Câmara da Abruem lança coletânea de relatos sobre extensão

A Câmara de Extensão da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) lançou, nesta terça-feira (25), a 3ª edição da coletânea “Relatos de experiências sobre a extensão universitária em instituições estaduais e municipais de ensino superior do Brasil”. A apresentação da publicação ocorreu durante a abertura oficial do 2º Encontro de Extensão da Abruem, sediado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Museu da Escola Catarinense (Mesc), no Centro Histórico de Florianópolis.

No formato e-book, a Coletânea de Extensão da Abruem reúne artigos resultantes de ações de extensão universitária realizadas em vários estados brasileiros. O prefácio é do professor Etevaldo Almeida Silva, ex-pró-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que nos últimos anos tem contribuído com o debate em torno da curricularização da extensão universitária em diversas universidades federais, estaduais e institutos federais do país, sendo um dos especialistas brasileiros no tema.

“Esta publicação reúne uma coletânea de artigos resultantes de ações de extensão universitária realizadas em vários estados brasileiros. O conteúdo de cada produção por vezes nos faz adentrar na realidade concreta dos eixos integradores das áreas temáticas, territórios e grupos populacionais”, escreve Etevaldo Silva. Para ele, universalizar a extensão como parte do pensar e do fazer acadêmico vem se consolidando a cada ano com o Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024, que assegura a integralização curricular de créditos em atividades de extensão. “Por conseguinte, a universalização da produção científica pela extensão universitária se consolidará na mesma proporcionalidade”.

Conforme o prefaciador, o conjunto da obra evidencia que a Câmara de Extensão da ABRUEM, deixa um legado digno que assegura a formação e funcionamento de canais para veiculação da produção científica e democratização de conhecimentos. “Nessas produções estão evidentes que as universidades públicas, pela competência acadêmica, com ênfase na realização de programas e projetos de extensão, estimulam a produção de conhecimentos e potencializam o eixo transformador da educação superior”.

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, Maria Salete Marcon Gomes Vaz, participa do evento de pró-reitores em Florianópolis. Sobre a coletânea de relatos sobre extensão, ela afirma que que a publicação mostra a diversidade de experiências extensionistas nas universidades brasileiras. “Acredito que toda a comunidade universitária deve acessar e ler essa publicação, que busca socializar o conhecimento sobre extensão produzido em nossas instituições”.

O e-book está disponível no Portal de Publicações da Proex AQUI

Skip to content