Ciência e Tecnologia de Alimentos

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA), área de concentração em Ciência e Tecnologia de Alimentos, iniciou-se em 2003, com a instituição do mestrado. A criação do Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos foi aprovada em 2015. O programa tem conceito 4 pela CAPES, e é atualmente composto por 14 professores permanentes, quatro colaboradores e três externos, alguns deles titulados no exterior. São 17 alunos matriculados no doutorado e 16 no mestrado, sendo 13 bolsistas em cada categoria.

O objetivo do programa é colaborar com o desenvolvimento científico, tecnológico industrial e socioeconômico da região e do país, através de pesquisas inovadoras que privilegiam processos cooperativos e/ou multidisciplinares. Além disso, busca qualificar profissionais para a docência, pesquisa e mercado.

O perfil de estudante para a pós-graduação é de egressos de universidades públicas e particulares da região e do país, graduados em diversos cursos relacionados ao estudo de nutrição, química e produção de alimentos (conferir com o professor). Segundo o atual coordenador do Programa, professor Ivo Mottin Demiate, alguns alunos atuam ou já atuaram em indústrias alimentícias, e muitos concluintes do mestrado seguem para o doutorado.  Em 2017, houve recorde de admissões no programa, devido ao aumento da procura e da qualificação dos candidatos.

O programa desenvolve pesquisas sobre a produção de alimentos, relação custo-benefício do uso de técnicas e produtos, aproveitamento da potencialidade de subprodutos, resíduos e efluentes agroindustriais. Alguns trabalhos têm gerado patentes e muitos deles são publicados em periódicos de destaque nacional e internacional. Regularmente, alunos são selecionados para intercâmbio e podem trocar conhecimentos em universidades de outros países.

“Os estudantes da graduação também são beneficiados, pois tem acesso à mesma estrutura laboratorial e entram em contato direto com os pós-graduandos”

A região de Ponta Grossa tem se destacado na produção agroindustrial, e a presença deste programa na cidade contribui para consolidar o setor, melhorando a qualidade e oferecendo alternativas à produção, através do resultado das pesquisas desenvolvidas. Os alunos fazem visitas periódicas a indústrias para entrar em contato direto com o trabalho exercido por elas. Os estudantes da graduação também são beneficiados, pois tem acesso à mesma estrutura laboratorial e entram em contato direto com os pós-graduandos através das atividades de pesquisa.

Em médio e longo prazo, o programa procura aumentar seu conceito na CAPES, chegando a 5, melhorar a captação de recursos e obter mais parcerias com o setor privado, expandir o espaço físico disponível para as atividades e internacionalizar-se cada vez mais.

Linhas de Pesquisa

Avaliação Tecnológica de Matérias Primas

Compreende atividades de avaliação da qualidade de produtos agrícolas potencialmente industrializáveis. Envolve a caracterização físico-química e tecnológica de diferentes tipos de insumos, especialmente primários, como grãos, frutos, hortaliças, carnes e leite, bem como novos produtos. Tem como objetivo desenvolver trabalhos inéditos ou inovadores, considerando novos aspectos das matérias primas e potencialidades pouco exploradas, bem como redução de custos e controle de qualidade.

Enzimologia e Tecnologia de Fermentações

Voltada a bioprocessos de alimentos e ligas fermentados e aproveitamento de subprodutos para alimentos e derivados. Inclui projetos sobre a fisiologia de microrganismos produtores de biomassa e metabólitos secundários. Trabalha a aplicação de enzimas em processos tecnológicos para produção alimentar, objetivando o desenvolvimento de alimentos e bebidas de melhor digestão e propriedades nutricionais.

Gestão de Qualidade em Agroindústria

Desenvolve trabalhos que buscam a agregação de valor a subprodutos, tratamento de resíduos e efluentes, e estudam o impacto ambiental da produção de alimentos, bem como a qualidade do processamento agroindustrial. Também compreende a produção de biocombustíveis a partir de resíduos, uso de produtos inovadores, alternativas ecológicas e alternativas econômicas para a indústria.

Visite a página do programa

Skip to content