Apresentando o Livro “Avaliação Educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas”

Apresentando o Livro “Avaliação Educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas”

A avaliação é um tema complexo e extremamente atual, dada sua importância e presença no âmbito das políticas educacionais e práticas escolares.

O livro “Avaliação Educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas”, organizado pela professora Mary Ângela T. Brandalise apresenta um conjunto de trinta pequenos textos referentes a conceitos, termos e perspectivas de avaliação educacional em suas interfaces com a política educacional, cada qual com indicação de bibliografia complementar.

O desejo dos autores é de que a referida publicação possa constituir-se como uma produção acadêmica de consulta básica para graduandos, pós-graduandos e pesquisadores, bem como um contributo para o aprofundamento dos estudos e das pesquisas no campo da avaliação educacional e para a formação de professor@s, gestor@s, e demais interessad@s.

Gostaria de conhecer os capítulos que o integram? Acompanhe as redes sociais do GEPPEA (Facebook e Instagram @Geppea.UEPG), toda semana teremos um spoiler de cada capítulo. E a apresentação do capítulo “Avaliação Educacional” já está disponível. Acesse: https://www.facebook.com/100052141328426/videos/369139798094930/

E para você que estuda, pesquisa ou tem interesse em iniciar seus estudos na temática da Avaliação Educacional compartilhamos com vocês as referências de cada capítulo, para que você não perca nada. Além disso, o livro pode ser adquirido no site da Editora:UEPG. Confira. https://portal-archipelagus.azurewebsites.net/farol/eduepg/produto/avaliacao-educacional-interfaces-de-conceitos-termos-e-perspectivas/1373126/

 

 

REFERÊNCIAS CAPÍTULOS DO LIVRO

 

 

BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira(org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020.

1 BARBOSA, Beatriz Vozniak; KAILER, Elismara Zaias. Políticas de avaliação em larga escala da educação básica brasileira. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 215-219.

2 BONATTO, Bruna Mayara; GÓES, Graciete Tozetto. Avaliação de políticas e programas. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 87-96.

3 BONATTO, Bruna Mayara. Avaliação e pesquisa em avaliação. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 97-105.

4 BORGES, Regilson Maciel. Abordagens qualitativas de avaliação: contribuições de autores brasileiros. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 17-27.

5 BORGES, Regilson Maciel. Indicadores educacionais e avaliação. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa:  Ed. UEPG, 2020. p.175-181.

6 BORGES, Regilson Maciel. Medidas educacionais e avaliação. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 189-195.

7 BORGES, Regilson Maciel; HEY, Sônia Maria. Políticas de avaliação da educação superior brasileira. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de  conceitos, termos e perspectivas. Ponta   Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 221-227.

8 BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação criterial e avaliação normativa. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 57-61.

9 BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação educacional. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 107-112.

10 BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação formativa e avaliação somativa. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 133-142.

11 BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Espaços epistemológicos da avaliação educacional. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 155-160.

12 BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira et al. Feedback na avaliação formativa. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 165-173.

13 GOÉS, Graciete Tozetto; KAILER, Elismara Zaias. Regulação e avaliação educacional. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 229-237.

14 JESUS, Daniella do Nascimento; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação de currículo. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 71-79.

15 JUSTUS, Michélle Barreto. Conselho de classe e avaliação. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 149-154.

16 LARA-SILVA, Viridiana Alves de; SILVA, Giane Correia. Instrumentos de avaliação da/para aprendizagem. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de  conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 183-187.

17 MARTINS, Clícia Bührer. Autoavaliação de escolas e de instituições de ensino superior. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa.Ed. UEPG, 2020. p. 51-56.

18 MARTINS, Clícia Bührer. Autoavaliação de cursos de graduação. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 81-86.

19 MARTINS, Clícia Bührer; BORGES, Regilson Maciel. Avaliação institucional. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 127-132.

20 PELUCHEN, Vanessa Rosana. Accountability e avaliação educacional. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 29-26.

21 SILVA, Giane Correia; LARA-SILVA, Viridiana Alves de Lara. Avaliação da/para aprendizagem. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 63-69.

22 SOUZA, Andreliza Cristina de. Avaliação emancipatória. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 121-126.

23 SOUZA, Andreliza Cristina de. Autoavaliação da aprendizagem. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 45-49.

24 SOUZA, Andreliza Cristina de. Classificação e avaliação educacional. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 143-147.

25 SOUZA, Andreliza Cristina de. Estado e Avaliação Educcional,  In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de  conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 161-164.

26 SOUZA, Andreliza Cristina de. Meta-avaliação. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de  conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 197- 200.

27 SOUZA, Andreliza Cristina de. Política e Avaliação Educacional.  In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de  conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 209-213.

28 STREMEL, Silvana; MAINARDES, Jefferson. Política educacional. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de  conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 201-208.

29 TICONA AGUILAR, Efrain. Acreditação e avaliação na educação superior brasileira. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 37-44

30 KAILER, Elismara Zaias; PRESANIUK, Adriane; BARBOSA, Beatriz Vozniak. Avaliação em larga escala. In: BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira (org.). Avaliação educacional: interfaces de conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2020. p. 113-120.

Skip to content