UEPG é premiada em pesquisa com parceria da UEM

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), representada pela professora do curso de Zootecnia, Cheila Roberta Lehnen, recebeu o primeiro lugar da premiação organizada pela 34ª Reunião Anual do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA). A docente é coorientadora de Brena Cristine Rosário Silva, aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Juntamente com Cheila, a aluna é orientada pela professora Simara Márcia Marcato, do Departamento de Zootecnia da UEM.

A premiação se deu pelo trabalho científico intitulado ‘Equações de predição da energia metabolizável de farinhas de insetos para frangos de corte’. A pesquisa trata do uso de equações, para estimar a composição nutricional das farinhas de insetos para alimentação de frangos de corte. “Muitos estudos ainda utilizam animais em ensaios de metabolismo e outra forma de análise é através da modelagem matemática, a partir da compilação das informações e equações que são estabelecidas”, explica a Cheila. Orientar Brena no trabalho foi uma satisfação para a professora. “A Brena é uma excelente acadêmica e é autodidata, pois trabalhar com banco de dados exige que o acadêmico goste de atuar com planilhas de excel, pacotes estatísticos e goste de fazer pesquisa em carreira solo”.

Receber o prêmio do CBNA representa muito para Cheila, em dois aspectos: mostra o uso de farinha de inseto como um alternativa na alimentação de aves e, “em segundo, porque utilizamos técnicas a partir de modelos matemáticos, ao invés do uso tradicional de gaiolas de metabolismo, em que se faz uma experimentação que tem um custo técnico muito elevado”, completa.

“Foi uma grande honra ter nosso trabalho reconhecido em um evento tão relevante para a nutrição animal. Isso demonstra a qualidade e a relevância do trabalho realizado, e é uma prova do empenho e dedicação que investimos”, destaca Brena. Para ela, receber o reconhecimento é um incentivo para continuar buscar a excelência em pesquisas futuras e contribuir para o avanço da Zootecnia. “Tenho muita admiração e respeito pelo trabalho que as minhas orientadores realizam e sou grata por elas dividirem seus conhecimentos comigo”. Embora a orientação de Cheila com Brena tenha sido virtual, já que as duas moram em cidades diferentes, a admiração não faltou. “Acredito que os bons resultados que temos obtido são provenientes da nossa boa relação e espero que nossa parceria perdure por um bom tempo”, finaliza.

O artigo será publicado no livro de anais do evento, aqui.

Texto e fotos: Jéssica Natal