Os projetos de extensão são coordenados por docentes do Departamento de Zootecnia em conjunto com a expressiva participação dos alunos da Zootecnia UEPG.
Programa de Avaliação Genética de Bovinos Leiteiros do Estado do Paraná
A Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa, desenvolveu o programa Paranaense de avaliação genética de vacas da raça Holandesa. O programa tem intuito de avaliar geneticamente as fêmeas produtoras de leite no estado do Paraná. Para tal, análises genéticas de mais de 150000 vacas são realizadas com base na metodologia dos modelos mistos, por meio de soluções BLUP, para as características de produção de leite (kg), produção de gordura (kg), produção de proteína (kg), pontuação final ajustados aos 305 dias de lactação, compostos leiteiros, além de índice de seleção genética. Avaliar a classificação dos melhores animais para leite, gordura, proteína e pontuação final, permite que os criadores possam selecionar geneticamente os animais mais produtivos e com isso aumentar a lucratividade dos rebanhos. O principal intuito deste projeto é disponibilizar os valores genéticos dos animais para criadores de todo estado, vinculados a associação da raça Holandesa, acelerando o ganho genético.
Implantação de programas visando melhorias na produção, qualidade e processamento do leite em propriedades familiares no município de Reserva – PR.
Diante do potencial de produção de leite na região e da demanda de cooperativas e laticínios pelo aumento da produtividade e melhoria da qualidade do leite, o projeto tem por objetivo promover a transferência de tecnologias para produtores de leite familiares. Está vinculado ao Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite (CMETL) tem como participantes professores do Departamento de Zootecnia e de Eng. De Alimentos e acadêmicos do curso de Zootecnia. As instituições parceiras são o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e a EMATER. Entre as tecnologias desenvolvidas nas propriedades estão o planejamento forrageiro, o manejo da pastagem, o balanceamento de dietas, o acompanhamento do desenvolvimento de bezerras e novilhas e práticas de ordenha visando aumento da qualidade do leite, além de práticas relacionadas ao processamento do leite na fabricação de derivados. A transferência de tecnologias ocorre por meio do acompanhamento nos produtores e também de treinamentos e capacitação por meio de cursos e dias de campo.
Sistemas de produção de suínos e o perfil do consumidor nos Campos Gerais
A produção de suínos nos Campos Gerais é caracterizada pela diversidade no sistema produtivo. Existem sistemas altamente tecnificados com produção verticalizada e de altos índices produtivos assim como produtores que criam o suíno para subsistência em pequenas propriedades. Da mesma forma, a quantidade de carne consumida na região é muito variável e pode estar associada a questões ligadas ao sistema de produção, colonização europeia, religião, condições econômicas, nível de escolaridade e informação dos consumidores. Este projeto visa integrar informações dos sistemas de produção de suínos e um perfil do consumidor de carne suína nos municípios que formam a região dos Campos Gerias. Em sintonia, um perfil do consumidor será estabelecido através da aplicação de questionário socioeconômico e sobre carne suína a população. Através da mídia gráfica e digital, o consumidor regional será informado sobre mitos e verdades sobre a carne suína além dos sistemas de produção existentes na região dos Campos Gerais.