Mestrado Profissional em Ensino de Física

O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) teve início em 2014, e recebe conceito 4 pela Capes. Seu projeto foi elaborado pela Sociedade Brasileira de Física como um programa em rede, com a participação de universidades de todo o Brasil. Além de Ponta Grossa, existem outros quatro polos no Paraná.

O objetivo do programa é melhorar a formação de professores de educação básica das disciplinas Ciências e Física, em especial os que atuam no ensino público. Para tanto, os ingressantes do mestrado devem estar inseridos no mercado de trabalho como docentes.

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF) tem duas áreas de concentração: Física na Educação Básica e Formação de professores de Física em nível de mestrado. Na primeira, são incluídas as linhas de pesquisa Física no Ensino Fundamental e Física no Ensino Médio. Na segunda, a linha Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física.

A cada seleção, feita anualmente, o programa abre 15 vagas. Na primeira turma, foram formados estudantes de diversas cidades do estado, além de um aluno de Santa Catarina. Em 2017 iniciou-se a terceira turma em Ponta Grossa. A procura pelo mestrado chegou a 3,5 candidatos/vaga na última seleção.

Ao final do curso, o aluno deve produzir uma dissertação e um produto educacional, material didático que deve ser divulgado para o país em forma de eBook. A ideia é que ele possa ser utilizado por diversos professores de Física.

“O objetivo do programa é melhorar a formação de professores de educação básica das disciplinas Ciências e Física”

Para a dissertação, o aluno deve avaliar a eficácia de seu produto na aprendizagem em sala de aula. Dessa forma, o material deve ser aplicado nas turmas de Educação Básica em que ele leciona. As pesquisas realizadas giram em torno de soluções para problemas que os professores enfrentam. Por exemplo, o uso de tecnologias, como placas Arduino, para o ensino de Física moderna. Uso de redes sociais para divulgar conteúdos e fazer interações, bem como elaboração de experimentos e simuladores para permitir a visualização das leis da Física também são trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do programa. Algumas das áreas de estudo contempladas no PPGEF são Eletromagnetismo, Astronomia e sequências didáticas usando teorias de aprendizagem.

O corpo docente do PPGEF é composto por 11 professores permanentes e 3 colaboradores. Um deles faz parte do departamento de Geociências, e é focado no ensino de Astronomia. Os demais fazem parte do departamento de Física. As aulas do programa são ministradas às sextas e sábados.

Segundo o coordenador do PPGEF, Jeremias Borges da Silva, os professores precisam de mais incentivo para buscar a qualificação. Ele acredita que o Estado não valoriza a formação continuada, e a carga horária e condições de trabalho também dificultam a procura. Atualmente, o programa não recebe novas bolsas de estudo, mas em turmas anteriores todos os professores de escola pública podiam ser bolsistas.

Os objetivos do programa em médio e longo prazo são qualificar cada vez mais professores, com o aumento do número de vagas, proporcionar uma formação de alto nível, abir um doutorado na área (submissão de projeto prevista para o próximo ano) e melhorar a divulgação dos trabalhos produzidos pelos estudantes.

*O mestrado profissional busca qualificar professores atuantes no mercado de trabalho, de preferência na rede pública de ensino. Ao final do curso, deve ser feito um produto para a educação, que possa utilizado nas escolas. Em alguns casos, também exige dissertação.

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