A região dos Campos Gerais, no estado do Paraná, foi pioneira no desenvolvimento e divulgação de diversas técnicas agropecuárias, como o “plantio direto na palha” e a “integração agricultura – pecuária”. Conhecida pela de influência de grandes Cooperativas, abriga a maior e mais tecnificada bacia leiteira do Paraná, com a maior produção e melhor produtividade de leite do Brasil, além da destacada produção de aves e suínos. O Curso de Zootecnia foi criado pela Resolução nº 270 de 02/10/2001 e reconhecido pelo decreto nº 170 de 13/02/2007 e se tornou uma realidade para uma região que ansiava por um curso de Graduação na área, por suas fortes ligações com a bovinocultura leiteira, suinocultura e avicultura de corte. O fato de a Universidade ser um elo de preponderante importância na cadeia produtiva faz com que seus profissionais se empenhem sobremaneira em responder a altura aos avanços técnicos exigidos pela comunidade.
Em 2002, através de convênio estabelecido entre a Secretaria de Estado da Educação e a Universidade Estadual de Ponta Grossa, implantou-se no município de Castro o curso Superior de Zootecnia visando atender a uma demanda reprimida da região e aproveitar as potencialidades existentes no município, em termos de estrutura física e recursos humanos, associando-os ao corpo docente e técnico da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Desde o princípio, o projeto pedagógico do curso vem sofrendo constantes alterações, visando a melhora da qualificação profissional e a adequação à realidade do Estado e do País. Assim, em 2016 o curso foi transferido para o Campus de Uvaranas, em Ponta Grossa, passando a contar com estrutura já implantada e em funcionamento, para melhor qualidade de ensino, pesquisa e extensão, quanto a laboratórios, fazenda escola, bibliotecas e recursos humanos, além da maior interação com os demais cursos da universidade. Associando essa estrutura à qualificação docente do Departamento de Zootecnia, o curso é referência nacional e internacional na área de produção animal, de modo a garantir uma formação sólida ao futuro profissional Zootecnista para atuação nos mais diversos campos que a profissão oferece.
Atualmente, o curso Zootecnia é oferecido em período integral, tendo a duração de cinco anos, sendo que no segundo semestre, do último ano, o aluno dedica-se exclusivamente a estágio obrigatório para formação complementar.