Professora Dra. Veronica Oliveira Vianna é nomeada para a Comissão Nacional de Animais Selvagens do CFMV

A professora associada Verônica Oliveira Vianna, chefe do Departamento de Zootecnia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (DEZOO), foi nomeada para a Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). A referida professora também compõe a Comissão Estadual de Animais Selvagens (CEAS), do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) desde 2017 e recentemente foi empossada como membro da também Comissão Técnica e de Ensino de Zootecnia do CRMV-PR.

As comissões têm papel importante dentro dos sistemas CFMV/CRMVs, pois elas prestam assessoria a administração. A Comissão Nacional de Animais Selvagens assessora o CFMV nas demandas pertinente aos animais silvestres. O que é relevante em um país com grande diversidade de fauna e que necessita manejá-la e conservá-la.

Na UEPG a professora Verônica ministra as disciplinas de Fundamentos da criação e conservação da fauna silvestre, Animais Silvestres, Ecologia e Gestão Ambiental para a graduação em Zootecnia e a disciplina de Manejo e conservação de fauna silvestre, para o curso de bacharelado em Ciências Biológicas. Atualmente também participa da disciplina de Crocodilicultura no curso de pós-graduação, da Universidade Estadual de Maringá. Além disso realiza extensão e pesquisa na área de manejo “ex situs” e conservação de fauna.

Nos dias 17 a 19 de agosto de 2021 a professora Verônica participou do Iº Fórum de Zootecnistas dentro dos sistemas CFMV/CRMVs, o qual reuniu zootecnistas conselheiros e integrantes de comissões de todo o Brasil para trabalhar algumas demandas dos profissionais zootecnistas. Para a professora a participação nas comissões possibilita a discussão entre as atividades dos profissionais zootecnista e médicos veterinários frente a desafios diários encontrados no mercado de trabalho.

Fonte: Veronica de Oliveira Vianna