Ciências Farmacêuticas

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) é uma associação ampla com a Unicentro, surgida da parceria entre professores e pesquisadores das duas instituições. Criado em 2009, com o mestrado, instituiu o doutorado em 2015. O programa tem conceito 4 pela Capes.

O objetivo do PPGCF é qualificar profissionais para docência, pesquisa, extensão e inovação, bem como suprir uma demanda regional de recursos humanos na área de Farmácia e Análises Clínicas. Para tanto, os estudantes do programa recebem formação científica e tecnológica.

A área de concentração do programa é “Fármacos, Medicamentos e Biociências aplicadas à Farmácia”. Essa área congrega estudos das propriedades dos fármacos e medicamentos, desenvolvimento de medicamentos e de sistemas de liberação de medicamentos, controle de qualidade e avaliação biológica, investigação de processos fisiopatológicos, isolamento e caracterização de organismos patogênicos, entre outros. Com três linhas de pesquisa, é frequente a interação entre elas. A grande maioria das pesquisas realizadas precisa ser justificada com experimentos em animais e estudos de atividade, por exemplo, o que as relaciona aos  estudos de fisiopatologia.

O programa tem parcerias de pesquisa com outros programas da UEPG e também instituições de todo o país, e parcerias com pesquisadores do exterior. O trabalho é articulado através dos professores do PPGCF com formação em outros países, e voltado para projetos específicos. Muitos professores publicam trabalhos em conjunto com os estrangeiros. Alguns docentes também participam de projetos de pesquisa de âmbito nacional. O programa recebe alunos estrangeiros, em especial da América Latina, e abre uma vaga a cada dois anos.

Professores do PPGCF, em conjunto com seus orientandos, frequentemente geram patentes de desenvolvimento e liberação de medicamentos, linha de pesquisa com maior possibilidade tecnológica do programa. Algumas atividades realizadas geram impacto na sociedade, como o atendimento de pacientes com Alzheimer, feito em Guarapuava, para avaliar a nutrição e cognição dessas pessoas. Também um grupo de pesquisa da USP de São Carlos estuda a pressão intracraniana através de um equipamento não-invasivoque o PPGCF desenvolveu.  Instituições nacionais e internacionais também apoiam muitas pesquisas.

O corpo docente do programa é composto por 8 professores da UEPG e 8 da Unicentro. A maioria dos professores da UEPG atua nas linhas de pesquisa de desenvolvimento de fármacos e uso de produtos naturais. Muitos também trabalham com nanotecnologia e nanopartículas. Vários docentes do PPGCF são pós-doutores, e fizeram pós-doutorado no exterior. Em relação aos estudantes, no campus UEPG, são 19 alunos de mestrado, 18 de doutorado e 2 de pós-doutorado. O programa não tem alunos em regime especial na universidade.

“Professores do PPGCF, em conjunto com seus orientandos, frequentemente geram patentes de desenvolvimento e liberação de medicamentos”

O perfil do ingressante é predominantemente farmacêuticos. Nos primeiros anos do programa, a maioria dos estudantes era formada há algum tempo ou era composta por professores da UEPG. Hoje, muitos recém-formados ingressam no programa, vindos da própria universidade e de várias outras. O programa também recebe graduados em outros cursos da área da saúde, como Biomedicina, Fisioterapia, Biologia e Enfermagem.

Entre os egressos, grande parte se tornam docentes de Ensino Superior, até mesmo na própria instituição, como professores colaboradores. Em geral, prosseguem ao doutorado em instituições como UFPR e UFSC, e mais recentemente, no recém-criado doutorado do PPGCF. Nem todos os egressos atuam como professores: alguns foram para o mercado de trabalho ou aprovados em concursos públicos diversos.

O programa tem uma relação próxima com os estudantes de graduação, pautada principalmente pela iniciação científica (IC) e pelo uso comum dos laboratórios. Muitas pesquisas desenvolvidas pelos pós-graduandos geram projetos de IC e, consequentemente, os mestrandos e doutorandos estão envolvidos na orientação dos graduandos. Através do laboratório multiusuário, usado por diversos programas da universidade, alunos de diversas graduações e pós-graduações podem entrar em contato. Também o estágio nos laboratórios é uma chance para os estudantes do PPGCF interagirem com os graduandos.

O espaço físico do programa conta com uma ampla estrutura, incluindo laboratórios multiusuários, que são usados simultaneamente por vários PPGs da universidade. Os equipamentos são obtidos através de financiamentos de pesquisas obtidos em nível estadual e federal. Alguns exemplos são: spray dryer, citômetro de fluxo e espectrofotômetro de placa. Cada pesquisador do programa tem um espaço laboratorial próprio.

Em médio e longo prazo, o objetivo é aumentar o conceito do programa na Capes, e crescer em recursos, número de vagas, equipamentos e bolsas de estudo. A seleção para o PPGCF é feita anualmente, intercalando-se o local da prova do Mestrado entre Ponta Grossa e Guarapuava. São avaliados os conhecimentos em Farmácia e o nível de Inglês. A análise do currículo Lattes é etapa comum para o Mestrado e Doutorado, e todos os candidatos devem entrar em contato prévio com o orientador de seu interesse. Para o Doutorado não há prova, mas defesa do projeto de pesquisa.

Linhas de Pesquisa

Avaliação Química e Biológica de Produtos Naturais

Pesquisas voltadas para o isolamento e a caracterização de compostos químicos de origem natural; e o estudo fitoquímico, a investigação de aspectos taxonômicos e a avaliação in vitro/in vivo de produtos naturais.

Avaliação Clínico/Laboratorial de Processos Fisiopatológicos 

Linha de pesquisa que visa o isolamento e a caracterização de organismos patogênicos (bactérias, fungos e parasitas) em amostras biológicas; a avaliação laboratorial de xenobióticos; e a avaliação laboratorial de processos fisiopatológicos.

Desenvolvimento e Controle de Fármacos, Medicamentos e Correlatos

Esta linha tem como objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de novos fármacos e novos medicamentos; o desenvolvimento de sistemas coloidais para incorporação de fármacos (nanopartículas, lipossomas e microemulsões); e o controle da qualidade de fármacos, medicamentos e insumos farmacêuticos.

Visite a página do programa

Skip to content