Biomodel na difusão do conhecimento

No dia 10 de setembro, o grupo Biomodel participou junto ao PROENZEM das atividades que aproximam o Ensino Médio do ambiente universitário. O Programa Interação das Engenharias e Zootecnia com o Ensino Médio (PROENZEM) é coordenado pela profa. Adriana Chinelatto do Departamento de Engenharia de Materiais, e envolve todos os cursos do Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia que são: Engenharia de Materiais, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Agronomia e Zootecnia.  O objetivo principal deste Programa é despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio para os cursos pertencentes ao Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia, oferecidos pela UEPG. Através da Consultoria Técnica em Zootecnia (CTZ), coordenada por acadêmicos de Zootecnia da UEPG, os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Prof. João Ricardo von Borell du Vernay (“Colégio Borell”) conheceram os laboratórios do curso de Zootecnia, entre eles o Laboratório de Informática e Sistematização de Dados. Neste laboratório o Biomodel atua em pesquisas com análises de dados de produção de não-ruminantes, discute assuntos ligados a suinocultura e atua na extensão.  O projeto de extensão “Sistemas de produção de suínos e o perfil do consumidor nos Campos Gerais” coordenado pela Profa. Cheila Roberta Lehnen do Departamento de Zootecnia, integra os alunos do BioModel em atividades de difusão do conhecimento sobre o manejo de suínos e sobre a qualidade da carne suína. A acadêmica Rafaela Hilgemberg foi responsável por expor os mitos e verdades da carne suína, assim como apresentar, juntamente com acadêmicos da disciplina de Suinocultura as maquetes de uma unidade produtora de leitões, setores de creche, gestação e lactação.