Estrutura curricular: Mestrado (a partir da turma de 2017)
O currículo do Mestrado em Educação compreende um total de 34 (trinta e quatro) créditos assim distribuídos:
08 créditos em disciplinas do Núcleo Comum
04 créditos em Seminário de Dissertação da Linha de Pesquisa
04 créditos em disciplinas optativas
02 créditos em Estágio de Docência do Mestrando (EDM) (*)
06 créditos no Núcleo de Atividades de Pesquisa (**)
04 créditos de Orientação de Dissertação de Mestrado (ODM – I e ODM – II)
06 créditos referentes à elaboração e defesa de Dissertação
(*) Obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social – DS – Capes e de outras agências que exijam tal atividade.
(**) Discente que não cursar EDM, deve comprovar 08 (oito) créditos no Núcleo de Atividades de Pesquisa.
Núcleo Comum | Carga horária/semestre | Créditos | |
ED-51002 | Teoria e Educação | 60h/1º sem. | 04 |
ED-51001 | Fundamentos Epistemológicos da Pesquisa em Educação | 60h/2º sem. | 04 |
Seminário de Dissertação | |||
ED-52001 | Seminário de Dissertação – Ensino e Aprendizagem | 60h/3º sem. | 04 |
ED-52002 | Seminário de Dissertação – História e Política Educacionais | 60h/3º sem. | 04 |
Orientação de Dissertação | |||
ED-52006 | Orientação de Dissertação de Mestrado I (ODM I) | 30h/3º sem. | 02 |
ED-52007 | Orientação de Dissertação de Mestrado II (ODM II) | 30h/4º sem. | 02 |
Núcleo Específico | |||
ED-53100 | Tópicos Especiais – Linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem | 60 | 04 |
ED-53200 | Tópicos Especiais – Linha de Pesquisa História e Política Educacionais | 60 | 04 |
Estágio de Docência | |||
ED-53008 | Estágio de Docência de Mestrando | 30 | 02 |
Núcleo de Atividades de Pesquisa | |||
ED-53001 | Participação Grupo de Estudos e Pesquisa | 60/* | 04/* |
ED-53002 | Participação em Seminários temáticos e/ou defesas de Tese e Dissertação | * | * |
ED-53003 | Estudos individualizados | * | * |
ED-53004 | Publicação de trabalhos completos em anais de eventos, livros, capítulos e artigos | * | * |
Trabalho de Conclusão | |||
ED-54001 | Dissertação | 90 | 06 |
* Créditos variáveis atribuídos segundo os critérios definidos pelo Colegiado do Programa
Ementas das Disciplinas – Mestrado em Educação
Fundamentos Epistemológicos da Pesquisa em Educação
Condições constitutivas do conhecimento científico. As explicações do conhecimento científico em perspectiva histórica, filosófica e social. A empiria e a teoria das ciências. Ciências da natureza e Ciências Sociais e suas implicações na pesquisa educacional.
Teoria e Educação
Matrizes teóricas da educação contemporânea. Fundamentos epistemológicos, sociológicos e antropológicos das teorias. Contextos históricos e políticos das teorias educacionais.
Seminário de Dissertação – Linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem
Análise de abordagens teórico-metodológicas e de pesquisa sobre o ensino e aprendizagem e suas implicações no trabalho docente. O papel dos sujeitos da prática escolar na construção do conhecimento. A relação entre escola, conhecimento e sociedade.
Seminário de Dissertação – Linha de Pesquisa História e Política Educacionais
Análise de abordagens teórico-metodológicas da pesquisa sobre História e Políticas Educacionais. A formação de intelectuais críticos na pós-graduação. Categorias da dialética. Discussão dos temas de dissertação e da elaboração do relatório para a qualificação. Análise crítica de teses e dissertações da aérea de educação. Revisão de literatura. Análise de dados. Questões éticas da pesquisa.
Orientação de Dissertação de Mestrado I – ODM – I
Atividade acadêmica de sistematização do projeto de pesquisa para a Dissertação e o seu desenvolvimento, realizada sob a orientação e avaliação docente. A produção esperada para semestre de orientação será definida pelo mestrando e seu orientador.
Orientação de Dissertação de Mestrado II – ODM – II
Atividade acadêmica de sistematização do projeto de pesquisa para a Dissertação e o seu desenvolvimento, realizada sob a orientação e avaliação docente. A produção esperada para semestre de orientação será definida pelo mestrando e seu orientador.
Tópicos Especiais
Estudo de temas relacionados às temáticas de Pesquisa dos pós-graduandos ou de aprofundamento teórico-metodológico das Linhas de Pesquisa do Programa. Os Tópicos Especiais serão definidos a partir das Linhas de Pesquisa a cada semestre.
Seminários Especiais (Optativa para alunos de Mestrado)
Estudo aprofundado de temas e questões específicas.
Estágio de Docência do Mestrado (EDM)
O Estágio de Docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência e a qualificação do ensino de Graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas da Capes – Programa de Demanda Social – DS da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e de outras agências que obrigarem tal atividade, em conformidade com a Res. CEPE nº 021, de 19 de julho de 2016.
Núcleo de Atividades de Pesquisa
- a) Participação Grupo de Estudos e Pesquisa
- b) Participação em Seminários temáticos e/ou defesas de Tese e Dissertação
Seminários Temáticos: apresentação e discussão de temas emergentes, resultados de pesquisa e/ou temas que pretendem atender as necessidades e interesses dos pós-graduandos e dos Grupos de Pesquisa.
Participação em defesas de teses e dissertações: atividade relevante par ao processo de formação do pós-graduando.
- c) Estudos Individualizados
Atividade desenvolvida pelo pós-graduando com o objetivo de complementar os estudos dos mestrandos tanto no núcleo comum quanto no núcleo específico em função das necessidades da pesquisa para a Dissertação. São planejados pelo mestrando em comum acordo com o orientador e aprovados pelo colegiado de curso.
- d)Publicação de trabalhos completos em anais de eventos, livros, capítulos e artigos
Estimulo à participação em eventos e publicação de resultados de pesquisa. A atribuição de créditos é realizada a partir dos critérios definidos pelo Colegiado do PPGE.
Dissertação
Texto acadêmico-científico resultante de pesquisa desenvolvida sob orientação, com discussão de elementos teórico-empíricos e metodológicos na forma de trabalho final, defendido e aprovado publicamente diante de uma Banca Examinadora.
Requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação (de acordo com o Regulamento do PPGE):
I – completar os créditos exigidos para o Mestrado;
II – comprovar, até o 18º mês após a matrícula, a aprovação em Exame de Suficiência em uma Língua Estrangeira;
III – ser aprovado no Exame de Qualificação do Mestrado, a ser realizado até o 18º mês após a matrícula;
IV – comprovar a participação efetiva em Grupo de Pesquisa e em seminários temáticos ofertados pelo Programa;
V – ser aprovado na arguição de sua Dissertação de Mestrado.
Estrutura curricular: Mestrado (até turma de 2016)
O currículo do Mestrado em Educação compreende um total de 32 (trinta e dois) créditos assim distribuídos:
08 Créditos nas Disciplinas do Núcleo Comum
04 Créditos em Seminário de Dissertação da Linha de Pesquisa
04 Créditos em Tópicos Especiais
06 créditos no Núcleo de Atividades de Pesquisa
04 Créditos de Orientação Dissertação
06 créditos referentes à elaboração e defesa de Dissertação
Núcleo Comum | Carga horária | Créditos | ||||
ED-51001 | Fundamentos Epistemológicos da Pesquisa em Educação | 60 | 04 | |||
ED-51002 | Teoria e Educação | 60 | 04 | |||
Núcleo Específico | ||||||
ED-52001 | Seminário de Dissertação – Ensino e Aprendizagem | 60 | 04 | |||
ED-52002 | Seminário de Dissertação – História e Política Educacionais | 60 | 04 | |||
ED-53100 | Tópicos Especiais da Linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem | 60 | 04 | |||
ED-53200 | Tópicos Especiais da Linha de Pesquisa História e Política Educacionais | 60 | 04 | |||
ED-52006 | Orientação Dissertação/Tese I | 30 | 02 | |||
ED-52007 | Orientação Dissertação/Tese II | 30 | 02 | |||
Núcleo de Atividades de Pesquisa | ||||||
ED-53900 | Grupo de Estudos e Pesquisa | 60/* | 04/* | |||
ED-53001 | Seminários Temáticos | * | * | |||
ED-53002 | Seminários Especiais | * | * | |||
ED-53003 | Estudos Individualizados | * | * | |||
ED 53004 | Publicações | * | * | |||
ED-53005 | Estágio de Docência | * | * | |||
Trabalho de Conclusão | ||||||
ED-54001 | Dissertação | 90 | 06 | |||
* Créditos variáveis atribuídos segundo os critérios definidos pelo Colegiado do Programa
Ementas das Disciplinas – Mestrado em Educação
Fundamentos Epistemológicos da Pesquisa em Educação
Condições constitutivas do conhecimento científico. As explicações do conhecimento científico em perspectiva histórica, filosófica e social. A empiria e a teoria das ciências. Ciências da natureza e Ciências Sociais e suas implicações na pesquisa educacional.
Teoria e Educação
Matrizes teóricas da educação contemporânea. Fundamentos epistemológicos, sociológicos e antropológicos das teorias. Contextos históricos e políticos das teorias educacionais.
Seminário de Dissertação – Linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem
Análise de abordagens teórico-metodológicas e de pesquisa sobre o ensino e aprendizagem e suas implicações no trabalho docente. O papel dos sujeitos da prática escolar na construção do conhecimento. A relação entre escola, conhecimento e sociedade.
Seminário de Dissertação – Linha de Pesquisa História e Política Educacionais
Análise de abordagens teórico-metodológicas da pesquisa sobre História e Políticas Educacionais. A formação de intelectuais críticos na pós-graduação. Categorias da dialética. Discussão dos temas de dissertação e da elaboração do relatório para a qualificação. Análise crítica de teses e dissertações da aérea de educação. Revisão de literatura. Análise de dados. Questões éticas da pesquisa.
Tópicos Especiais
Estudo de temas relacionados às temáticas de Pesquisa dos pós-graduandos ou de aprofundamento teórico-metodológico das Linhas de Pesquisa do Programa. Os Tópicos Especiais serão definidos a partir das Linhas de Pesquisa a cada semestre.
Orientação de Dissertação/Tese – ODT I e Orientação de Dissertação/Tese – ODT II
Atividade acadêmica de sistematização do projeto de pesquisa para a Dissertação e o seu desenvolvimento, realizada sob a orientação e avaliação docente. A produção esperada para semestre de orientação será definida pelo mestrando e seu orientador.
Núcleo de Atividades de Pesquisa:
- a) Seminários Temáticos
Apresentação e discussão de temas emergentes, resultados de pesquisa e/ou temas que pretendem atender as necessidades e interesses dos pós-graduandos e dos Grupos de Pesquisa. - b) Seminários Especiais
Seminários conduzidos por pesquisadores convidados, principalmente de instituições com as quais o Programa possui parcerias. - c) Estudos Individualizados
Atividade desenvolvida pelo pós-graduando com o objetivo de complementar os estudos dos mestrandos tanto no núcleo comum quanto no núcleo específico em função das necessidades da pesquisa para a Dissertação. São planejados pelo mestrando em comum acordo com o orientador e aprovados pelo colegiado de curso. - d) Publicações
Trabalhos completos apresentados em eventos e publicações (livros, capítulos, artigos, resenhas). Na atribuição dos créditos são considerados o âmbito e a natureza dos eventos e dos periódicos.
Dissertação
Texto acadêmico-científico resultante de pesquisa desenvolvida sob orientação, com com discussão de elementos teórico-empíricos e metodológicos na forma de trabalho final, defendido e aprovado publicamente diante de uma banca examinadora.
Estágio de Docência
O estágio de docência no Ensino Superior é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de Graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas da Capes – Programa de Demanda Social.
Requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação (de acordo com a Resolução UNIV nº 19 de 29 de junho de 2010):
I – completar os créditos exigidos para o Mestrado;
II – ser aprovado, até a conclusão do primeiro ano do curso, em exame de proficiência em Língua estrangeira;
III – ser aprovado no exame de qualificação de mestrado;
IV – obter a aprovação da Dissertação de Mestrado;
V – entregar à Coordenação do Programa a versão final da dissertação, conforme normas do Programa.