I Seminário Internacional de Políticas de Evaluación Educacional y Accountability

I Seminário Internacional de Políticas de Evaluación Educacional y Accountability

Na semana passada as pesquisadoras: Vanessa Rosana Peluchen Camargo, Viridiana Alves de Lara Silva, Ana Cecília Canales Cuadros, Mary Ângela Teixeira Brandalise e o pesquisador Efraín Ticona Aguiar, membros do GEPPEA participaram do I Seminário Internacional de Políticas de Evaluación e Accountability, com publicações de alguns trabalhos. O evento online foi sediado pela Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia, organizado em parceria com a Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), evento vinculado ao Grupo de Pesquisa sobre Políticas Públicas de Avaliação Educacional e Accountability em países da América Latina (da UNOESC)

 

As pesquisadoras Vanessa e Mary Ângela apresentaram o trabalho intitulado ” PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL NO BRASIL (2009-2019): discussões analíticas a partir do software Iramuteq”. O trabalho teve como objetivo analisar a produção de conhecimento sobre políticas de avaliação e accountability educacional. As discussões nos artigos acadêmicos analisados ​​apontam tendências nas abordagens de accountability associadas às políticas de avaliação dos sistemas educacionais implementadas pelo Estado e também no contexto brasileiro e a existência de um espaço aberto que pode ser preenchido por pesquisadores interessados ​​em aprofundar a relação entre avaliação e prestação de contas, dada a carência de grupos e pesquisadores interessados ​​no assunto.

 

Os pesquisadores Ana Cecília, Efraín e Mary Ângela apresentaram o trabalho “SEMÁFORO ESCUELA REMOTO: accountability das políticas educacionais no contexto das escolas públicas peruanas” que teve por objetivo  apresentar os resultados parciais de uma pesquisa, que integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional e Avaliação – GEPPEA, vinculado ao CNPQ/Brasil, a qual objetiva analisar as reconfigurações do programa Semáforo Escuela (Remoto), desenvolvido pelo Ministério da Educação, às escolas públicas peruanas, utilizado como ferramenta de gestão para fornecer informações sobre o atendimento educacional a
distância das escolas com ênfase no programa Aprendo en Casa em tempos de pandemia.

 

As pesquisadoras Viridiana e Mary Ângela apresentaram o trabalho “AVALIAÇÃO EXTERNA NO ENSINO FUNDAMENTAL I E SEUS EFEITOS NO CONTEXTO ESCOLAR”, que teve por objetivo apresentar os efeitos da avaliação externa no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental e trouxe a tona discussões relacionadas a Accountability e a responsabilização da escola e dos professores.

 

Além da apresentação de trabalho a pesquisadora Vanessa atuou como moderadora da mesa (organização e
discussões dos trabalhos) e a Profª Dr Mary  Ângela atuou como conferencista da mesma mesa.

Parabenizamos aos pesquisadores e ficamos imensamente feliz em compartilhar com todos algumas das reflexões frutos das pesquisas realizadas pelo GEPPEA.

 

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