Pesquisadores da UEPG recebem prêmios nacionais na área de ciência de materiais

Pesquisadores da UEPG recebem prêmios nacionais na área de ciência de materiais

Pesquisadores do Departamento de Engenharia Civil e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGECM-UEPG) são destaque pelo Brasil. Professores, pós-graduandos e alunos da graduação receberam prêmios no Simpósio Paranaense de Patologia das Construções (SPPC), realizado em agosto desse ano. Os premiados voltaram para casa com o primeiro e segundo lugares de melhor artigo científico e primeiro lugar no concurso de imagem.

O SPPC 2025 reuniu pesquisadores e profissionais de referência nas áreas de engenharia civil e ciência de materiais. A delegação da UEPG contou com docentes do Departamento de Engenharia Civil, estudantes de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais (PPGECM) e acadêmicos de iniciação científica da graduação em Engenharia Civil.

Melhores artigos

O primeiro lugar na categoria artigo científico teve o título ‘Avaliação de métodos para determinação do módulo de elasticidade de concretos expostos ao ataque por sulfatos’, sob autoria de Fernanda Brekailo, Eduardo Pereira, Ronaldo Alves de Medeiros Junior e Rafael Fernando de Oliveira Juncos. O trabalho é resultado da tese de doutorado de Fernanda, desenvolvida no PPGECM. Para ela,  foi uma alegria ver o reconhecimento. “Na premiação, vimos pesquisadores de outras instituições, então foi muito legal ver que dos três prêmios, dois ficaram na UEPG. Vimos que as pesquisas desenvolvidas aqui são tão boas, ou em alguns casos específicos até melhores, quanto as outras”, celebra.

Durante o doutorado, Fernanda buscou estabelecer parâmetros para quantificar a vida útil de estruturas de concreto. “O objetivo foi quantificar e minimizar efeitos de degradação e entender formas de reparo, fazendo ensaios que determinam a rigidez do concreto”, explica Fernanda, que é pesquisadora desde a graduação em Engenharia Civil, orientanda do professor Eduardo Pereira. 

O segundo lugar de melhor artigo também ficou para a UEPG. Sob o título ‘Efeito da geometria de corpos de prova de concreto na expansão devido à reação álcali-sílica’, o trabalho foi de autoria de Eloise Aparecida Langaro, Gustavo Macioski, Andreza Frare e Marcelo Henrique Farias Medeiros. O artigo resulta da tese de doutorado da professora da instituição, Eloise Langaro, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), associada aos resultados das teses dos demais autores.

“Na minha tese, trabalhei com corpos de provas de concreto em formato cilíndrico e prismático. No decorrer do trabalho, observamos que havia diferença nesses corpos de prova, então trabalhamos com algumas técnicas diferentes para para verificar a degradação do concreto”, conta Eloise. Para ela, a premiação no SPPC foi um reconhecimento pelo trabalho realizado. “Isso mostra que o trabalho que a gente desenvolveu é importante, além de trazer um diferencial, com resultados que ainda não estavam disponíveis na literatura”.

Melhor imagem

Na categoria Concurso de Imagem – Microestrutura (Categoria 02), a UEPG também foi premiada. A imagem vencedora é resultado da tese de Doutorado de Adriana Fiori Moura, sob orientação dos professores Eduardo Pereira e Eloise Langaro, com colaboração da acadêmica Maria Vitória Pedroso. O registro foi realizado no Laboratório Multiusuário da UEPG (C-Labmu). A captura foi feita utilizando o Microscópio Eletrônico de Varredura por Emissão de Campo (FEG), operado pela técnica Vanessa Parise Chagury, responsável pelo enquadramento da imagem premiada.

“Estávamos estudando a pasta de cimento, que é cimento misturado com água, queríamos analisar microscopicamente os compostos, e na imagem estão em destaque cristais bem evidentes, formando imagens hexagonais bem bonitas”, explica Adriana. Ela conta que a imagem mostrada no microscópio chamou atenção desde o início, “por ser a mais diferente, ela lembrava um pouco uma flor”, conta. Para Adriana, o reconhecimento foi uma grata surpresa. “Só foi possível graças à estrutura da UEPG, parceria com a Vanessa e trabalho em equipe”, comemora.

Orgulho

O Comitê Científico do 5 SSPC foi formado por professores do Departamento de Engenharia Civil (Denge) da UEPG e por uma professora do Departamento de Construção Civil da UFPR. Nesta edição, foram aceitos e publicados 21 artigos científicos, resultado de um processo de avaliação realizado por 26 revisores pares de diversas instituições de ensino superior. As submissões contemplaram quatro áreas temáticas: Estruturas e Durabilidade; Patologia e Desempenho de Materiais de Construção; Caracterização e Diagnóstico de Materiais; e Desenvolvimento e Inovação em Materiais Cimentícios.

A professora Gabriela Mazureki Campos Bahniuk, do Denge, fez parte do comitê do SPPC. “Foi uma excelente oportunidade de contribuir para a valorização da pesquisa em Engenharia Civil, bem como para o fortalecimento da troca de conhecimento entre diferentes instituições. Essa experiência reforça a importância da cooperação acadêmica”, salienta.

O professor Eduardo Pereira destaca o orgulho que tem de ver seus colegas e orientandos com pesquisas reconhecidas nacionalmente. “Nós estamos numa universidade no interior do Estado, e essas premiações indicam que nossa produção ela é tão relevante quanto a dos grandes centros. Nós estamos produzindo ciência de qualidade relevante e que está em pé de igualdade com o que está sendo produzido em outros lugares”, destaca. O professor enfatiza a parceria do curso de Engenharia Civil com o PPGECM, bem como o C-Labmu. “Esses prêmios são uma celebração. Nós ficamos orgulhosos de ser colocados nesse local de destaque, porque ele coroa o que nós estamos fazendo e posição que nós estamos ocupando”, finaliza.

Texto e fotos no laboratório: Jéssica Natal | Fotos da premiação: Emanoel Cunha

Skip to content