ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO

 


       Estrutura curricular: Mestrado (a partir da turma de 2017)


O currículo do Mestrado em Educação compreende um total de 34 (trinta e quatro) créditos assim distribuídos:

08 créditos em disciplinas do Núcleo Comum

04 créditos em Seminário de Dissertação da Linha de Pesquisa

04 créditos em disciplinas optativas

02 créditos em Estágio de Docência do Mestrando (EDM) (*)

06 créditos no Núcleo de Atividades de Pesquisa (**)

04 créditos de Orientação de Dissertação de Mestrado (ODM – I e ODM – II)

06 créditos referentes à elaboração e defesa de Dissertação

 

(*) Obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social – DS – Capes e de outras agências que exijam tal atividade.

(**) Discente que não cursar EDM, deve comprovar 08 (oito) créditos no Núcleo de Atividades de Pesquisa.

 

Núcleo Comum Carga horária/semestre Créditos
ED-51002 Teoria e Educação 60h/1º sem. 04
ED-51001 Fundamentos Epistemológicos da Pesquisa em Educação 60h/2º sem. 04
Seminário de Dissertação
ED-52001 Seminário de Dissertação – Ensino e Aprendizagem 60h/3º sem. 04
ED-52002 Seminário de Dissertação – História e Política Educacionais 60h/3º sem. 04
Orientação de Dissertação
ED-52006 Orientação de Dissertação de Mestrado I (ODM I) 30h/3º sem. 02
ED-52007 Orientação de Dissertação de Mestrado II (ODM II) 30h/4º sem. 02
 Núcleo Específico
ED-53100 Tópicos Especiais – Linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem 60 04
ED-53200 Tópicos Especiais – Linha de Pesquisa História e Política Educacionais 60 04
Estágio de Docência
ED-53008 Estágio de Docência de Mestrando 30 02
Núcleo de Atividades de Pesquisa
ED-53001 Participação Grupo de Estudos e Pesquisa 60/* 04/*
ED-53002 Participação em Seminários temáticos e/ou defesas de Tese e Dissertação * *
ED-53003 Estudos individualizados * *
ED-53004 Publicação de trabalhos completos em anais de eventos, livros, capítulos e artigos * *
Trabalho de Conclusão
ED-54001 Dissertação 90 06

* Créditos variáveis atribuídos segundo os critérios definidos pelo Colegiado do Programa

 

 


Ementas das Disciplinas – Mestrado em Educação


Fundamentos Epistemológicos da Pesquisa em Educação

Condições constitutivas do conhecimento científico. As explicações do conhecimento científico em perspectiva histórica, filosófica e social. A empiria e a teoria das ciências. Ciências da natureza e Ciências Sociais e suas implicações na pesquisa educacional.

 

Teoria e Educação

Matrizes teóricas da educação contemporânea. Fundamentos epistemológicos, sociológicos e antropológicos das teorias. Contextos históricos e políticos das teorias educacionais.

 

Seminário de Dissertação – Linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem
Análise de abordagens teórico-metodológicas e de pesquisa sobre o ensino e aprendizagem e suas implicações no trabalho docente. O papel dos sujeitos da prática escolar na construção do conhecimento. A relação entre escola, conhecimento e sociedade.

 

Seminário de Dissertação – Linha de Pesquisa História e Política Educacionais
Análise de abordagens teórico-metodológicas da pesquisa sobre História e Políticas Educacionais. A formação de intelectuais críticos na pós-graduação. Categorias da dialética. Discussão dos temas de dissertação e da elaboração do relatório para a qualificação. Análise crítica de teses e dissertações da aérea de educação. Revisão de literatura. Análise de dados. Questões éticas da pesquisa.

 

Orientação de Dissertação de Mestrado I – ODM – I

Atividade acadêmica de sistematização do projeto de pesquisa para a Dissertação e o seu desenvolvimento, realizada sob a orientação e avaliação docente. A produção esperada para semestre de orientação será definida pelo mestrando e seu orientador.

 

Orientação de Dissertação de Mestrado II – ODM – II

Atividade acadêmica de sistematização do projeto de pesquisa para a Dissertação e o seu desenvolvimento, realizada sob a orientação e avaliação docente. A produção esperada para semestre de orientação será definida pelo mestrando e seu orientador.

 

Tópicos Especiais

Estudo de temas relacionados às temáticas de Pesquisa dos pós-graduandos ou de aprofundamento teórico-metodológico das Linhas de Pesquisa do Programa. Os Tópicos Especiais serão definidos a partir das Linhas de Pesquisa a cada semestre.

 

Seminários Especiais (Optativa para alunos de Mestrado)

Estudo aprofundado de temas e questões específicas.

 

Estágio de Docência do Mestrado (EDM)

O Estágio de Docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência e a qualificação do ensino de Graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas da Capes – Programa de Demanda Social – DS da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e de outras agências que obrigarem tal atividade, em conformidade com a Res. CEPE nº 021, de 19 de julho de 2016.

 

Núcleo de Atividades de Pesquisa

  1. a) Participação Grupo de Estudos e Pesquisa

 

  1. b) Participação em Seminários temáticos e/ou defesas de Tese e Dissertação

Seminários Temáticos: apresentação e discussão de temas emergentes, resultados de pesquisa e/ou temas que pretendem atender as necessidades e interesses dos pós-graduandos e dos Grupos de Pesquisa.

Participação em defesas de teses e dissertações: atividade relevante par ao processo de formação do pós-graduando.

 

  1. c) Estudos Individualizados

Atividade desenvolvida pelo pós-graduando com o objetivo de complementar os estudos dos mestrandos tanto no núcleo comum quanto no núcleo específico em função das necessidades da pesquisa para a Dissertação. São planejados pelo mestrando em comum acordo com o orientador e aprovados pelo colegiado de curso.

 

  1. d)Publicação de trabalhos completos em anais de eventos, livros, capítulos e artigos

Estimulo à participação em eventos e publicação de resultados de pesquisa. A atribuição de créditos é realizada a partir dos critérios definidos pelo Colegiado do PPGE.

 

Dissertação
Texto acadêmico-científico resultante de pesquisa desenvolvida sob orientação, com discussão de elementos teórico-empíricos e metodológicos na forma de trabalho final, defendido e aprovado publicamente diante de uma Banca Examinadora.

 

Requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação (de acordo com o Regulamento do PPGE):

I – completar os créditos exigidos para o Mestrado;

II – comprovar, até o 18º mês após a matrícula, a aprovação em Exame de Suficiência em uma Língua Estrangeira;

III – ser aprovado no Exame de Qualificação do Mestrado, a ser realizado até o 18º mês após a matrícula;

IV – comprovar a participação efetiva em Grupo de Pesquisa e em seminários temáticos ofertados pelo Programa;

V – ser aprovado na arguição de sua Dissertação de Mestrado.

 

 


 Estrutura curricular: Mestrado (até turma de 2016)


O currículo do Mestrado em Educação compreende um total de 32 (trinta e dois) créditos assim distribuídos:

08 Créditos nas Disciplinas do Núcleo Comum
04 Créditos em Seminário de Dissertação da Linha de Pesquisa
04 Créditos em Tópicos Especiais
06 créditos no Núcleo de Atividades de Pesquisa
04 Créditos de Orientação Dissertação
06 créditos referentes à elaboração e defesa de Dissertação

Núcleo Comum Carga horária Créditos
ED-51001 Fundamentos Epistemológicos da Pesquisa em Educação 60 04
ED-51002 Teoria e Educação 60 04
 Núcleo Específico
ED-52001 Seminário de Dissertação – Ensino e Aprendizagem 60 04
ED-52002 Seminário de Dissertação – História e Política Educacionais 60 04
ED-53100 Tópicos Especiais da Linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem 60 04
ED-53200 Tópicos Especiais da Linha de Pesquisa História e Política Educacionais 60 04
ED-52006 Orientação Dissertação/Tese I 30 02
ED-52007 Orientação Dissertação/Tese II 30 02
Núcleo de Atividades de Pesquisa
ED-53900 Grupo de Estudos e Pesquisa 60/* 04/*
ED-53001 Seminários Temáticos * *
ED-53002 Seminários Especiais * *
ED-53003 Estudos Individualizados * *
ED 53004 Publicações * *
ED-53005 Estágio de Docência * *
Trabalho de Conclusão
ED-54001 Dissertação 90 06

* Créditos variáveis atribuídos segundo os critérios definidos pelo Colegiado do Programa

 


Ementas das Disciplinas – Mestrado em Educação


Fundamentos Epistemológicos da Pesquisa em Educação 
Condições constitutivas do conhecimento científico. As explicações do conhecimento científico em perspectiva histórica, filosófica e social. A empiria e a teoria das ciências. Ciências da natureza e Ciências Sociais e suas implicações na pesquisa educacional.

Teoria e Educação
Matrizes teóricas da educação contemporânea. Fundamentos epistemológicos, sociológicos e antropológicos das teorias. Contextos históricos e políticos das teorias educacionais.

Seminário de Dissertação – Linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem
Análise de abordagens teórico-metodológicas e de pesquisa sobre o ensino e aprendizagem e suas implicações no trabalho docente. O papel dos sujeitos da prática escolar na construção do conhecimento. A relação entre escola, conhecimento e sociedade.

Seminário de Dissertação – Linha de Pesquisa História e Política Educacionais
Análise de abordagens teórico-metodológicas da pesquisa sobre História e Políticas Educacionais. A formação de intelectuais críticos na pós-graduação. Categorias da dialética. Discussão dos temas de dissertação e da elaboração do relatório para a qualificação. Análise crítica de teses e dissertações da aérea de educação. Revisão de literatura. Análise de dados. Questões éticas da pesquisa.

Tópicos Especiais

Estudo de temas relacionados às temáticas de Pesquisa dos pós-graduandos ou de aprofundamento teórico-metodológico das Linhas de Pesquisa do Programa. Os Tópicos Especiais serão definidos a partir das Linhas de Pesquisa a cada semestre.

Orientação de Dissertação/Tese – ODT I e Orientação de Dissertação/Tese – ODT II
Atividade acadêmica de sistematização do projeto de pesquisa para a Dissertação e o seu desenvolvimento, realizada sob a orientação e avaliação docente. A produção esperada para semestre de orientação será definida pelo mestrando e seu orientador.

Núcleo de Atividades de Pesquisa:

  1. a) Seminários Temáticos
    Apresentação e discussão de temas emergentes, resultados de pesquisa e/ou temas que pretendem atender as necessidades e interesses dos pós-graduandos e dos Grupos de Pesquisa.
  2. b) Seminários Especiais
    Seminários conduzidos por pesquisadores convidados, principalmente de instituições com as quais o Programa possui parcerias.
  3. c) Estudos Individualizados
    Atividade desenvolvida pelo pós-graduando com o objetivo de complementar os estudos dos mestrandos tanto no núcleo comum quanto no núcleo específico em função das necessidades da pesquisa para a Dissertação. São planejados pelo mestrando em comum acordo com o orientador e aprovados pelo colegiado de curso.
  4. d) Publicações
    Trabalhos completos apresentados em eventos e publicações (livros, capítulos, artigos, resenhas). Na atribuição dos créditos são considerados o âmbito e a natureza dos eventos e dos periódicos.

Dissertação
Texto acadêmico-científico resultante de pesquisa desenvolvida sob orientação, com com discussão de elementos teórico-empíricos e metodológicos na forma de trabalho final, defendido e aprovado publicamente diante de uma banca examinadora.

Estágio de Docência 
O estágio de docência no Ensino Superior é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de Graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas da Capes – Programa de Demanda Social.

Requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação (de acordo com a Resolução UNIV nº 19 de 29 de junho de 2010):
I – completar os créditos exigidos para o Mestrado;
II – ser aprovado, até a conclusão do primeiro ano do curso, em exame de proficiência em Língua estrangeira;
III – ser aprovado no exame de qualificação de mestrado;
IV – obter a aprovação da Dissertação de Mestrado;
V – entregar à Coordenação do Programa a versão final da dissertação, conforme normas do Programa.

 

 

Skip to content