Curso de Jornalismo participa de encontro internacional na Argentina
Entre os dias 24 e 26 de setembro, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) esteve representada no 1º Encontro da Rede de Investigadores em Comunicação Internacional (em espanhol: Red de Investigadores en Comunicación Internacional- Erici) na Universidade Católica Argentina (UCA), em Buenos Aires. O encontro, liderado pelo professor e coordenador do curso de Jornalismo da Universidade, Ivan Elizeu Bomfim Pereira, comemorou o primeiro ano de institucionalização da RICI e recebeu pesquisadores da América, Europa e África para painéis sobre o jornalismo internacional.
Bomfim destaca que o encontro contou com uma diversidade de trabalhos acadêmicos. “Foram um pouco mais de 40 trabalhos, de diversos países da América Latina. Também tivemos pesquisas de autores africanos e até de um professor brasileiro que atua em uma universidade na Tailândia, o que foi muito interessante”, comenta. Os trabalhos foram organizados a partir das linhas de pesquisa da Rede de Investigadores em Comunicação Internacional (Rici): jornalismo internacional, comunicação política internacional, geopolítica da comunicação, comunicação e relações internacionais e cultura global.
O professor destaca também a participação de estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Jornalismo da Universidade, como Maria Gallinea, orientada pela professora Paula Melani Rocha. Para a estudante, a sua participação online no Erici foi “enriquecedora para mim, tanto no sentido acadêmico quanto pessoal. Mesmo à distância, pude acompanhar debates que trouxeram novas perspectivas sobre temas que já fazem parte da minha rotina de estudos e pesquisa, como a Comunicação Internacional.”
Maria enfatiza a troca acadêmica proporcionada pelo evento. “Gostei muito de ver como o Erici buscou justamente consolidar uma rede de pesquisa internacional, reunindo pesquisadores de diferentes níveis, desde doutores até estudantes de graduação,” afirma. O professor Ivan Bomfim complementa que esta troca se deu em português, espanhol e até em “portunhol”, forma espontânea de comunicação na Rede. “O importante é que a gente se entende. A cada interação, vamos ampliando nossa compreensão do mundo”, diz.
Bomfim avalia que o encontro superou as expectativas. De acordo com ele, a Universidade Católica Argentina (UCA) foi uma parceria fundamental para o 1º Erici. “Posso dizer que foi melhor do que esperávamos. A Universidade Católica Argentina nos recebeu de maneira muito positiva, prestativa em tudo. Eles disponibilizaram salas, sistemas de transmissão e nos ajudaram na organização do evento”, relata.
O professor realça, também, o apoio recebido pela UEPG. O Departamento e o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) forneceram suporte para a realização do evento e para a participação da Universidade em Buenos Aires. “Seguimos buscando a internacionalização, que é uma preocupação crescente das universidades brasileiras e dos cursos, com a Rici”, completa.
A Rede de Investigadores em Comunicação Internacional (Rici) nasceu em 2022, em um grupo de interesse criado na Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC), e foi institucionalizada em setembro de 2023. O primeiro encontro marcou uma nova etapa para a Rede e impulsionou a continuidade dos trabalhos. “Foi um grande sucesso, deu gás para a gente seguir pensando na próxima edição. Estamos avaliando novas sedes e já projetando outras parcerias em toda a América Latina e no Sul Global”, finaliza Bomfim.
Texto: Mariana Real | Foto: Arquivo Pessoal
