Museus da região dos Campos Gerais decidem criar associação

Gestores de museus da região dos Campos Gerais reuniram-se por web conferência nesta quinta-feira (30) para afinar interesses em torno da criação de uma associação que represente o setor. A proposta surgiu do Museu Campos Gerais (MCG), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a direção de cultura da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Participaram diretores e assessores de instituições de Ponta Grossa, Castro, Palmeira, Ipiranga e Telêmaco Borba.

O objetivo dos gestores em criar uma associação é o fortalecimento de museus e casas de memória da região. “Vamos abordar realidades muito diferentes, museus consolidados e que têm uma tradição até espaços muito jovens – e é justamente essa diversidade que interessa reconhecer por meio de uma associação”, explica Niltonci Batista Chaves, diretor do MCG. Para o professor, a universidade possui capacidade de oferecer capacitação aos espaços museais e maior inserção de pesquisadores na área.

Já o secretário de Cultura de Palmeira e coordenador da AMCG Cultura, Waldir Joanassi Filho, destacou na reunião online a importância da cooperação entre museus, da troca de informações e experiências, além da divulgação conjunta das ações com vistas ao turismo. O gerente do Centro Cultural Castrolanda (CCC), Rafael Rabbers, ressaltou a relevância de uma associação e frisou a necessidade de um estudo cuidadoso para elaboração do estatuto, uma vez que a instituição deve ser duradoura. “Independente das pessoas, das trocas de comando e direção, a entidade fica, essa é a ideia”, pontua.

O grupo passa agora a formular um estatuto e ampliar a conversa com outros museus e profissionais interessados. Foi definida uma direção provisória composta por Niltonci Batista Chaves (MCG), Waldir Joanassi Filho (AMCG Cultura) e Samara Lima (CCC). Entre as ações previstas após a criação da associação, ainda neste ano, está a oferta de curso online de digitalização de acervos. Para 2021, a previsão é de realização do primeiro Fórum de Museus dos Campos Gerais. Outra meta dos gestores seria a organização de exposição itinerante conjunta no próximo ano.