O Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) é um programa de pós-graduação em rede nacional, sendo a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) uma das instituições associadas. Seu conceito pela CAPES é 5, o mais alto no nível de mestrado. Criado em 2011, é a primeira iniciativa na área de mestrado profissional em rede, e funciona em regime semipresencial. Naquele mesmo ano, teve início a primeira turma do PROFMAT na UEPG, com grande procura e apenas 4 docentes. Atualmente, o programa tem 11 professores permanentes.
O mestrado é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e tem como objetivo a formação de professores de Matemática da Educação Básica, em especial pública, sua qualificação e seu aprimoramento profissional devido a possíveis lacunas na graduação. A dissertação produzida no final do mestrado deve ter como tema aspectos do ensino de matemática na educação básica, em foma de metodologias de ensino ou produtos que possam auxiliá-lo.
A matriz curricular do PROFMAT é composta por quatro disciplinas no primeiro ano, além de curso de verão e qualificação, e por duas disciplinas obrigatórias e duas eletivas no segundo ano. Atividades, material e diversas aulas estão disponíveis na plataforma Moodle, o que permite a interação professor-aluno à distância, e são realizados encontros presenciais uma vez por semana. As disciplinas giram em torno de conceitos matemáticos que fazem parte do currículo de educação básica. Segundo o coordenador Airton Kist, uma diferença de outros cursos de pós-graduação é que não há possibilidade de cumprir os créditos necessários com antecedência, para se dedicar apenas à dissertação no período final do curso.
O PROFMAT na UEPG oferta de 15 a 20 vagas em cada seleção anual. Atualmente tem em torno de 40 alunos matriculados. O processo de seleção inclui um exame de 30 questões sobre conhecimentos matemáticos. Em torno de 70 pessoas se inscrevem no programa a cada ano. As aulas presenciais são ministradas nas sextas-feiras.
Segundo o coordenador, o PROFMAT é uma importante ferramenta para melhorar o ensino de matemática no Brasil que, em comparação com outros países, apresenta péssimos indicadores na disciplina. Com a qualificação dos professores, estes podem transmitir melhor os conteúdos e incentivar a aprendizagem, inclusive em nível mais avançado, na resolução de questões complexas e participação em competições como olimpíadas de Matemática.
Os objetivos do PROFMAT na UEPG, e em todo o Brasil, segundo o coordenador, são manter seu funcionamento e excelência e obter o nível de doutorado, tendo em vista que a criação de doutorados profissionais foi recentemente autorizada pela CAPES.
*O mestrado profissional busca qualificar professores atuantes no mercado de trabalho, de preferência na rede pública de ensino. Ao final do curso, deve ser feito um produto para a educação, que possa utilizado nas escolas. Em alguns casos, também exige dissertação.
Visite a página do programa