LINHAS DE PESQUISA

Núcleo Articulador

As Linhas de Pesquisa do Programa se articulam tendo em vista a práxis dos educadores. Essa articulação permite abordar a pesquisa e a formação dos pesquisadores em educação de modo crítico, analítico e dinâmico como ação transformadora. Assim entendido, os educadores todos, e não só professores ou docentes situados no espaço escolar formal, são vistos como atores sociais num contexto social. O Programa, porém, mesmo entendendo a Educação em seu sentido lato como práxis social e aberta a outros agentes e espaços educativos, realiza um recorte que privilegia a investigação em torno ao ensino formal em seus vários níveis. A partir desse núcleo articulador, o Programa visará permanentemente a formação de educadores e de pesquisadores capazes de apreender os elementos constitutivos da ação educativa: a) dimensões política, econômica, histórica e cultural; b) a dinâmica social nas expressões mais próximas ao contexto escolar. A formação dos educadores, enquanto campo de confluência que define a identidade do Programa, realiza a interface entre as Linhas de Pesquisa, sendo contemplada em investigações sobre a natureza do trabalho educativo, as modalidades de formação, os processos e dimensões do desenvolvimento profissional e a inserção das tecnologias contemporâneas de informação e comunicação nas atividades docentes.

 

Ensino e Aprendizagem

Investiga as interfaces entre o ensino e a aprendizagem considerando: o ensino como processo multidimensional (Filosófico, Cultural, Antropológico, Histórico, Social, Político, Econômico, Psicológico entre outros) e a necessidade do desenvolvimento de estratégias didáticas, metodológicas e curriculares; as relações dos sujeitos das práticas escolares na apropriação/difusão dos conhecimentos disponíveis na cultura; as interações e os processos constitutivos do sujeito e do conhecimento. A Linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem mantém ligação orgânica e complementar entre: o profissional da educação e o educando; o fazer docente e o desempenho discente; a organização do trabalho pedagógico e a construção do conhecimento; a interação nos espaços social e escolar enquanto espaços de inserção cultural, compreensão e transformação da realidade. A Linha de Pesquisa pretende acolher demandas provenientes das áreas específicas de conhecimento e das disciplinas escolares relacionando os conteúdos com o contexto sociocultural em que se inserem os alunos.

 

História e Política Educacionais

Analisa a história e a política na práxis pedagógica, nos sistemas, nas instituições educacionais e na formação dos educadores e as políticas públicas nos processos de formulação, implementação e avaliação das ações educacionais. Essa Linha de Pesquisa promove o debate sobre as relações entre história, sociedade e educação e, pesquisas sobre as políticas educacionais. O primeiro aspecto investe esforços na discussão e solução de questões teóricas e metodológicas no âmbito da relação entre história, sociedade e educação, enfatizando o caráter histórico das práticas e das teorizações pedagógicas nas instituições escolares e compreendendo as complexas relações entre escola e contexto social. O segundo tem por objeto as políticas públicas e o desenvolvimento da escola pública fundamental, média e superior. Os projetos da Linha de Pesquisa investigam as relações entre educação e trabalho, entre educação cidadania e direitos humanos, e aprofundam as questões que objetivam conhecer as diversas perspectivas (filosóficos, históricos, econômico, sociais e culturais) que interagem nas políticas educacionais das diferentes sociedades.

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