DISSERTAÇÕES
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2001
2000
1999
1998
1997
1996
Título | Autor (a) | Orientador (a) |
O primeiro ginásio no interior do Paraná: o Regente Feijó e a educação secundária em Ponta Grossa-PR (1993-1945) | Leonardo Miguel Martins | Maria Julieta Weber Cordova |
Práticas alfabetizadoras de professoras do sistema penitenciário de Ponta Grossa-PR | Luana Karoline Pieckhardt Santos De Souza | Simone Regina Manosso Cartaxo |
Imprensa e educação: um estudo histórico da educação na sociedade paranaense através da Revista Clube Curitibano no final do século XIX e início do século XX (1890 - 1912) | Regiane Hartmann Garcia | Maria Isabel Moura Nascimento |
O sistema educacional no Haiti: desafios para o acesso e o direito à educação pública | Jeannt Perciney | Vera Lúcia Martiniak |
|
MIchélle Barreto Justus |
Prof. Dra. Mary Ângela Teixeira Brandalise |
Título | Autor (a) | Orientador (a) |
A construção do conhecimento e noção espacial: uma investigação promovida em seminários de capacitação em mapas e maquetes para professores de geografia e história em Faxinal do Céu, Paraná | Mário Cezar Lopes | Ademir José Rosso |
A escola e a construção coletiva do planejamento: utopia ou realidade. | Denise Puglia Zanon | Mariná Holzmann Ribas |
A formação de formadores na Educação a Distância: redescobrindo o papel do professor-tutor. | Ednéia Aparecida Blum | Mariná Holzmann Ribas |
Cinema brasileiro: o cinema nacional produzido a partir da literatura brasileira e uma reflexão sobre suas possibilidades educativas | Salete Paulina Machado Sirino | Maria Virginia Bernardi Berger |
Diário de Bordo: o registro formativo (reflexivo) das atividades da prática de ensino. | Sandra Mara Dias Pedroso | Ademir José Rosso |
Investigando a prática dos temas transversais nas Escolas Públicas de Pronta Grossa - PR | Rosny Troyner | Mariná Holzmann Ribas |
Meio Ambiente: representações e prática dos professores e professoras de ciências e biologia | Adriana Ribeiro Ferreira | Ademir José Rosso |
O desafio da mudança e o professor: de centralizador do saber a mediador do conhecimento | Sônia Maria Mongruel | Mariná Holzmann Ribas |
Profissionalização docente: alternativas para a profissão-professor | Silmara de Oliveira Gomes Papi | Mariná Holzmann Ribas |
Temas transversais: mapeando a sua compreensão no trabalho docente. | Lisiane Ribas Bida | Teresa Jussara Luporini |
A possibilidade da reflexão ética na educação: construindo um projeto alternativo de sociedade. | Lorena Ferreira Portes | Leide Mara Schmidt |
Educação de Jovens e Adultos no Período de 2001 a 2004 no município de Ponta Grossa. | Joselaine Aparecida Campos | Ivo José Both |
Gestão Democrática da Educação: Uma análise da proposta de educação pública no município de Curitiba no período de 1996-2002 | Melissa Ferreira Portes | Leide Mara Schmidt |
Perspectivas e contextos na educação à distância: a UNIREDE e o início de seu primeiro percurso. | Elizabete de Fátima dos Santos Gomes Empinotti | Onilza Borges Martins |
Refletindo e ressignificando a participação da família na escola | Suely Maria Anderle | Rosilda Baron Martins |
Constituição e instalação da Colônia Terra Nova: educação do imigrante alemão. | Jeane Silvane Eckert Mons | Antonio Marques do Vale |
Educação e Memória: a inserção da escola no contexto histórico da cidade de Palmeira - PR no século XIX. | Rogério Schenell | Teresa Jussara Luporini |
Título | Autor (a) | Orientador (a) |
Alfabetização de Adultos: contexto ensino/aprendizagem na era digital | Marcia Marlene Stentzler Garcia de Lima | Mirian Martins Sozim |
Análise das representações sobre interdisciplinaridade de professores dos Campos Gerais | Ana Rosely Troyner Yamamoto | Ademir José Rosso |
Entre o bem e o mal estar: um retrato de professores do Ensino Superior Privado | Cleri Becher de Mattos Leão | Maria Virginia Bernardi Berger |
Escola e Leitura: uma viagem através da Literatura | Neiva Lanzarini Zuchi | Esméria de Lourdes Saveli |
Informática na educação: vantagens e empecilhos | Cristine Isabel Simão | Mariná Holzmann Ribas |
Os Professores de Inglês e sua formação contínua | Silvia Gaia | Mariná Holzmann Ribas |
Um novo olhar sobre mapas conceituais: uma perspectiva metodológica | João Luiz Domingues Ribas | Mariná Holzmann Ribas |
A prática da avaliação na Universidade: da histórica tradição conservadora à negociação de um novo projeto | Aurélio Luiz de Oliveira | Leide Mara Schmidt |
A produção científica na Área da Administração da Educação no contexto dos Programas de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu no Estado do Paraná | Leonilda Jonson Serman | Rosilda Baron Martins |
As Políticas Educacionais para o Ensino Médio face à LDBEN e sua concretização no Estado do Paraná | Jorge Luis Valgas | Leide Mara Schmidt |
O processo de escolha dos diretores da rede municipal de ensino: avanços e ranços | Rosiane Machado da Silva | Esméria de Lourdes Saveli |
Políticas para a Formação do Pedagogo: uma crítica às determinações do capital | Gisele Masson | Rosilda Baron Martins |
Violência doméstica contra a criança e a adolescência: a realidade velada e desvelada | Marisa Marques Ribeiro | Rosilda Baron Martins |
A escola normal dos Campos Gerais: a atuação do diretor segundo as diretrizes do estado | Vera Lucia Martiniak | Teresa Jussara Luporini |
A produção da memória e o patrimônio tombado na Lapa/PR: perspectivas para o currículo escolar | Maria Julieta Weber Cordova | Teresa Jussara Luporini |
Educação e Memória: imagens femininas nas “Gêmeas do Iguaçu” nos anos 40 e 50 | Leni Trentim Gaspari | Teresa Jussara Luporini |
Magistério como profissão feminina: uma trajetória histórica em Londrina da década de 1980 | Adriana Regina de Jesus Santos | Teresa Jussara Luporini |
Título | Autor (a) | Orientador (a) |
Do cotidiano percebido à ação supervisora: encaminhamentos para a formação continuada | Mariléia Lilian Filipkowski | Mariná Holzmann Ribas |
Violência na Escola: representações sociais dos sujeitos envolvidos | Maria das Graças do Espírito Santo Tigre | Mariná Holzmann Ribas |
Avaliação da Aprendizagem um novo encaminhamento a partir de uma proposta já existente | Maria Odete Vieira Tenreiro | Esméria de Lourdes Savelli |
Ação Educativa na Prática do Serviço Social Empresarial | Roseni Inês Marconato Pinto | Lúcia Cortes da Costa |
Avaliação Institucional: uma Universidade traduzida na voz de seus alunos e professores | Aparecida Theodora Gozo | Rosilda Baron Martins |
A formação prática dos professores de Geografia egressos da UEPG: problemas e perspectivas | Adriana Salviato Uller | Teresa Jussara Luporini |
A prova do ENEN: o olhar dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UEPG e dos professores egressos desse curso | Elisabete Ferreira Silva | Mariná Holzmann Ribas |
Licenciatura em Matemática: aspetos históricos e curriculares da UEPG | Carmen Lúcia Valgas | Teresa Jussara Luporini |
A cultura da qualidade no processo de gestão escolar | Mary Angela Teixeira Brandalise | Rosilda Baron Martins |
Amigos da Escola: os sentidos das articulações possíveis entre escola e comunidade | Clícia Bührer Martins | Rosilda Baron Martins |
Utilização da programação televisiva em sala de aula: a prática nas escolas de Ponta Grossa | Vanessa Sabóia Zappia | Teresa Jussara Luporini |
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa / Universidade Estadual de Ponta Grossa: 50 anos do curso de História | Célia Regina de Souza e Silva | Ivo José Both |
Didática: relação teoria e prática nos cursos de licenciatura | Mabel de Bortoli | Mariná Holzmann Ribas |
ONGs e Educação: Avanços da Sociedade Civil ou Ocultamento das Recusas do Estado? | Maria Eliza Corrêa Pacheco | Leide Mara Schmidt |
A Educação Ambiental e a Formação de Professores | Paulo Rogério Moro | Ademir José Rosso |
Projeto Político Pedagógico: articulador da identidade da escola | Paulo Sérgio Ribeiro | Rosilda Baron Martins |
Orientação Sexual: entre o proposto e o realizado nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Ponta Grossa | Andréa Perez Schafranski | Ademir José Rosso |
Mãos e Mentes na Arte de Aprender: A Memória da Escola Profissional Ferroviária Prof. Cel. Tibúrcio Cavalcanti de Ponta Grossa (1940-1973) | Maristela Iurk Batista | Teresa Jussara Luporini |
Formação Docente e Proposta Curricular: As Possibilidades para o Ensino de História nas Séries Iniciais | Ana Cláudia Urban | Teresa Jussara Luporini |
A Questão do Envelhecimento: Repensando a Formação Profissional em Educação Física | Héres Faria Ferreira Becker Paiva | Rita de Cássia da Silva Oliveira |
Saberes Pedagógicos Necessários à Formação de Professores na Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa | Gilsani Dalzoto Salles | Ademir José Rosso |
Pedagogia da Comunicação e Educação Semiótica no Ensino da Língua Portuguesa e Literatura: Uma Perspectiva para o Ensino Médio | Regina Aparecida Messias Guilherme | Domenico Costella |
A Educação Ambiental no Ensino Superior: Opção Curricular da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná, Campus de Irati | Luiz Carlos Basso | Ademir José Rosso |
Educação para o Trabalho sob a Égide do Estado: Uma Leitura do Programa Liceus do Ofício do Município de Curitiba – PR | Rosely Aparecida Bittencourt | Rosilda Baron Martins |
O Hipertexto: Uma Nova Ferramenta de Apoio ao Ensino-Aprendizagem | Diolete Marcante Lati Cerutti | Teresa Jussara Luporini |
A escola como uma organização que aprende: a importância do diretor-educador-gestor no cotidiano escolar | Luiz Fernando Schmidt | Rosilda Baron Martins |
O impacto da extensão na realimentação do ensino universitário | Laise Ferreira Bourguignon Costa | Rosilda Baron Martins |
Alternativa Metodológica à Luz da Modelagem Matemática para uma disciplina | Clyseide Kossatz Carvalho Gomes | Dionísio Burak |
Inclusão: uma perspectiva educacional real ou imaginária? | Maria Roseli Blum Gomes | Rita de Cássia da Silva Oliveira |
Gestão da Escola Pública no Município e Ponta Grossa: a realidade em processo | Rosângela do Rocio Valentin Ferreira da Silva | Onilza Borges Martins |
A educação profissional: atuação pedagógica dos professores em cursos de formação para o trabalho | Roseli Aparecida Foltran Luz | Ademir José Rosso |
Título | Autor (a) | Orientador (a) |
Estudo da Educação Básica de Jovens e Adultos para o Ensino Médio na Rede Pública Estadual de Ponta Grossa | Marisete Mazurek Tebcherani | Rosilda Baron Martins |
Formação Profissional em Educação Física – Possibilidades de um Redimensionamento Curricular | Hermínia Regina Bugeste Marinho | Ivo José Both |
Formação do Profissional Engenheiro Agrônomo: o sentido das mudanças | Vera Lúcia Agottani Cury | Ivo José Both |
Tecnologia e Educação, Aliados que Qualificam: o caso do Programa de Avaliação Institucional da UEPG | Leila Issa Rickli | Ivo José Both |
Educação e Trabalho: Algumas Reflexões para um Novo Projeto de Sociedade | Nilton Ferreira Brandão | Domenico Costella |
Campi Avançados, uma Política de Interiorização do Ensino Universitário: o caso da Universidade Estadual de Ponta Grossa em Telêmaco Borba | Diva Brecailo Abib | Ivo José Both |
Título | Autor (a) | Orientador (a) |
Formação continuada de professores: desafios contemporâneos à Escola Pública | Beatriz Gomes Nadal | Mariná Holzmann Ribas |
Uma amostra de escrita do ciclo básico de alfabetização: nove anos depois. | Marlene Aparecida Comin de Araújo | Reny Maria Gregolin Guindaste |
Da intenção ao gesto: um estudo da formação profissional do curso de Serviço Social da UEPG | Luiza Bittencourt Krainski | Divanir Eulália Naressi Munhoz |
A formação do professor de Matemática e a Informática Educativa | Helena Cecília Cruz Fürstenberger | Teresa Jussara Luporini |
A Pedagogia da Alternância como modalidade de Educação | Beatriz Machado | Onilza Borges Martins |
Avaliação Institucional no Ensino Superior: o caso da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, ante a proposta de avaliação institucional da SESu/MEC | Edna Leonor Reis Guedes | Ivo José Both |
Título | Autor (a) | Orientador (a) |
Dificuldades de aprendizagem: um desafio no cotidiano escolar | Susana Soares Tozeto | Durvali Emílio Fregonezzi |
O professore de Ciências e de Biologia frente às parasitoses comuns em escolares | Rosilda Aparecida Kovaliczn | Mariná Holzmann Ribas |
O Curso de Farmácia na Universidade Estadual de Ponta Grossa e o paradigma de atenção farmacêutica | Josiane Cristiane Bachmann Madalozzo | Rosilda Baron Martins |
Fios e desafios na tessitura do caminho da supervisão escolar | Maria Elganei Maciel Eleutério | Naura Syria Carapeto Ferreira |
O Paradigma Emergente e a integração das novas tecnologias no projeto TV escola | José Rogério Vitkowski | Onilza Borges Martins |
Modelagem matemática na correção de fluxo: uma experiência | Alci Ribas Rebonato | Dionísio Burak |
Título | Autor (a) | Orientador (a) |
O Curso de Pedagogia e os Nexos entre Teoria e Prática: uma análise necessária. | Sydione Santos | Maria Elisabeth Blank Miguel |
A Leitura como Instrumento de Acesso ao Conhecimento na Ação Docente do Ensino Fundamental | Elenice Parise Foltran | Onilza Borges Martins |
A Relação Teoria-Prática no Ensino de Matemática | Marlene Perez | Maria Elisabeth Blank Miguel |
A Organização da Educação Física Escolar no Brasil: uma visão crítica de uma pseudo-teoria sem prática. | Nezilda Leci Godoy Gonçalves | Ivo José Both |
O Programa TV Escola: reflexões, limites e perspectivas. | Eliane Travensoli Parise | Onilza Borges Martins |
Perspectiva crítico-reflexiva na formação continuada de professores da educação básica (trabalho de formação continuada realizada no município de Telêmaco Borba – PR) | Roseline de Jesus Pedroso | Onilza Borges Martins |
Perfil do acadêmico do Curso de Letras e expectativas quanto a graduação: o caso do Centro Universitário de Irati. | Sônia Maria Zanetti Thomaz | Ivo José Both |
O ensino de História no contexto do currículo básico em Ponta Grossa: problemas e perspectivas. | Rosana Nadal de Arruda Moura | Ivo José Both |
Formação de recursos humanos em educação ambiental – uma necessidade emergente na região de abrangência geoeducacional da Universidade Estadual de Ponta Grossa. | Maria Aparecida de Oliveira Hinsching | Maria do Rosário Knechtel |
Multimídia: um novo agente no desenvolvimento do ensino | Victor George Celinski | Ademar Heemann |
Educação e catolicismo em Ponta Grossa (1889 - 1930) | Rosângela Wosiack Zulian | Maria Elizabeth Blanck Miguel |
O arraial e o fogo da cultura: os euclidianos pontagrossenses | Carmencita de Holleben Mello Ditzel | Maria Elizabeth Blanck Miguel |
Informática e escola pública: aspectos de capacitação e exclusão | Reinaldo Afonso Mayer | José Ivo Both |
Perfil do farmacêutico-bioquímico e suas perspectivas profissionais | Andréa Timóteo dos Santos | Ademar Heemann |
O professor alfabetizador no CBA: dilemas de uma prática ... perspectivas de uma formação | Jackelyne Corrêa Veneza | Lilian Anna Wachowicz |
O Projeto Político-Pedagógico e a autonomia da escola: limites e possibilidades (A experiência do Sistema Estadual de Educação do Paraná) | Luzia Borsato Cavagnari | Maria Elisabeth Blanck Miguel |
Título | Autor (a) | Orientador (a) |
O professor frente ao erro do aluno emMatemática: reflexões, análises,possibilidades | Célia Finck Brandt | Maria Teresa Carneiro Soares |
Trajetórias do curso de magistério de 2º grau no Paraná: as (re)formas da década de 1980 em questão | Maria José Dozza Subtil | Lilian Anna Wachowicz |
A qualificação do professor para o ensino fundamental de jovens e adultos na era informacional | Isabel Maria Cristina Rodrigues Blaskovsky | Ivo José Both |
Análise do ensino da metodologia científica na Universidade Estadual de Ponta Grossa entre 1979 e 1989 conforme o referencial epistemológico Bachelardiano | Oscar Herberto Furstenberger | Domenico Costella |
Caminhos e (des) caminhos da política educacional paranaense: a articulação entre o 1º e o 3º Graus de ensino e a educação continuada de docentes | Cleide Aparecida Faria Rodrigues | Lilian Anna Wachowicz |
Currículo Universitário: Pedagogia em foco. | Elizabeth Silveira Schmidt | Lilian Anna Wachowicz |
Didática: da análise de suas contribuições nos cursos de Licenciaturas da Universidade Estadual De Ponta Grossa à análise de sua repercussão na prática pedagógica do professor de escola pública. | Maíza Taques Margraf Althaus | Lilian Anna Wachowicz |
O desafio de ensinar Matemática através da resolução de problemas. | Joseli Almeida Camargo | Maria Tereza Carneiro Soares |
Os desafios do ensino de Química com qualidade: do cotidiano à sala de Aula | Mailde Adélia Casagrande | Ivo José Both |
Prática e teoria na (trans)formação de professores de Língua Estrangeira | Maria Ruth Ferreira Scalise Taques Fonseca | José Carlos Paes de Almeida Filho |
Liberdade e autoridade na relação pedagógica: base disciplinar na construção do conhecimento | Edna Magali Winter | Ivo José Both |
Título | Autor (a) | Orientador (a) |
A linguagem discursiva: uma possibilidade ou uma realidade em educação? | Maria Beatriz Ferreira | Miriam Martins Sozim |
A Educação dos detentos do Presídio Hildebrando de Souza da cidade de Ponta Grossa: uma abordagem crítica. | Márcia Derbli Schafranski | Lilian Anna Wachowicz |
A formação do professor de Educação Física do Estado do Piauí: 1969-1995. | David Marcos Emérito de Araújo | Maria Elisabeth Blanck Miguel |
A questão da interdisciplinaridade: o caso do curso de Farmácia/Habilitação Farmacêutico-Bioquímico da Universidade Federal do Paraná | Carlos Augusto Albini | Ivo José Both |
Cidadania: uma possibilidade de reflexão via extensão universitária?” | Gisele Alves de Sá Quimelli | Divanir Eulália Naressi Munhoz |