos Direitos da Infância e Juventude
Prof. Liza Holzmann

- Estudos das condições sócio econômicas das famílias usuárias da SMAS de Sengés – Paraná – Convênio Prefeitura de Sengés. Período 25/08/2011 – 25/11/2012
Profs. Jussara Ayres Bourguignon, Danuta Cantóia Luiz e Reidy Rolim de Moura

- Projeto de pesquisa da bolsa produtividade - período 2011 a 2015 - As possibilidades e contradições da Agenda social no Mercosul.
Profª. Lúcia Cortes da Costa

- Construção Metodológica de Indicadores de Desempenho da Gestão Pública Municipal - a partir da região dos Campos Gerais-Paraná
Prof. Solange Barbosa Barros; Lenir Mainardes da Silva

- Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC

Salas utilizadas
Estas linhas e núcleos são desenvolvidos de forma compartilhada nas seguintes salas conforme agenda do Departamento de Serviço Social, nas quais também são desenvolvidas orientações de PIBIC e trabalhos de conclusão de curso – TCC.

A-19 - Sala equipada com televisão e DVD, tela para projeção e cadeiras estofadas para utilização para orientações, reuniões dos projetos e linhas de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e aulas da graduação

A-20/A-05/ A-06 / A-07 ( salas de aulas da graduação e também utilizadas em momentos que não têm aulas - equipadas com quadro e projetor multimídia e tela.

A-26 – Laboratório de Informática de Serviço Social - equipada com 21 computadores, quadro e tela de projeção.

Vínculos: Departamento de Serviço Social
Obs: Algumas atividades também podem ser desenvolvidas nos espaços físicos do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

- NEPIA – Núcleo de Ensino, Pesquisa, extensão e assessoria na área da Infância e Adolescência

Salas utilizadas
Sala NEPIA - Bloco A – Sala equipada com três computadores, mesa de reuniões e armários.
Sala A-19
Vínculo: Departamento de Serviço Social
- Construção Metodológica de Indicadores de Desempenho da Gestão Pública Municipal - a partir da região dos Campos Gerais - Paraná
- Cuidados com a saúde e Serviço Social

Sala A3
Vínculo: Departamento de Serviço Social

Infraestrutura de Pesquisa do Curso de Ciências Econômicas - 2012

Local de funcionamento: Sala D-215
Descrição: Lab. de Informática
Vínculo: Curso de Ciências Econômicas

Laboratório de Análise Física

Nome:Laboratório de Análises Física e matériaorgânica do solo
Local de funcionamento: UEPG campus Uvaranas, sala 20, Bloco F - Agronomia.
Descrição das atividades desenvolvidas: São desenvolvidas analises de físicas, carbono recalcitrante, carbono oxidável permanganato, fracionamento, carbono água quente, Leitura de nitrato, entre outras.
Vinculo (departamento/aulas, pós graduação):Vinculado ao Departamento de Ciência do Solo e Engenharia Agrícola. Além de realizar análise o laboratório também é utilizado para ministração de aulas práticas tanto no vível de graduação no curso de agronomia quanto no nível de pós graduação no mestrado e doutorado em agronomia.
Coordenador: João Carlos de Moraes Sá


 

Laboratório de Fertilidade

Nome:Laboratório de Fertilidade do Solo
Local de funcionamento: UEPG campus Uvaranas, sala 28, Bloco F - Agronomia.
Descrição das atividades desenvolvidas: Análise química dos solos.
Vinculo (departamento/aulas, pós graduação):Vinculado ao Departamento de Ciência do Solo e Engenharia Agrícola para atender a demanda de aulas e pesquisa na graduação e pós-graduação, e da comunidade externa.


 

Laboratórios de Nutrição de Plantas

Nome:Laboratório de Nutrição de Plantas
Local de funcionamento: UEPG campus Uvaranas, sala 29, Bloco F - Agronomia.
Descrição das atividades desenvolvidas: São desenvolvidas análises químicas de solos, bem como análises químicas de plantas.
Vinculo (departamento/aulas, pós graduação):Vinculado ao Departamento de Ciência do Solo e Engenharia Agrícola. Além de realizar análises o laboratório também é utilizado para pesquisas tanto no nível da graduação no curso de agronomia quanto do nível de pós-graduação no mestrado e doutorado em agronomia.

 

 

Laboratório de Análise de Alimentos: Instrumental – CTA-1 (DEA)

Atividades: são ministradas aulas (Projetos Industriais e Bioengenharia) e análises finas (HPLC, texturômetro, analisador de atividade de água, CG, balança analítica de alta precisão, Calorímetro Sistema de análise térmica incluindo DSC e TG, banho termostatizado -10 a 100 °C com circulação, espectrofotômetro UV-visível, etc). As aulas são para a graduação e as análises graduação e mestrado, bem como as parcerias com outras instituições.

Cordenador:Profa. Dra. Nelci C. Chiquetto


 

Laboratório de Análise de Alimentos: Físico-Química – CTA-3 (DEA)

 

Atividades: são ministradas aulas da graduação (Análise de Alimentos) e eventualmente da pós-graduação. Neste laboratório são realizadas pesquisas e análises referentes à análises físico-químicas de alimentos e bebidas. Além disso, são feitas análises pelo projeto de prestação de serviços ao setor de alimentos.

Coordenador:Profa. Dra. Mareci Mendes de Almeida


 

Laboratório de Análise de Alimentos: Microbiologia de Alimentos – CTA-2 (DEA)

 

Atividades: são ministradas aulas da graduação (Microbiologia de Alimentos e Microbiologia Industrial) e eventualmente da pós-graduação. Neste laboratório são realizadas pesquisas e análises referentes à microbiologia de alimentos e bebidas. Além disso, são feitas análises pelo projeto de prestação de serviços ao setor de alimentos.

Coordenador: Prof. Dr. Alessandro Nogueira

 


 

Laboratório de Tecnologia de Fermentações – CTA-4 (DEA)

 

Atividades: são ministradas aulas da graduação (Bioquímica de Alimentos; Tecnologia das Fermentações). Neste laboratório estão as autoclaves para esterilização de material e esterilização de descarte de material e limpeza da vidraria dos outros laboratórios do CTA além de estufas de esterilização.

Coodenador:Prof. Dr. Ivo Mottin Demiate e Profa. Dra. Mareci Mendes de Almeida

 


 

Laboratório de Tecnologia de Cereais, Raízes e Tubérculos – CTA-5 (DEA)

Atividades: São ministradas aulas da graduação (Matérias-Primas Agropecuárias; Tecnologia de Cereais, Raízes e Tubérculos) e pesquisa em nível de graduação e de mestrado. Neste laboratório são realizadas pesquisas e análises referentes a produtos amiláceos. Dentre os equipamentos instalados e em operação neste laboratório, há balanças eletrônicas digitais, semi-analítica e analítica, forno mufla, estufas de secagem com circulação e renovação de ar, autoclave vertical, viscosímetro rotacional Brookfield com banho termostatizado, banhos termostatizados com agitação tipo Dubnoff, geladeiras, freezer, viscoamilógrafo RVA-4, computadores e impressoras laser.

Coordenador:Prof. Dr. Ivo Mottin Demiate


 

Laboratório de Analise Sensorial de Alimentos – CTA-7 (DEA)

 

Atividades: São ministradas aulas da graduação (Análise Sensorial) e eventualmente da pós-graduação. Neste laboratório são realizadas pesquisas e análises referentes à avaliação sensorial de alimentos. Dá suporte aos trabalhos de pesquisa desenvolvidos tanto na graduação quanto no mestrado. O laboratório também atende o curso de Extensão da ETLQueijos - Fabricação de Queijos Finos ofertado em módulos – Análise Sensorial – Qualidade e Defeitos em Queijos.

Coodenador: Profa. Dra. Deise Rosana Silva Simões


 

Laboratório de Tecnologia de Frutas e Hortaliças – CTA-6 (DEA)

 

Atividades: são ministradas aulas da graduação (Tecnologia de Frutas; Tecnologia de Bebidas não Alcoólicas e Tecnologia de Hortaliças) e eventualmente da pós-graduação. Neste laboratório são realizadas pesquisas e análises referentes à tecnologia de frutas, hortaliças e bebidas. Esta sendo utilizado como planta piloto de vegetais.

Coordenador:Prof. Dr. Alessandro Nogueira

 


 

Laboratório de Tecnologia de Óleos e Gorduras/Tratamento e Aproveitamento de Resíduos – CTA-8 (DEA)

 

Atividades: são ministradas aulas da graduação (Tratamentos de Resíduos e Embalagens de Alimentos) e eventualmente da pós-graduação. Neste laboratório são realizadas pesquisas e análises referentes a tratamento de resíduos.

Coordenador:Profa. Dra. Ana Claudia Barana

 

 


 

Laboratório de Tecnologia de alimentos – CTA-9 (DEA)

 

Atividades: São ministradas aulas da graduação (Tecnologia de Produtos Agropecuários para o curso de Agronomia – Nutrição e Alimentos Especiais para o curso de Engenharia de Alimentos). Neste laboratório são realizadas aulas praticas de graduação e pesquisas e análises referentes à processamento de alimentos, com foco para produtos alimentícios de origem vegetal, como conservas, geleias/doces, desidratados.

Coordenador:Prof. Dr. Dorivaldo da Silva Raupp

 


 

Laboratório de Processamento de Alimentos 1: Tecnologia de Carnes e Derivados – CTA (DEA)

 

Atividades: São ministradas aulas da graduação (Tecnologia de Leites e Derivados, Tecnologia de Produtos de Origem Animal, Tecnologia de Carnes) dos cursos de Eng. de alimentos e Farmácia, e eventualmente da pós-graduação. Neste laboratório são realizadas pesquisas (graduação e pós-graduação), trabalhos de conclusão de curso - TCC e análises referentes à tecnologia de carnes.

Coordenador:Profa. Dra. Deise Rosana Silva Simões e Prof. MSc Guilherme de Almeida Tedrus

 


 

Laboratório de Biotecnologia – CTA-10 (DEA)

 

Atividades: São ministradas aulas da graduação (Bioquímica de Alimentos). Neste laboratório são realizadas pesquisas e análises referentes à enzimologia e mel.

Coordenador:Profa. Dra. Mareci Mendes de Almeida

 


 

Laboratório de Processamento de Alimentos 2: Panificadora – CTA (DEA)

Atividades: são ministradas aulas da graduação (Tecnologia de Cereais; Tecnologia de Açucarados) e eventualmente da pós-graduação. Neste laboratório são realizados cursos de fabricação de pães e são feitos os pães para o Colégio Agrícola e para o CAIC, no total de 2040 pães por semana. Dispõe de equipamentos de panificação, incluindo dois fornos a gás (turbo), amassadeira, batedeiras/masseiras, modeladora, câmara climática, armário para pães, divisora de massa, sistema de resfriamento de água, geladeira, balança eletrônica digital, exaustor elétrico.
Coordenador:Prof. Dr. Ivo Mottin Demiate


 

Laboratório de Pesquisa em Ciência e Tecnologia de Alimentos - CIPP (MESCTA)

 

Atividades:Atividades: são ministradas aulas práticas da pós-graduação e eventualmente da graduação. Neste laboratório são realizados pesquisas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado.

Coordenador:Prof. Dr. Alessandro Nogueira

 


 

Laboratório de Físico-Química do Prédio do Leite (DEA)

 

Atividades: laboratório novo onde poderão ser ministradas aulas de análises de alimentos e de tecnologia de produtos lácteos. Este laboratório será principalmente destinado a atender os trabalhos de extensão na área de leite do CMTL e de pesquisa da ETLQueijos e do MESCTA.

Coordenador:Prof. MSc. Guilherme de Almeida Tedrus e Prof. Dr. Alessandro Nogueira

 


 

Laboratório de Informática – CTA (DEA)

 

Atividades: São ministradas aulas de engenharia de alimentos com utilização de softwares específicos. Local destinado fora do horário de aulas aos alunos desenvolverem trabalhos nos computadores.

Coordenador:Prof. Dr. Marco Aurélio Praxedes

 

 


 

Laboratório de Microbiologia do Prédio do Leite (DEA)

 

Atividades: laboratório novo onde poderão ser ministradas aulas de microbiologia de alimentos e microbiologia industrial. Este laboratório será principalmente destinado a atender os trabalhos de extensão na área de leite do CMTL e de pesquisa da ETLQueijos e do MESCTA

Coordenador:Prof. MSc. Guilherme de Almeida Tedrus e Prof. Dr. Alessandro Nogueira

 


 

Planta piloto de queijos do prédio do leite (DEA)

 

Atividades: planta piloto onde poderão ser ministradas aulas práticas de fabricação de queijos e outros produtos lácteos. Este laboratório será principalmente destinado a atender os trabalhos de extensão na área de leite do CMTL e de pesquisa da ETLQueijos e do MESCTA.

Coordenador:Prof. MSc. Guilherme de Almeida Tedrus e Prof. Dr. Alessandro Nogueira

 


 

Mini Usina do Leite

Em término de obras.
Coordenador: Prof. MSc. Guilherme de Almeida Tedrus


 

Hall Tecnológico

Cursos e aulas práticas a alunos do ensino médio ou cursos técnicos em alimentos.
Coordenador: Profa. Dra. Mareci Mendes de Almeida


 

Laboratório de Saneamento e Instalações Hidráulicas Prediais

Local: Sala E-12 Bloco E
Atividades:

  1. Ensino:
    • Aulas para graduação para o Curso de Engenharia Civil
    • Aulas par o Curso de Pós-Graduação - Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental
  2. Pesquisa no Curso de Graduação em Engenharia Civil
  3. Extensão: Desenvolvimento de projeto de extenção

Descrição das atividades desenvolvidas no Ensino, Pesquisa de Extensão

  1. Análises realizadas em amostras líquidas e lodos: PH, DQO, Ácidos voláteis, Nitrogênio amoniacal, alcalinidade, Fósforo, condutividade elétrica, sólidos, dentre outros.
  2. Preparo de Reagentes químicos, armazenamento e disposição de resíduos.

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação):Departamento de Engenharia Civil. Aulas de graduação e previsão de uso didático e pesquisa de Mestrado
Coordenadores/Professores da área:

  1. Prof. Alceu Gomes de Andrade Filho
  2. Prof. Marcos Rogério Széliga
  3. Profª.Maria Magdalena Ribas Doll
  4. Profª Giovana Kátie Wiecheteck
  5. Prof. Carlos Roberto Balarim


 

Laboratório de Hidráulica e Mecânica dos Fluidos

Local: Sala E-15 Bloco E - Engenharia Civil
Descrição das atividades desenvolvidas:

  1. Ensino:
    • Aulas práticas e teóricas para graduação para o Curso de Engenharia Civil. Agronomia e Engenharia da Computação
    • Aulas para o Curso de Pós-Graduação - Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental
  2. Pesquisa no curso de graduação em Engenharia Civil

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação):Departamento de Engenharia Civil. Aulas de graduação
Coordenadores/Professores da área:

  • Prof. Alceu Gomes de Andrade Filho
  • Prof. Marcos Rogério Széliga
  • Profª.Maria Magdalena Ribas Doll
  • Profª Giovana Kátie Wiecheteck
  • Prof. Carlos Roberto Balarim

* A Sala E15 é utilizada tanto como sala de aula como laboratório


 

Laboratório de Materiais de Construção

Local: Sala E-21 Bloco E - Engenharia Civil
Descrição das atividades:

  1. Ensino: Aulas de graduação para o Curso de Engenharia Civil.
  2. Pesquisas: desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso
  3. Extensão: Projeto de extensão com prestação de serviços à Comunidade externa

Atividades desenvolvidas no Ensino, Pesquisa e Extensão

  1. preparação de amostras para ensaios de caracterização.
  2. Agregados – ensaios de massas específicas, absorção, inchamento e análise granulométrica.
  3. Aglomerantes – análise de resistência à compressão.
  4. Argamassas – índice de consistência e resistência à compressão.
  5. Concretos – consistência, trabalhabilidade, coesão e resistência à compressão.
  6. Materiais cerâmicos – absorção e resistência à compressão.
  7. Ensaios de dosagem de concreto e controle tecnológico do concreto através do rompimento de corpos de prova para verificação da resistência à compressão para comunidade.
  8. Ensaios de pesquisas para fins de trabalho de conclusão de curso.

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação):
Departamento de Engenharia Civil. Aulas de graduação
Coordenadores/Professores da área:

  1. Prof. Ítalo Sérgio Grande
  2. Profª.Patrícia Krüger
  3. Prof. Edilson Sebastião Roth Batista


 

Laboratório de Eletrotécnica

Local: Sala E-19 Bloco E=-Engenharia Civil
Descrição das atividades desenvolvidas:Aulas de graduação para o Curso de Engenharia Civil.
Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação):Departamento de Engenharia Civil. Aulas de graduação
Coordenadores/Professores da área:

  1. Prof. Gilberto Antonio Wiecheteck


 

Laboratório de Engenharia de Segurança do Trabalho

Local: Sala E-09 F Bloco E - Engenharia Civil
Descrição das Atividades desenvolvidas:

  1. Ensino:
    1. Aulas de graduação para o Curso de Engenharia Civil
    2. Aulas de pós-graduação no Curso de Especialização em Engenharia Civil
  2. Pesquisas: desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso na Graduação e na Pós-Graduação
  3. Extensão: Projeto de extensão
  4. Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação):Departamento de Engenharia Civil. Aulas de graduação e pós-graduação
  5. Coordenadores/Professores da área:
    1. Prof. Carlos Luciano Sant’Ana Vargas


 

Laboratório de Mecânica dos solos e Pavimentação

Local: Sala E-22 Bloco E - Engenharia Civil
Descrição das atividades:
Ensino: Aulas de graduação para o Curso de Engenharia Civil.
Pesquisa: Desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso
Extensão: Projeto de extensão com prestação de serviços à Comunidade externa
Atividades desenvolvidas no Ensino, Pesquisa e Extensão. Ensaios abaixo discriminados: - Laboratório de Mecânica dos Solos

  1. Solos - preparação de amostras para ensaios de caracterização
  2. Solos - determinação do teor de umidade do solo
  3. Solos - limite de liquidez
  4. Solos - compactação utilizando amostras não trabalhadas
  5. Solos - compactação utilizando amostras trabalhadas
  6. Solos - determinação do índice de suporte califórnia utilizando amostras não trabalhadas
  7. Solos- analise granulométrica
  8. Solos - Análise granulometria agregados
  9. Solos determinação do limite de plasticidade
  10. Agregados - determinação da abrasão "los angeles"

- Laboratório de Pavimentação

  1. Análise granulométrica – Agregado graúdo, Agregado miúdo e Material de enchimento
  2. Projeto de misturas betuminosas – Processo de cálculo, Composição e Curva granulométrica
  3. Densidade real dos agregados minerais – Agregado graúdo, Ensaio de absorção, Agregado miúdo e Material de enchimento
  4. Ensaios de materiais betuminosos – Cimentos Asfálticos, Penetração, Viscosidade Saybolt Furol alta temperatura, Índice de suscetibilidade térmica P-MB-107, Ponto de amolecimento Anel e Bola, Densidade 20º/ 4º MB-387 e Ponto de Fulgor
  5. Asfaltos diluídos – Viscovidade Saybolt Furol MB-326, Densidade 20º/ 4º MB-387 e Ponto de Fulgor P-MB-889
  6. Emulsões asfálticas – Viscosidade Saybolt Furol MB-581, Sedimentação, Peneiração P-MB-609, Carga da partícula, Determinação do resíduo de destilação, Desemulsibilidade e Ensaio de ruptura
  7. Concreto betuminoso – Ensaio Marshall para Misturas Betuminosas a Quente Projeto da Mistura Preparação de amostras através do beneficiamento dos agregados, Adesividade de agregado graúdo a ligante betuminoso, Moldagem de corpos de prova, Densidade aparente de corpo de prova, Estabilidade por compressão diametral dos corpos de prova de concreto asfáltico, Calibração do Anel Dinamométrico, Fluência de corpos de prova, Curvas da variação das características Marshall, Porcentagem de betume em misturas betuminosas a quente, Destilação de solventes através do alambique de Fennel
  8. Concreto asfáltico - pré-misturado a frio – Mistura betuminosa a frio, com emulsão asfáltica - Ensaio Marshall, Projeto da mistura, Moldagem dos corpos de prova, Densidade aparente dos corpos de prova.
    Estabilidade, Fluência de corpos de prova, Curvas da variação das características Marshall.
  9. Base de solo – cimento – Normas e dosagem e métodos de ensaios
  10. Solo-cimento – Determinação da relação ente o teor de umidade e a massa específica aparente, Moldagem e cura de corpos de prova cilíndricos; Determinação da Durabilidade através da perda de massa por molhagem e secagem, Compressão axial de corpos de prova cilíndricos, Escolha do teor adequado de cimento, Transformação do teor de cimento de peso para volume.
  11. Lama asfáltica – Projeto da mistura, Moldagem de corpos de prova ISSA – TB, Ensaio de desgaste "WET TRACK ABRASION TEST " ISSA – TB – Nº100/90, Escolha do teor adequado de emulsão asfáltica.

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação):Departamento de Engenharia Civil. Aulas de graduação
Coordenadores/Professores da área:

  1. Prof. Valfrido Antonio Martins
  2. Prof.Amauri Denis
  3. Prof. Lúcio Marcos de Geus
  4. Prof.Luis Antonio Krellking
  5. Profª. Lilian Tais de Gouveia


 

 

Análise térmica e espectroscopia

Local de funcionamento: Bloco do CIPP

Descrição das atividades desenvolvidas: Análise térmica de materiais, espectrocopia no infravermelho, Aulas de graduação, Aulas de Pós Graduação, parte experimental de projetos de pesquisa.

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): DEMA e Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais

Coordenador: Luís Antonio Pinheiro


 

Laboratório de Polímeros

Local de funcionamento: Bloco L

Descrição das atividades desenvolvidas: Aulas de graduação, Aulas de Pós Graduação, Proc de Polímeros e Usinagem, parte experimental de projetos de pesquisa.

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): Departamento de Engenharia de Materiais e Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais.

Coordenador: Marcio Ferreira Hupalo


 

Laboratório de sinterização

Local de funcionamento: Bloco do CIPP

Descrição das atividades desenvolvidas: Tratamentos térmicos, sinterização, aulas de graduação, Aulas de Pós Graduação, parte experimental de projetos de pesquisa.

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): DEMA e Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais

Coordenador: Sidnei Antonio Pianaro


 

Laboratório de raios x

Local de funcionamento: Bloco do CIPP

Descrição das atividades desenvolvidas: Difração de Raios x e fluorescência de raios x, Aulas de graduação, Aulas de Pós Graduação, parte experimental de projetos de pesquisa.

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): DEMA e Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais

Coordenador: Sidnei Antonio Pianaro


 

Laboratório de Prep Metalográfica

Local de funcionamento: Bloco do CIPP

Descrição das atividades desenvolvidas: preparação por lixamento e polimento metalográfico, Aulas de graduação, Aulas de Pós Graduação, parte experimental de projetos de pesquisa.

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): DEMA e Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais

Coordenador: Selauco Vurobi Júnior


 

Microscopia de Microscopia Optica

Local de funcionamento: Bloco do CIPP

Descrição das atividades desenvolvidas: Microscopia óptica, medidas de dureza por microidentação , Aulas de graduação, Aulas de Pós Graduação, parte experimental de projetos de pesquisa.

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): DEMA e Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais

Coordenador: Osvaldo Mitsuyuki Cintho


 

Laboratórios de Síntese

Local de funcionamento: Bloco do CIPP

Descrição das atividades desenvolvidas: Preparação de amostras, parte experimental de projetos de pesquisa.

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): DEMA e Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais

Coordenador: Sidnei Antonio Pianaro

 


 

Lab. De Proc de Polímeros

Local de funcionamento: Bloco Anexo ao CIPP

Descrição das atividades desenvolvidas: Tratamentos Térmicos, Degradação de polímeros.

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): DEMA e Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais

Coordenador: Carlos José Fernandes Granad


 

Matereais Eletro Cerâmicos

Local de funcionamento: Bloco Anexo ao CIPP

Descrição das atividades desenvolvidas: Preparação de amostras cerâmicas.

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): DEMA e Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais

Coordenador: Sidnei Antonio Pianaro


 

Microscopia Eletrônica

Local de funcionamento: Bloco do CIPP

Descrição das atividades desenvolvidas: Microscopia eletrônica de varredura e microanálise, Aulas de graduação, Aulas de Pós Graduação, parte experimental de projetos de pesquisa.

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): DEMA e Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais

Coordenador: Adilson Luiz Chinelatto


 

Proc Térmico/Sinterização

Local de funcionamento: Bloco Anexo ao CIPP

Descrição das atividades desenvolvidas: Tratamentos Térmicos, Degradação de polímeros.

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): DEMA e Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais

Coordenador: Sidnei Antonio Pianaro


 

Laboratório de Carac Elétrica e Térmica

Local de funcionamento: Bloco Anexo do CIPP

Descrição das atividades desenvolvidas: Carac Elétrica e Térmica, parte experimental de projetos de pesquisa

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): DEMA e Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais

Coordenador: Alfredo José Zara


 

Ensaios Mecânicos

Local de funcionamento: Bloco do CIPP

Descrição das atividades desenvolvidas: Ensaios de tração e compressão, corte de amostras, Aulas de graduação, Aulas de Pós Graduação, parte experimental de projetos de pesquisa.

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): DEMA e Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais

Coordenador: André Luiz Moreira de Carvalho


 

Laboratório de Carac Físico-Química

Local de funcionamento: Bloco do CIPP

Descrição das atividades desenvolvidas: Determinação de tamanhos de partículas, determinação de área superficial, porosimetria, aulas de graduação, Aulas de Pós Graduação, parte experimental de projetos de pesquisa.

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): DEMA e Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais

Coordenador: Alfredo José Zara


 

Laboratório de Informática

Local de funcionamento: Bloco do CIPP

Descrição das atividades desenvolvidas: Aulas de graduação, acesso à informática por alunos de graduação..

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): DEMA

Coordenador: Osvaldo Mitsuyuki Cintho


 

Laboratório Geral

Local de funcionamento: Bloco L

Descrição das atividades desenvolvidas: Aulas de graduação, parte experimental de projetos de pesquisa.

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): Departamento de Engenharia de Materiais e Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais

Coordenador: Marcio Ferreira Hupalo


 

Laboratório de Cerâmica

Local de funcionamento: Bloco L

Descrição das atividades desenvolvidas: Aulas de graduação, parte experimental de projetos de pesquisa, moagem de alta energia, laminação.

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): Departamento de Engenharia de Materiais e Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais

Coordenador: Marcio Ferreira Hupalo


 

Laboratório de Metais

Local de funcionamento: Bloco L

Descrição das atividades desenvolvidas: Aulas de graduação, parte experimental de projetos de pesquisa, laminação.

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): Departamento de Engenharia de Materiais e Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais

Coordenador: Marcio Ferreira Hupalo


 

Olericultura

Local de funcionamento: F11 - sala 11, bloco do Curso de Agronomia
Descrição das atividades desenvolvidas: avaliação de plantas (determinação de fitomassa fresca e seca; determinação de área foliar; outras características de produção que exigem manuseio das plantas e produtos da colheita)
Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): DEFITO - uso nas aulas de pós-graduação (disciplina Cultivo Protegido de Hortaliça) para apresentação de conteúdo referente a instrumentação microclimático do ambiente protegido)
Coordenador: Rosana Fernandes Otto

 


 

LABORATÓRIO DE FITOPATOLOGIA F-12

Local de funcionamento: Bloco F, Campus de Uvaranas
Nome do Laboratório: Fitopatologia Aplicada (Patologia de Sementes / Diagnose/Detecção
de Patógenos e Doenças em Plantas e Sementes com Técnicas Tradicionais e Moleculares)
Local de Funcionamento: Bloco F, Sala F-12 (Em expansão junto com o F-15 / e futuramente F-11)
Descrição das Atividades Desenvolvidas: Diagnose e Detecção Tradicional e Molecular de Patógenos e Doenças em Plantas e Sementes, Desenvolvimento de projetos de pesquisa, Prestação de serviços na área de Fitopatologia, Treinamento e Qualificação profissional de futuros fitopatologistas e técnicos da área.
Vínculo (Departamento / aulas pós-graduação): DEFITO
Coordenador: Prof. Dr. David de Souza Jaccoud Filho


 

Laboratório de Informática (F-14)

 

Local de funcionamento: Bloco F, Campus de Uvaranas

Descrição das atividades desenvolvidas: aulas prática de informática e pesquisas na graduação e pós-graduação

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): vinculado ao Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade.

 


 

Laboratório de Entomologia Geral (F21)

 

Local de funcionamento: Bloco F, Campus de Uvaranas

Descrição das atividades desenvolvidas: pesquisa, museu de pragas, preparação de aulas para a graduação.

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): vinculado ao Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade.

Coordenador: Prof. Dr. Bernardo Alleoni

 


 

Fitopatologia F22

Local de funcionamento: DEfito bloco F

Descrição das atividades desenvolvidas: aulas práticas de fitopatologia geral e aplicada, fisiologia vegetal, métodos em fitopatologia (pós-graduação)

Coordenador: Profª Dra. Maristela Dalla Pria
Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia
Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade

 


 

Laboratório de Sementes (F-23)

Local de funcionamento: Bloco F, Campus de Uvaranas

Descrição das atividades desenvolvidas: Pesquisa e analise da qualidade de sementes em aulas práticas com acadêmicos de graduação e pós-graduação.

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação);

Coordenador: Prof. Dr. Osmar Paulo Beckert

 


 

Genética Molecular

Local de funcionamento: F 24
Descrição das atividades desenvolvidas:
- Aulas práticas de graduação e pós-graduação
- Trabalhos de pesquisa de TCC
- Trabalhos de pesquisa de Iniciação Científica – PIBIC – PIBITI – BIC
- Trabalhos de pesquisa dos alunos de Mestrado e Doutorado do PPG-Agro e PPG-BioEvol
- Desenvolvimento de projetos de pesquisa aprovados em agências de fomento

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação);
- Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade
- Graduação: Melhoramento Genético
- Pós-Graduação: PPG-Agronomia e PPG-Biologia Evolutiva

Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Rodrigues Matiello


 

F26 - Fitossanidade

 

Local de funcionamento: DEfito bloco F

Descrição das atividades desenvolvidas: pesquisa, preparo de

aulas práticas de fitopatologia, diagnose de sistemas.

Coordenador: Prof Dra. Maristela Dalla Pria

 


 

Laboratório de Entomologia Aplicada (F27)

Local de funcionamento: Bloco F, Campus de Uvaranas

Descrição das atividades desenvolvidas: pesquisa, museu de pragas, preparação de aulas para a graduação e apoio aos alunos da pós graduação.

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): vinculado ao Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade.

Coordenador: Prof. Dr. Rui Scaramella Furiatti

 


 

Laboratório Genética Molecular

Local de funcionamento: Anexo ao Laboratório Genética Molecular F 30

Descrição das atividades desenvolvidas: - Aulas práticas de graduação e pós-graduação
- Trabalhos de pesquisa de TCC
- Trabalhos de pesquisa de Iniciação Científica – PIBIC – PIBITI – BIC
- Trabalhos de pesquisa dos alunos de Mestrado e Doutorado do PPG-Agro e PPG-BioEvol
- Desenvolvimento de projetos de pesquisa aprovados em agências de fomento
- Preparo de experimentos e avaliações fenotípicas

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação); - Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade
-Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia
-Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade
- Graduação: Melhoramento Genético
- Pós-Graduação: PPG-Agronomia e PPG-Biologia Evolutiva
Coordenador: Profª. Dr. José Raulindo Gardingo


 

Biotcnologia Aplicada à Fruticultura

Local de funcionamento: F 32

Descrição das atividades desenvolvidas: - Aulas práticas de graduação e pós-graduação
- Trabalhos de pesquisa de TCC
- Trabalhos de pesquisa de Iniciação Científica –PIBIC-JR - PIBIC – PIBITI – BIC
- Trabalhos de pesquisa dos alunos de Mestrado e Doutorado do PPG-Agro
- Desenvolvimento de projetos de pesquisa aprovados em agências de fomento

Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação);
- Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade
- Graduação: Fruticultura e Pós-Colheita
- Pós-Graduação: Fruticultura e Pós-colheita – Biotecnologia Aplicada à Fruticultura
Coordenador: Prof. Dr. Ricardo Antonio Ayub


 

 

Estrutura dos Laboratórios do Departamento de Informática

Nome do laboratório Número de computadores Localização
Bloco
Capacidade
(nºde alunos)
Pesquisa Didático Responsável
Micro-informática _ Coordenação dos Laboratórios
05 A L
Celso Richter / Deinfo
Almoxarifado
05 B L
Celso Richter / Deinfo
Micro-informática / Inclusão Digital 20
06 L
Deinfo
Laboratório de Engenharia de Computação 19
07 A L
Deinfo
Redes e Sistemas distribuídos 02
07 B L
Dierone Cesar Foltran Jr./ Marcelo Ferrasa
Micro-informática / Inclusão Digital 20
08 L
Deinfo
Laboratório de Bacharelado em Informática 19
09 A L
Frederico Guilherme Ielo/ Tatiana Celinski /Diolete Marcante Lati
Museu computacional 07
09 B L
teste

 

 

Estrutura dos Laboratórios do Departamento de Informática

Nome do laboratório Número de computadores Localização
Bloco
Capacidade
(nºde alunos)
Pesquisa Didático Profesor Coordenador do Laboratório
Inteligência Computacional 02
01 CCA
Piso 01
04 x José Carlos Ferreira da Rocha/Leila Maria Vriesmann
Banco de Dados 10
02 CCA
Piso 01
10 x Maria Salete Marcon Gomes Vaz
Eletrônica e Microprocessadores 06
03 CCA
Piso 01
15 x Deinfo
Robótica, Automação e Controle 12
04 CCA
Piso 01
15 x Deinfo
Computação Gráfica 12
05 CCA
Piso 01
20 x Deinfo
Laboratório de Graduação 10
06 CCA
Piso 01
20 x Deinfo
LCAD - Laboratório de Computação de Alto Desempenho 05
07 CCA
Piso 01
10 x Luciano José Senger / Marcio Augusto de Souza
Laboratórios de Sistemas Digitais 04
08 CCA
Piso 01
10 x Rosane Falate / Vitor George Celinski / Frederico Guilherme Ielo
Departamento de Informática 01
09 CCA
Piso 02
Deinfo
Colegiado de Engenharia de Computação 11
10 CCA
Piso 02
Coordenador de Engenharia de Computação
InfoAgro 01
11 CCA
Piso 02
20 x Alaine Margarete Guimarães / Ivo Mathias
Colegiado de Bacharelado em Informática
12 CCA
Piso 02
01 Coordenador do Bacharelado em Informática
Colegiado do Mestrado em Computação Aplicada
13 CCA
Piso 02
01 Coordenador do Mestrado em Computação Aplicada
Pós-Graduação
14 CCA
Piso 02
08 x Coordenador do Mestrado em Computação Aplicada
Sala de permanência de professores
15 CCA
Piso 02
Deinfo
Sala de permanência de professores
16 CCA
Piso 02
Deinfo
Auditório
17 CCA
Piso 02
Deinfo

 

 

Departamento de Zootecnia

Depto Nome do laboratório Localização
Bloco
Capacidade
(nºde alunos)
Pesquisa Didático Responsável
DEZOO Anatomia e Fisiologia Animal
02 Castro
25 10 Não Prof. Maria Aparecida Gonçalves da Fonseca Martins
DEZOO Avicultura
01 Castro
25 10 Não Prof. Dr. Maria Marta Loddi
DEZOO Nutrição Animal
05 Castro
25 10 Não Prof. Dr. João Ricardo Alves Pereira
DEZOO Animais Silvestres
04 Castro
25 10 Não Verônica Oliveira Vianna
DEZOO Microbiologia, Biologia Celular e Parasitologia Animal
03 Castro
25 10 Não Prof. Dr. Wilson Massamitu Furuya
DEZOO Informática
-- Castro
20 -- Não Prof. Msc. Maria Aparecida Gonçalves da Fonseca Martins
DEZOO Informática
06 L1
18 -- Não Prof. Esp. Nestor Silva Moro
DEZOO Fisiologia Vegetal
41 M
25 8 Não Prof.Dr.Marta de Carmo
DEZOO Biologia de Desenvolvimento
69 M
-- 8 Não Prof. Dr. Cristina Ayub

 

Departamento de Zootecnia - Atividades desenvolvidas

Depto Nome do Laboratório Atividades desenvolvidas
DEZOO Anatomia e Fisiologia Animal Aulas teóricas e práticas para alunos do Curso de Zootecnia e Agronomia da UEPG na disciplina de Anatomia e Morfologia Animal
DEZOO Avicultura Aulas teóricas e práticas para alunos do Curso de Zootecnia da UEPG nas disciplinas de Nutrição de Não-ruminantes, suinocultura e avicultura. Pesquisa na área de nutrição de aves e suínos. Projetos de extensão.
DEZOO Nutrição Animal Aulas teóricas e práticas para alunos do Curso de Zootecnia na disciplina de nutrição animal. Projetos de pesquisa na área de Nutrição de ruminantes.
DEZOO Animais Silvestres Aulas teóricas e práticas para alunos do Curso de Zootecnia da UEPG na disciplina de Animais Silvestres. Pesquisa na área de animais silvestres.
DEZOO Microbiologia, Biologia Celular e Parasitologia Animal Aulas teóricas e práticas para alunos do Curso de Zootecnia da UEPG na disciplina de Microbiologia e Parasitologia Animal
DEZOO Informática Aulas teóricas e práticas para alunos do Curso de Zootecnia da UEPG na disciplina de Informática

 

Anatomia Animal

Nome do laboratório: LAB. 1 – ANATOMIA ANIMAL
Local de funcionamento: Campus em Castro
Descrição das atividades desenvolvidas: - Aulas práticas da disciplina de Anatomia Animal e Reprodução Animal; preparação e conservação de peças anatômicas para fins didáticos.
Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): DEZOO – aulas destinadas aos cursos de graduação em zootecnia e agronomia.
Coordenadora: Prof. Msc. Maria Aparecida Gonçalves da Fonseca Martins


 

Animais Silvestres

Nome do laboratório: LAB. 4 – ANIMAIS SILVESTRES
Local de funcionamento: Campus em Castro
Descrição das atividades desenvolvidas: - Aulas práticas, desenvolvimento de pesquisas e guarda de animais silvestres (tartarugas apreendidas pelo IBAMA).
Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): DEZOO – aulas destinadas aos cursos de graduação em zootecnia.
Coordenadora: Prof. Dr. Verônica Oliveira Vianna


 

Fisiologia Animal

Nome do laboratório: LAB. 2 – FISIOLOGIA ANIMAL E AVICULTURA
Local de funcionamento: Campus em Castro
Descrição das atividades desenvolvidas: - Aulas práticas da disciplina de Avicultura; desenvolvimento de pesquisas.
Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): DEZOO – aulas destinadas aos cursos de graduação em zootecnia.
Coordenadora: Prof. Dr. Maria Marta Loddi


 

Laboratório de Informática

Nome do laboratório: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Local de funcionamento: Campus em Castro
Descrição das atividades desenvolvidas: - Aulas de informática, acesso a internet para alunos, professores e demais funcionários.
Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): DEZOO.
Coordenadora: Prof. Msc. Maria Aparecida Gonçalves da Fonseca Martins

 


 

Microbiologia celular e Parasitologia Animal

Nome do laboratório: LAB. 3 – MICROBIOLOGIA, BIOLOGIA CELULAR E PARASITOLOGIA ANIMAL
Local de funcionamento: Campus em Castro
Descrição das atividades desenvolvidas: - Aulas práticas da disciplina de microbiologia, biologia celular e parasitologia; desenvolvimento de pesquisas.
Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): DEZOO – aulas destinadas aos cursos de graduação em zootecnia.
Coordenador: Prof. Dr. Wilson Massamitu Furuya


 

Nutrição Animal

Nome do laboratório: LAB. 5 – NUTRIÇÃO ANIMAL
Local de funcionamento: Campus em Castro
Descrição das atividades desenvolvidas: - Aulas práticas e desenvolvimento de pesquisas.
Vínculo (departamento/aulas, pós-graduação): DEZOO – aulas destinadas aos cursos de graduação em zootecnia.
Coordenador: Prof. Dr. João Ricardo Alves Pereira