15 de Outubro – Dia do Professor

“O ensino formal da produção animal nasceu em 1848 na França, com a criação pelo Conde de Gasparin, no Instituto Agronômico de Versailles, de uma cadeira destinada ao estudo dos animais domésticos como um corpo independente de doutrinas denominada como Zootechnie, Zootecnia no português, desligando-se do ensino vigente da Agricultura Geral. Os candidatos às cadeiras de professor de Zootecnia deviam expor numa tese, os planos de ensino da matéria que desejavam lecionar; desta forma em fins de 1849, um jovem naturalista chamado Émile Baudement, conquistou a aprovação unânime dos membros do júri, pelas suas idéias inovadoras, explicando em sua dissertação, que a Zootecnia é uma ciência que explica os acontecimentos para constatar os fatos: »Dire que la Zootechnie est une science c´est exprimer un voeu et un besoin plutôt que constater un fat». Portanto, a Zootecnia deixou de ser somente uma prática que se aprendia com a “lida” com o gado, para ser também uma arte ou ciência aplicada que se apreende observando e experimentando, conforme definiu Cornevin em 1881. A Zootecnia então entendida como ciência complexa evoluiu sendo ensinada nas universidades e centros de altos estudos, teve com estas ideias se dispersado pelo mundo civilizado” (Ferreira, 2012).  O texto acima faz alusão ao início da profissão de Zootecnia e a sua importância.

A crescente demanda mundial por alimentos e a produção animal consonante com a legislações ambientais vigentes impõem a formação dos Zootecnistas um olhar no desenvolvimento da ciência e de sua aplicabilidade. Para os professores Zootecnista sendo os responsáveis por essa engrenagem de desenvolvimento e transformação, está sendo grande o desafio de ensinar neste momento de pandemia, mas nem por isso perdeu-se a vontade e o brilho nos olhos. Aprender a trabalhar de uma maneira diferente exigiu mais dedicação para tentar errar menos. De forma repentina os professores tiveram que assimilar novas tecnologias, se adequar com os diferentes métodos e ensinar nas mais diversas disciplinas, garantindo para a sociedade novos profissionais zootecnistas e médicos veterinários com o mesmo êxito. Parabéns professor Zootecnista, pelos seus esforços, dedicação e superação!

Referência Bibliográfica:

Ferreira, W.M.  CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS NO ENSINO DA ZOOTECNIA. In: O profissional de Zootecnia no século XXI [recurso eletrônico] / Gercílio Alves de Almeida Júnior … [et al.], organizadores. – Alegre, ES : CAUFES, 2012. 203 p.