AÇÕES DA PRAE NO CONTEXTO DA COVID-19, JUNTO DOS ESTUDANTES INDÍGENAS DA UEPG

Desde o contexto imediato após a suspensão do calendário das atividades acadêmicas da UEPG, a PRAE desenvolveu as seguintes ações de assistência estudantil junto aos estudantes indígenas da universidade:

Atendimento coordenado e sistemático de todos os estudantes indígenas da UEPG para verificação da situação pessoal e social de cada um. Os povos indígenas são populações mais vulneráveis a COVID-19.  Por isso, foram eles os primeiros estudantes da UEPG a receberem o atendimento emergencial da PRAE. A verificação dos que desejavam retornar imediatamente às suas terras indígenas e que ainda se encontravam em Ponta Grossa, foi a primeira ação desenvolvida. Para este público, além do pagamento da bolsa auxílio mensal foi destinado auxílio emergencial para o pagamento de passagens rodoviárias para a viabilização do transporte.

Foi ainda ofertada alimentação através de parceria com o Restaurante Universitário, através da concessão de marmitas para o almoço e jantar nesses primeiros dias até o retorno às aldeias. Cabe ressaltar que na maioria os estudantes indígenas fazem uso diário das refeições do RU durante o ano letivo e, portanto, neste contexto necessitavam de atenção especial para sua segurança alimentar. A parceria com o RU foi de suma importância nesta ação emergencial.

Aos que não dispunham de transporte rodoviário comercial para o retorno às suas terras indígenas, devido ao cancelamento do funcionamento das empresas de transporte na cidade, foi destinado transporte da UEPG para o deslocamento dos estudantes e de suas famílias. Um estudante foi transportado até Santa Catarina e outros estudantes foram transportados até a Terra Indígena Mangueirinha, no Paraná. A atuação conjunta com a PROAD e o pronto atendimento desta pró-reitoria às solicitações da PRAE foi crucial para a efetivação deste trabalho.

Outros estudantes indígenas permaneceram domiciliados em Ponta Grossa. Para estes estudantes, aos que solicitaram, foi garantido o auxílio emergencial e ainda a possibilidade de manter a retirada das marmitas de almoço e jantar na UEPG. Após o fechamento do RU, o HU e a PRECAM tem sido nossos parceiros para a realização deste atendimento. As marmitas têm sido fornecidas pela HU e distribuídas, através da Central de Vigilância da PRECAM aos estudantes que solicitam o atendimento.

A PRAE, através da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade e em articulação com a Comissão Universidade para o Índio – CUIA UEPG realiza o acompanhamento dos estudantes indígenas da UEPG. O acompanhamento é constante. Todos os estudantes indígenas são atendidos de forma regular pela Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade, por meio  de seu grupo de apoio técnico.

A UEPG possui atualmente matriculados estudantes indígenas advindos das seguintes terras indígenas: Mangueirinha, Apucaraninha, Queimadas, Kakane Porã, Ywy Pora, Abapã Iporã, Faxinal, Laranjinha e de Faxinal. São estudantes dos povos Kaingang, Guarani, Xokleng.

O acompanhamento remoto dos estudantes indígenas tem sido feito de forma permanente através de grupos de whatsapp. Os grupos servem para que os estudantes se mantenham conectados com a universidade e entre eles mesmos.

A UEPG possui ainda representação na CUIA Estadual na gestão das políticas de inclusão para indígenas nas Universidades Públicas Estadual do Paraná e na Universidade Federal do Paraná.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário